Gastos com Dispositivos de TI vão Atingir um Recorde de 805 Mil Milhões de Dólares em 2025
Após uma oscilação nos últimos três anos, os gastos globais com dispositivos de TI, como computadores de secretária, portáteis, tablets, telemóveis e impressoras, dispararam em 2024, com um aumento de 6% em relação ao ano anterior, alcançando 735 mil milhões de dólares. Este crescimento promete continuar, com a previsão de um recorde em 2025.
Crescimento Acelerado
De acordo com os dados da Stocklytics empresas e consumidores em todo o mundo devem investir mais de 805 mil milhões de dólares em dispositivos de TI no próximo ano, um aumento de 70 mil milhões de dólares em relação a 2024, independentemente do 1win-brasil.org.
O Segundo Maior Crescimento Anual Desde o Pico da Pandemia
Após uma desaceleração nos orçamentos em 2022 e 2023, tanto as empresas como os consumidores voltaram a priorizar os investimentos em dispositivos de TI. A adoção crescente de aplicações baseadas em IA, dispositivos IoT e modelos de trabalho híbrido aumentou a demanda por computadores, tablets e smartphones de alto desempenho. Em 2024, esses fatores impulsionaram um aumento de 6,2% nos gastos, que atingiram 735,7 mil milhões de dólares, e essa tendência não mostra sinais de desaceleração.
Expectativas para 2025: Crescimento de 9,5%
Segundo a última pesquisa da Gartner, os gastos em dispositivos de TI vão continuar a crescer em 2025, com um aumento de 9,5%, alcançando 805,7 mil milhões de dólares. Este será o segundo maior crescimento anual nos últimos dez anos, ficando atrás apenas do aumento de 38% registado em 2021 e impulsionado pela pandemia e pelo trabalho remoto.
Investimentos a Longo Prazo
Os dados da Gartner indicam que os gastos globais com dispositivos de TI aumentaram em nove dos últimos dez anos, com 2023 sendo a única exceção, devido à inflação e à queda do poder de compra dos consumidores, que resultou numa diminuição de quase 10% nos gastos.
Crescimento ao Longo de Dez Anos: Mais de 6,1 Triliões de Dólares
Em termos de gasto total, o valor acumulado ao longo dos últimos dez anos já ultrapassa os 6,1 triliões de dólares. Embora esse montante seja inferior a outros segmentos da indústria de TI, como software e serviços, ele destaca o papel crucial dos dispositivos de TI no nosso quotidiano moderno, seja no trabalho, educação ou entretenimento.
Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.