Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

MOTELX 2021: O que não podem perder

Desde 2007 que o inicio de Setembro é dedicado a causar terror por Lisboa, com o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa a ocupar o Cinema São Jorge durante uma semana, mostrando diversas novidades do género, como também retrospectivas e sessões especiais.

Deixamos aqui dez sugestões que não devem passar ao lado:

A Lenda do Cavaleiro Verde

O mais recente filme de David Lowery é o filme de abetura da 15ª edição do MOTELX. Depois de História de um Fantasma, o realizador adapta um conto medieval dos tempos do Rei Artur, onde um rapaz joga um jogo mortal com um Cavaleiro Verde, que lhe propõe um desafio. Protagonizado por Dev Patel e Alicia Vikander, esta é a mais recente aposta da A24.

Terça-Feira, 7 de Setembro, 20h30 (Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira)

Um Fio de Baba Escarlate

O novo filme de Carlos Conceição conta a história de um assassino em série em Lisboa, que se vê transformado numa estrela nas redes sociais. Reforçando a importância das produções nacionais, Conceição é considerado um dos grandes talentos emergente do cinema português.

Quarta-Feira, 8 de Setembro, 20h30 (Cinema Sâo Jorge – Sala Manoel de Oliveira)

Violation

A dupla Madeleine Sims-Fewer e Dusty Mancinelli estreia-se nas longas-metragens com Violation, onde Sims-Fewer também é protagonista. Neste filme, acompanhamos uma mulher que se vê numa situação inesperada, e a subsequente vingança pelo mal que tenham feito, onde este tem um grande marca emocional.

Quarta-Feira, 8 de Setembro, 23h30 (Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira)

Audition

O clássico de Takashi Miike Audition é uma oportunidade imperdível de ver no grande ecrã uma das suas mais populares obras, que frequentemente reside nas listas de “Filmes mais assustadores de sempre”. Contando a história sobre um homem que conhece uma bela mulher, este rapidamente apercebe-se que ela esconde um grande segredo.

Quarta-Feira, 8 de Setembro, 23h45 (Cinema São Jorge – Sala 3)

Alien on Stage

Um dos documentários mais curiosos a surgir do Reino Unido nos últimos anos, realizado por Danielle Kummer e Lucy Harvey, sobre um grupo de teatro amador, gerido por condutores locais em Dorset. A peça deste ano é uma adaptação do clássico de Ridley Scott, onde o universo lhes deu uma segunda oportunidade de a apresentar no West End londrino, por uma noite. Acompanhando de perto este grupo, vemos o verdadeiro amor que têm não só pela representação, mas também da vida.

Quinta-Feira, 9 de Setembro, 20h50 (Cinema São Jorge – Sala 3)

The Amusement Park

Produzido em 1973, George A. Romero realizou uma encomenda feita pela Sociedade Luterana da Pensilvânia, que não terá ficado satisfeita com o resultado final de um filme acerca da ocupação na terceira idade, que Romero transformou numa crítica à forma como a sociedade trata os mais velhos. Restaurado em 4K, esta é uma oportunidade única de ver a obra perdida de um dos mestres do terror.

Sexta-Feira, 10 de Setembro, 18h50 (Cinema São Jorge – Sala 3)

Black Medusa

Um dos mais antecipados filmes do festival, conhecemos Nada, uma rapariga com problemas de audição e que comunica através de uma aplicação. Esta lida uma vida dupla, solitária e aborrecida durante o dia, violenta e intensa à noite, enquanto explora a vida nocturna na Tunisia. É considerado um dos novos grandes filmes de género vindo no mundo árabe e em África.

Sexta-Feira, 10 de Setembro, 21h05 (Cinema São Jorge – Sala 3) e Segunda-Feira, 13 de Setembro, 15h10 (Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira)

The Sadness

Rob Jabbaz traz até ao MOTELX a sua mais recente obra, que poderia ser um paralelo da nossa vida actual. Depois de um virus ter sofrido uma mutação espontânea, esta origina uma praga que altera o estado mental. As ruas ficam violentas, onde são praticados os mais cruéis crimes imagináveis. Nisto, um jovem casal tenta reencontrar no meio do caos.

Sexta-Feira, 10 de Setembro, 23h45 (Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira) e Segunda-Feira, 13 de Setembro, 23h45 (Cinema São Jorge – Sala 3)

A Trilogia (Inacabada) do Ultramar: Conversa com Tino Navarro e Joaquim Leitão

Com a edição do MOTELX deste ano a dedicar a secção Quarto Perdido a Inferno20,13 Purgatório, dois filmes ligados à Guerra do Ultramar, o realizador Joaquim Leitão e o produtor Tino Navarro estarão à conversa sobre as dificuldades no processo de escrita, produção e realização destes filmes tendo em conta a especificidade do tema. Será certamente uma sessão onde poderemos descobrir se algum dia a trilogia será alguma vez concluída.

Domingo, 12 de Setembro, 17h00 (Cinema São Jorge – Sala 2)

The Night House

O filme da Sessão de Encerramento será o mais recente de David Bruckner (V/H/S e Southbound), escrito por Ben Collins e Luke Luke Piotrowski (dupla por detrás de Super Dark Times, filme de abertura MOTELX 2017), e protagonizado pro Rebecca Hall (Godzilla vs. Kong).

Em choque pela morte inesperada do seu marido, Beth é deixada sozinha na casa à beira do lago que ele construiu para ela. Ela tenta o melhor que pode para não se deixar ir abaixo – mas então começam os sonhos. Visões perturbadoras de uma presença na casa chamam-na, acenando com um fascínio fantasmagórico, mas a forte luz do dia elimina qualquer prova de assombração. Ignorando os conselhos dos seus amigos, Beth começa a vasculhar os pertences dele, ansiando por respostas que só vão adensar o mistério.

Domingo, 12 de Setembro, 20h30 (Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira)

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa decorre de 7 a 13 de Setembro no Cinema São Jorge. Podem ver a programação completa no site do festival. Bilhetes à venda nos locais habituais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *