Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

CODA: trailer para o aclamado filme de Sundance 2021

É melhor marcar na agenda e desde já pegar nos lenços de papel, porque CODA está prestes a entrar nos corações.


CODA, o remake norte-americano do filme francês A Família Bélier (2014) premiado com o César de Melhor Atriz, teve a sua estreia no dia de abertura do Festival digital de Sundance 2021. O já tão aclamado filme dramático CODA foi premiado com o Grande Prémio do Júri (género drama), Melhor Realizador (género drama) , e recebeu o Prémio do Público (género drama) do Festival de Sundance 2021.

CODA é termo presente nas famílias com surdos. Há algumas décadas, os filhos com capacidade auditiva de pais surdos eram referidos em língua inglesa por HCDPs (Hearing Children with Deaf Parents). Nos anos 80, porém, o acrónimo Coda (Child of Deaf Adults – Filho de adultos surdos) ganhou reconhecimento, sobretudo pela criação da organização internacional Children of Deaf Adults Inc (CODA).

A atriz britânica Emilia Jones (Brimstone – Castigo, Série TV Locke & Key) protagoniza o papel de Ruby, uma jovem, filha de pais surdos (Marlee Matlin, Vencedora do Óscar- Melhor Atriz Principal “Filhos de Um Deus Menor (1986)” Troy Kotsur ( “Número 23”) que vivem numa comunidade pesqueira de Massachusetts, dividida entre ser a intérprete dos pais com o mundo exterior e perseguir o sonho de uma carreira como cantora.

Apple comprou os direitos de exibição por 25 milhões de dólares, um recorde atual de aquisição (o anterior pertencia a Palm Springs, adquirido por 22.5 milhões de dólares em 2020), no Festival de Sundance.

CODA é um drama escrito e realizado por Sian Heder (realizadora e argumentista de episódios das séries Little America e Orange is the New Black) e o filme foi produzido pela lenda da indústria, Patrick Wachsberger (Produtor de filmes como Divergente, Vanilla Sky, The Hunger Games – A Revolta – Parte 2) e por Philippe Rousselet, produtor de Sete Irmãs, O Senhor da Guerra e O Código Base.
CODA ainda será lançado internacionalmente a 13 de agosto na plataforma Apple tv+ e simultaneamente chegará às salas de cinemas. O lançamento nos cinemas portugueses esteve associado à distribuidora NOS Lusomundo Audiovisuais, de momento CODA não consta na lista de estreias.

Em Novembro do ano passado, A Família Bélier regressou aos ecrãs dos cinemas portugueses no ciclo As Melhores Comédias Francesas, apresentado pela distribuidora NOS Lusomundo Audiovisuais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *