Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

“Guardiões da Galáxia 3” com múltiplas versões

Para exibir Guardiões da Galáxia: Volume 3, o cineasta James Gunn decidiu aproveitar ao máximo as diferentes proporções de ecrãs disponíveis nos cinemas de todo o mundo.
Assim sendo, o cineasta adotou uma abordagem ambiciosa ao criar várias versões do filme para uma experiência mais personalizada para cada tipo de configuração de cinema.

Guardiões da Galáxia vol. 3
Guardiões da Galáxia vol. 3


O que é que isso significa? Criar 600 versões únicas do filme! E porquê? Ao otimizar as dimensões do ecrã de cada sala é oferecido ao espectador a melhor experiência possível.
Definitivamente, Guardiões da Galáxia: Volume 3 é a estreia nos cinemas mais complexa que a Marvel já fez. James Gunn aproveitou a oportunidade para tornar o filme mais imersivo, de acordo coma natureza do ecrã do cinema.

Guardiões da Galáxia vol. 3

Para uma versão projectada com proporções variáveis, cerca de 45 minutos do filme são abertos numa proporção de 1,85 (ecrã com dimensão de imagem aproximada ao que em casa temos, de 16.9), enquanto o restante do filme é ajustado para 2.39 (ecrã mais panorâmico, conhecido também por Scope). Existem versões em que o filme mantém o formato de Scope (2.39). Outras em que no IMAX mantém a imagem mais quadrada (1.90) típica dos grandes ecrãs. A versão em 3D também tira vantagens do enquadramento variável.

Guardiões da Galáxia vol. 3
Guardiões da Galáxia vol. 3


Guardiões da Galáxia: Volume 3 foi filmado já com esta possibilidade em mente, e os planos enquadrados de acordo com a intenção do realizador.
A proporção da imagem é algo que James Gunn gosta de explorar para contar a história. Apesar de não existir uma regra generalizada, a imagem no ecrã respeita a acção e a componente visual da obra e até mesmo musical. Assim sendo, o realizador queria que a sua intenção fosse universalmente disponibilizada. E como o filme foi assim planificado, não houve a necessidade de nas vésperas da estreia estar a concluir versões, pois as mesmas resultam do filme que James Gunn previa filmar desde sempre.

Guardiões da Galáxia: Volume 3
Guardiões da Galáxia: Volume 3


Foi a primeira vez que uma estreia da Marvel atingiu as 600 versões, contudo esta opção tem sido recorrentemente usada com alguns títulos do estúdio. Um dos exemplos mais recentes, no cinema mundial, foi a estreia de Avatar: O Caminho da Água, com mais de mil versões disponibilizadas aos exibidores de todo o mundo.
No passado muito outros filmes contemplaram a opção de múltiplos formatos de imagem como opção essencial para melhor contar a história, como Encantador de Cavalos de Robert Redford, Oz: O Grande e Poderoso de Sam Raimi, a animação Kenai e Koda ou Grand Budapest Hotel de Wes Anderson.

Guardiões da Galáxia: Volume 3
Guardiões da Galáxia: Volume 3


Apesar da distribuidora portuguesa não ter revelado as versões adoptadas para os cinemas nacionais, saiba que pode assistir a Guardiões da Galáxia: Volume 3 em 2D, em 3D, em IMAX 3D em 4DX e em ScreenX.
O espectáculo cinematográfico é para ser assistido na sala de cinema!, e como tal mais de 4 mil espectadores foram aos cinemas portugueses assistir às sessões de pré-estreia. 
Leia aqui a análise do Central Comics.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights