Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Oscars: onde e quando ver os filmes

Quando na passada segunda-feira foram anunciadas as nomeações aos Oscars, o leitor facilmente concluiu que nenhum dos principais nomeados passou pelos cinemas portugueses. A ausência nos cinemas de filmes nomeados advém de um ano atípico, em que as salas estiveram encerradas durante longas semanas.

O cenário promete mudar já a partir de 19 de Abril, sabendo-se que os cinemas terão de cumprir horários especiais de encerramento às 22h durante a semana e às 13h ao fim de semana e feriados assim como a necessidade de cumprir as regras de distanciamento social bem como o uso de máscara. 

A cerimónia dos Oscars acontece na madrugada de 25 de Abril, e até esse momento apenas poderá assistir no grande ecrã a um dos filmes nomeados – e que por acaso, é o título mais mencionado na presente temporada de prémios cinematográficos, podendo culminar na conquista das estatuetas mais cobiçadas na 7ª arte.

Para que assista aos filmes nomeados para a próxima edição dos Oscars, disponibilizamos a lista de onde e quando consegue ver as películas.
Prepara-se para navegar entre as plataformas de streaming e para aguardar pela reabertura das salas de cinema!


Nomadland – Sobreviver na América teve estreia prevista para 22 de Abril, contudo a chegada aos cinemas acontecerá na segunda-feira 19 e será assim um presente de regresso ao cinema dos espectadores. Nomadland – Sobreviver na América é o retrato de uma américa nómada com Frances McDormand a interpretar a mulher que depois de perder tudo embarca numa jornada de luta pela américa profunda. O filme reúne 6 nomeações aos Oscars, entre os quais se destaca melhor Filme, melhor Realização (Chloé Zhao) e melhor Actriz (Frances McDormand).

Nomadland – Sobreviver na América

Após a cerimónia dos Oscars, está prevista a estreia nos cinemas portugueses de O Pai. O drama, sobre o homem que recusa a ajuda da filha enquanto envelhece, estreia em Portugal a 6 de Maio. O Pai está nomeado para 6 Oscars, com destaque para melhor Filme, melhor Actor (Anthony Hopkins) e melhor Actriz Secundária (Olivia Colman).

O Pai

Na semana seguinte, a 13 de Maio, estreia o ternurento Minari. A história da família coreana que embarca na aventura de construir uma quinta de produção hortícola nos Estados Unidos tem derretido corações, e conquistou 6 nomeações para os prémios maiores da indústria cinematográfica. Entre as nomeações de Minari, destaca-se, para melhor Filme, melhor Realização (Lee Isaac Chung) e melhor Actor (Steven Yeun).

Minari

A 29 de Abril, os cinemas portugueses vão estrear Uma Miúda com Potencial, a sarcástica história de uma vingança protagonizada por uma mulher traumatizada. O filme totaliza 6 nomeações aos Oscars, entre as quais melhor Filme, melhor Realização (Emerald Fennell), e melhor Actriz (Carey Mulling).

Mank é o filme que lidera as nomeações aos Oscars, com 10 indicações, e não terá exibição nos cinemas portugueses. O filme sobre a escrita do argumento de Citizen Kane – O Mundo aos seus Pés está disponível na plataforma Netflix. Recorde-se, que, Mank está nomeado em categorias como melhor Filme, melhor Realização (David Fincher) e melhor Actor (Gary Oldman).

Mank

Na plataforma Netflix também se encontra Os 7 de Chicago. O filme, sobre o julgamento dos acusados pelos levantamentos populares durante a Convenção dos Democratas em 1968, recebeu 6 nomeações para os Oscars, entre as quais para melhor Filme, melhor Actor Secundário (Sacha Baron Cohen) e melhor Argumento Original (Aaron Sorkin).

Os 7 de Chicago

Na plataforma Amazon Prime Video, assim como em outras plataformas de streaming como Apple TV e Google Play Store, encontra outro dos filmes em destaque este ano nos Oscars: O Som do Metal, nomeado para 6 Oscars entre os quais melhor Filme e melhor Actor (Riz Ahmed). O Som do Metal conta a história de um nómada baterista de Heavy Metal cuja vida altera-se quando perde a audição.

O Som do Metal

Sem estreia prevista para os cinemas nacionais, ou para lançamento imediato nas plataformas de streaming, encontra-se Judas e o Messias Negro. O drama biográfico sobre o agente do FBI infiltrado no partido dos Panteras Negras, quando Fred Hampton ascendia ao poder, recebeu 6 nomeações aos Oscars, onde se inclui para melhor Filme e a situação invulgar de ter dois actores nomeados na mesma categoria, para melhor Actor Secundário, (Daniel Kaluuya e LaKeith Stanfield).

Judas e o Messias Negro

O drama biográfico Estados Unidos vs Billie Holliday, nomeado para Melhor Actriz (Andra Day), tem estreia prevista para os cinemas a 20 de Maio.
Mais uma Rodada já era dos títulos mais referidos para conseguir a nomeação para Melhor Filme Internacional.  E a Academia confirmou o favoritismo e surpreendeu ao também indicar o dinamarquês Thomas Vinterberg para melhor Realização. A estreia em Portugal de Mais uma Rodada está prevista para 29 de Abril.

Mais uma Rodada

Da lista de nomeados para melhor Filme Internacional, Quo Vadis, Aida? (indicado pela Bósnia) tem estreia prevista para 10 de Junho e The Man Who Sold is Skin (indicado pela Tunísia) tem estreia prevista para 24 de Junho.
O documentário romeno Colectiv também poderá chegar aos cinemas portugueses a 24 de Junho. Colectiv está nomeado nas categorias de melhor Filme Internacional e melhor Documentário.
Ainda não existe plano para estrear em Portugal Better Days, indicado por Hong Kong para melhor Filme Internacional.

Tenet

Nos cinemas portugueses já foram exibidos filmes como Tenet (nomeado a 2 Oscars), Pinóquio (nomeado a 2 Oscars) e o nomeado para melhor Filme de Animação ‘Bora Lá!. Entretanto poderá encontrar estes filmes nas plataformas VoD.

O anúncio dos nomeados aos Oscars trouxe muitos títulos cuja estreia aconteceu nas plataformas de streaming.
Na plataforma Netflix encontra muitos mais nomeados, para além de Mank ou Os 7 de Chicago, a saber:
Ma Rainey: A Mãe do Blues (nomeado para 5 Oscars, incluindo para Melhor Actor e Melhor Actriz), Lamento de uma Améria em Ruínas (nomeado para 2 Oscars, entre os quais melhor Actriz Secundária), Notícias do Mundo (nomeado para 2 Oscars), Pieces of a Woman (nomeado para melhor Actriz), Para Além da Lua (nomeado para melhor Filme de Animação).

Ma Rainey: A Mãe do Blues

Na lista de filmes disponíveis na Netflix com uma nomeação encontra-se Da 5 Bloods: irmãos de Armas, O Tigre Branco (nomeado para melhor Argumento Adaptado), Uma Vida à Sua Frente (nomeado para melhor Canção Original), Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga (nomeado para  melhor Canção Original), O Céu da Meia-Noite, Crip Camp: Uma Revolução na Inclusão (nomeado para melhor Documentário), A Sabedoria do Polvo (nomeado para melhor Documentário), A Love Song for Latasha (nomeado na categoria de melhor Documentário em Curta-Metragem) e o encantador Se Alguma Coisa Acontecer, Adoro-vos ( nomeado para melhor Curta-Metragem de Animação).
Love and Monsters (nomeado para melhores Efeitos Visuais) estará disponível na Netflix em Portugal a partir de 14 de Abril.

Borat – Filme Subsequente

Para além de O Som do Metal, na Amazon Prime Video também encontra Uma Noite em Miami… (nomeado em 3 categorias), Borat – O Filme Subsequente (nomeado para melhor Actriz Secundária e melhor Argumento Adaptado), assim como Time (nomeado para melhor Documentário).

Soul – Uma Aventura com Alma

Soul – Uma Aventura com Alma (nomeado para melhor Filme de Animação, melhor Banda Sonora e melhor Som) está disponível no Disney +, assim como ‘Bora Lá!. Na plataforma da Disney encontra ainda A Toca (nomeado para melhor Curta-Metragem de Animação), Mulan (nomeado em duas categorias) e O Único e Incomparável Ivan (nomeado para melhores Efeitos Visuais).


Na Apple TV+ é possível assistir à admirável animação Wolfwalkers (nomeado na categoria de melhor Filme de Animação) e ao drama de acção naval com Tom Hanks Missão Greyhound (nomeado para melhor Som).

Os vencedores dos Oscars serão conhecidos a 25 de Abril. Consulte aqui a lista de nomeados.
As datas de estreia nas salas de cinema é da exclusiva responsabilidade dos distribuidores de filmes, podendo sofrer alterações. A programação disponível nas plataformas de streaming também poderá sofrer mudanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *