Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Curiosidades: Conheça os números dos Oscars

Aproxima-se a entrega dos Oscars.  E, enquanto são preparados os últimos detalhes para a cerimónia mais aguardada do ano cinematográfico, aproveitamos para reunir alguns curiosos números sobre a edição 93 dos Oscars. Desde nomeações a orçamentos e previsões de receita entre muitos outros, estes são os números!

1
Riz Ahmed está em destaque por ser o primeiro muçulmano na história dos Oscars a ser nomeado na categoria Melhor Actor, pelo seu desempenho em O Som do Metal.

Som do Metal

1
Steven Yeun é o primeiro actor asiático-americano a ser reconhecido com a nomeação na categoria de Melhor Actor pelo seu desempenho em Minari.

1 / 4
Leslie Odom Jr. fez história este ano como a quarta pessoa e primeiro homem a receber nomeação pela interpretação e pela música para o mesmo filme, Uma Noite em Miami . A música é “Speak Now”, que ele co-escreveu com Sam Ashworth.

2
É o número de mulheres nomeadas para Melhor Realização este ano: Chloé Zhao por Nomadland – Sobreviver na América e Emerald Fennell por Uma Miúda com Potencial. Até este ano apenas cinco mulheres tinham sido nomeadas nesta categoria. Esta é a primeira vez que duas mulheres foram indicadas na categoria no mesmo ano.

Uma Miúda com Potencial

2
É o número de irmãos Giacchino que ganharão Oscars se o filme Colette de Anthony Giacchino e Alice Doyard se consagrar como sendo o Melhor para Curta Documental deste ano. O irmão mais velho de Anthony, o compositor Michael Giacchino, ganhou o Oscar de Melhor Banda Sonora Original por Up – Altamente em 2010.

2
milhões de dólares é quanto custa uma publicidade de 30 segundos durante a transmissão dos Oscars (64% mais barato que no intervalo do Super Bowl).

3
É o número de vezes, desde que a categoria de Melhor Filme se expandiu, que um indicado para Melhor Realização não teve seu o filme indicado para Melhor Filme, como é o caso de Mais uma Rodada de Thomas Vinterberg este ano. Anteriormente, Guerra Fria de Pawel Pawlikowski e Foxcatcher de Bennett Miller eram os únicos filmes com essa distinção.

Mais uma Rodada

3
Filmes receberam este ano nomeações em categorias como Melhor Filme, Melhor Realizador, e pelo menos numa categoria de interpretação e numa das categorias de argumento. Se isso faz com que MinariNomadland – Sobreviver na América, ou Uma Miúda com Potencial sejam os principais candidatos ao Oscar principal é uma incógnita.

3
Produtores prepararam a cerimónia deste ano, são eles Jesse Collins, Stacey Sher e Steven Sodenbergh. A realização será de Glenn Weiss e a direcção musical fica a cargo de Questlove.

4
É a diferença de nomeações entre o filme mais nomeado Mank, com dez nomeações, e o sexteto de filmes com seis indicações cada um (O PaiJudas and the Black MessiahMinari , Nomadland- Sobreviver na América , Som de Metal , e o Os 7 de Chicago). A diferença entre o primeiro e o segundo lugar na contagem de nomeações foi tão grande (ou maior) apenas outras quatro vezes neste século e, em três desses quatro anos, o líder de nomeações ( A Irmandade do Anel de 2001, O Aviador de 2004 , e La La Land de 2016 ) perderam o Melhor Filme. Apenas A Forma da Água, de 2017, liderou a contagem de nomeações por quatro ou mais e ganhou o prémio principal do ano.

Mank

7
É o número de actores que foram nomeados ao participarem em filmes de David Fincher, depois que Gary Oldman e Amanda Seyfried foram reconhecidos este ano pelo trabalho em Mank. Eles juntam-se a Brad Pitt e Taraji P. Henson (O Estranho Caso de Benjamin Button), Jesse Eisenberg (A Rede Social ), Rooney Mara ( Os Homens Que Odeiam as Mulheres ) e Rosamund Pike (Em Parte Incerta).

7
Chadwick Boseman é o sétimo actor a receber uma indicação póstuma aos Oscars. A interpretação como o trompetista Levee Green em Ma Rainey: A Mãe do Blues valeu-lhe este ano a nomeação. Boseman faleceu em Agosto do ano apssado.

8
É o número total de nomeações na carreira de Glenn Close, uma das nomeadas para Melhor Atriz Secundária por Lamentos de uma América em Ruínas. Nunca foi premiada!

8
É o número de nomeados para Melhor Filme este ano, marcando apenas a quarta vez que a contagem se fixou em oito desde que a Academia mudou as regras de Melhor Filme em 2009, de modo que de cinco a dez filmes poderiam ser indicados.

Borat: O Filme Subsequente


9
É o número de argumentistas indicados na nomeação de Melhor Argumento Adaptado por Borat: O Filme Subsequente. O argumento foi escrito por Sacha Baron Cohen e Anthony Hines, Dan Swimer, Peter Baynham, Erica Rivinoja, Dan Mazer, Jena Friedman e Lee Kern, com uma “história de” Baron Cohen, Hines, Swimer e Nina Pedrad. É o maior número de argumentistas indicados para um único filme, superando a marca estabelecida pelo indicado ao argumento original de Toy Story – Os Rivais em 1996 e os seus sete autores, um grupo que incluía John Lasseter e Joss Whedon.

9
É o número de actores que foram nomeados pelas suas interpretações em filmes de Ron Howard, depois que Glenn Close foi reconhecida pelo seu trabalho este ano em  Lamentos de Uma América em Ruínas. Ela junta-se a Don Ameche (Cocoon), Dianne Wiest (Lar, Doce Lar… às Vezes), Ed Harris e Kathleen Quinlan (Apollo 13), Russell Crowe e Jennifer Connelly (Uma Mente Brilhante), Paul Giamatti ( Cinderella Man ) e Frank Langella (Frost / Nixon).

9
Vezes nomeado ao Oscar, James Newton Howard foi indicado para Melhor Banda Sonora Original por Notícias do Mundo. O compositor foi indicado anteriormente pelo seu trabalho em O Fugitivo, O Príncipe das Marés, O Casamento do meu Melhor Amigo, A Vila, Michael Clayton – Uma Questão de ConsiênciaResistentes e ainda Junior e Um Dia em Grande, mas ele nunca venceu.

Bong Joon Ho, o realizador do filme premiado em 2020, “Parasitas”, este ano anuncia o Oscar para Melhor Realização

9
milhões de dólares é o aumento médio na bilheteria depois de um filme receber o prémio de Melhor Filme.

10
milhões de dólares  é o custo total do look para uma actriz de primeira linha nos Oscars. A média é de uns “meros” milhão e meio de dólares e, para um iniciante, cerca de 266 mil dólares bastarão. O mais caro até agora foi o traje de 2014 de Cate Blanchett calculado em 18,1 milhões de dólares.

A Ovelha Choné O Filme – A Quinta Contra-Ataca

11
Continuações de filmes de animação que foram nomeados para Melhor Animação desde que a categoria foi criada em 2001, um número que agora inclui A Ovelha Choné O Filme – A Quinta Contra-Ataca, o filme de animação stop-motion britânico e a sequela de A Ovelha Choné: O Filme de 2015 .

12
Indicações ao Oscar na carreira de Diane Warren, que é reconhecida este ano na categoria Melhor Canção Original por “Io Sì (Vista)” de Uma Vida à Sua Frente . Warren é a  autora de sucessos musicais candidatos ao Oscar como “Nothing’s Gonna Stop Us Now”, “Because You Loved Me” e “I Don’t Wanna Miss a Thing”. No ano passado esteve nomeada com “I’m Standing With You”, tema do filme Um Ato de Fé.

16
Actrizes foram nomeadas pelo menos duas vezes como Melhor Actriz e pelo menos duas vezes como Melhor Actriz Secundária. Esse grupo agora inclui Viola Davis, cuja nomeação de Melhor Actriz por  Ma Rainey: A Mãe do Blues coloca-a na companhia de Jane Alexander, Cate Blanchett, Glenn Close, Judi Dench, Holly Hunter, Frances McDormand, Helen Mirren, Julianne Moore, Geraldine Page, Vanessa Redgrave, Julia Roberts, Maggie Smith, Meryl Streep, Michelle Williams e Kate Winslet.

17
Apresentadores estarão envolvidos na cermimónia de alguma maneira. Pelo terceiro ano consecutivo, não haverá um anfitrião principal. Na passada semana, a Academia divulgou o elenco de apresentadores, são eles Riz Ahmed, Angela Bassett, Halle Berry, Bong Joo-Hoo, Don Cheadle, Bryan Cranston, Viola Dvis, Laura Dern, Harrison Ford, Regina King, Marlee Matlin, Rita Moreno, Joaquin Phoenix, Brad Pitt, Reese Witherspoon, Renée Zellweger e Zendaya.

20
Membros do elenco de Vingadores: Endgame são actores ou actrizes nomeados ao Oscar. O falecido Chadwick Boseman, anteriormente Pantera Negra, tornou-se o 20º após receber uma nomeação póstuma de Melhor Actor por Ma Rainey: A Mãe do Blues. Os outros 19 actores de Endgame com nomeações por interpretação são Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Don Cheadle, Benedict Cumberbatch, Brie Larson, Bradley Cooper, Josh Brolin, Gwyneth Paltrow, Tilda Swinton, Natalie Portman, Robert Redford, Angela Bassett, Marisa Tomei , Michael Douglas, Michelle Pfeiffer, William Hurt e Samuel L. Jackson. (Taika Waititi, que vocaliza Korg, também foi nomeado ao Oscar e até vencedor como argumentista, mas não como actor.)

Vingadores: Endgame

22
É o número de anos, dos últimos 25, em que um indicado como actor repetiu a nomeação do ano anterior. Essa onda de sucesso continuou este ano com Anthony Hopkins, nomeado a Melhor Actor por O Pai um ano depois de ser indicado a Melhor Actor Secundário pelo filme Os Dois Papas.

23,6
milhões de espectadores acompanharam a emissão em directo em 2020, o que representa uma queda de 20% em relação a 2019.

24
mil dólares é o  custo do tapete vermelho dos e a colocação é um esforço demorado. A instalação leva cerca 900 horas com uma equipa de 18 trabalhadores.

32%
É percentagem de mulheres nomeadas ao Oscar deste ano e é a maior percentagem de todos os tempos.  No total, 70 mulheres receberam um total de 76 nomeações este ano.

40
milhões de dólares é o valor previsto para o custo da cerimónia deste ano.

Nomadland – Sobreviver na América

50%
Foi a previsão dos Globos de Ouro, nos últimos 10 anos, para o Oscar de Melhor Filme.

Joaquin Phoenix premiado em 2020 pelo seu trabalho em “Joker”, este ano vai anunciar a categoria de Melhor Actriz

60%
É o aumento de cachet de um vencedor de Melhor Actor / Actriz em próximo filme.

72
mil dólares é a quantia a desembolsar para um filme ser promovido na primeira página do The Hollywood Reporter durante a temporada dos Oscars.

78
mil dólares foi o valor do saquinho das ofertas  dos Oscars de 2020 e entre as ofertas estava incluído um cruzeiro de 12 dias no iate Scenic Eclipse.

92
mil dólares é quanto paga um casal para entrar na festa dos Oscars promovida pela Vanity Fair. Esta é a mais cara de todas as festas.

129
milhões de dólares é a receita que a ABC prevê arrecadar com os anúncios publicitários durante os intervalos da entrega dos Oscars deste domingo.

130
milhões dólares  é quanto a cidade de Los Angeles ganha com o impulso económico dos Oscars.

225
mil dólares é quanto custa o saquinho de ofertas deste ano dos Oscars, cheio apenas com os melhores artigos dos melhores.

225
Países e territórios vão assistir pela televisão. A RTP detém os direitos para Portugal para a transmissão integral da cerimónia.

238
É a duração do mais longo filme premiado com o Oscar para Melhor Filme, o recorde pertence a E Tudo o Vento Levou de 1939. E o filme mais longo indicado este ano para Melhor Filme é Mank, com 131 minutos.

E Tudo o Vento Levou

263
minutos durou a mais longa cerimónia dos Oscars. Em 2002 durou umas incríveis quatro horas e 23 minutos. A cerimónia do ano passado durou 212 minutos.

400
dólares é o valor estimado da estatueta do Oscar banhada a ouro de 24 quilates, embora para um vencedor, não tem preço.

1993
Foi o último ano em que Hong Kong recebeu nomeação para Melhor Longa-Metragem Internacional. Na época, foi chamado de Melhor Filme Estrangeiro e Hong Kong recebeu duas indicações em três anos para Esposas e Concubinas, de 1991, e Adeus Minha Concubina, de 1993. Este ano, Hong Kong está de volta com Better Days, o drama policial de romance adolescente de Derek Tsang que foi um grande sucesso na China em 2019.

2008
Foi o último ano antes de 2021 em que todos os nomeados ao prémio de Melhor Filme receberam pelo menos uma indicação como actor. É a primeira vez que isso acontece desde que o Melhor Filme foi ampliado em 2009.

Minari


2015
Foi o último ano em que um compositor foi indicado duas vezes na categoria de Melhor Banda Sonora Original. Nesse ano, Alexandre Desplat, que foi homenageado pelo seu trabalho em Grand Budapest Hotel e em O Jogo da Imitação (venceu no primeiro). Este ano, os já oscarizados Trent Reznor e Atticus Ross foram duplamente nomeados por Soul – Uma Aventura com Alma (compartilhado com Jon Batiste) e Mank .

2307
pessoas habitam na cidade de Húsavík, Islândia, que empresta o nome à canção nomeada para melhor Canção Original pelo filme Festival da Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga, a população está furiosa porque “Ja Ja Ding Dong” não foi também nomeada.

12500
Équanto custa o streaming de um filme para os votantes dos Oscars e é uma grande economia em comparação com a opção anterior e  – não ecologicamente correta – de fazer e enviar cópias físicas aos eleitores, que custava 1 milhão de dólares por filme.

Pode conhecer aqui a lista de nomeações aos Oscars deste ano. E aqui encontra o guia para assistir aos filmes nomeados.

Legal: Oscar statuette ©AMPAS®

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *