Cinema: Mas afinal… que ano é este? (Parte 1)

Ao ver a lista de filmes previstos para estrear este ano também perguntas “Que Ano é Este?”

Veja-se as propostas da Disney para este ano: Dumbo, Alladin, O Rei Leão, Toy Story 4, Star Wars Episódio IX, Frozen 2;

Depois está ainda agendada a estreia de mais um filme das sagas: Exterminador Implacável, MIB – Men In Black, Os Anjos de Charlie, Jumanji, Homem Aranha, Rambo, A Família Addams, Godzilla, Shaft, Os Vingadores e o regresso dos X-Men.

Por estes dias Hollywood continua a apelar à nostalgia.
Na última década várias sagas e personagens regressaram aos cinemas (Star Wars, Exterminador Implacável, Batman, Rocky Balboa em Creed) e clássicos foram reinventados e recriados em imagem real (A Bela e o Monstro, O Livro da Selva, Cinderela). Pelo meio surgiram ainda novas sagas e sequências de filmes que se impuseram nas salas de cinema (O Universo Cinematográfico da Marvel, O Universo Estendido da DC Comics,  Velocidade Furiosa).

E se alguns espectadores estão interessados em ver uma nova perspectiva sobre os amados filmes e personagens que marcaram a infância e adolescência, outros começam a considerar o mercado saturado com tantas reinicializações e versões das personagens e dos filmes, assim como a excessiva oferta de filmes com super-heróis.
Esta situação poderá ainda ser uma consequência da greve dos argumentistas em 2007 e 2008.
Os executivos de Hollywood não gostam de perder dinheiro e esperam sempre o melhor retorno dos orçamentos milionários, acabando por escolher os projectos com a garantia de retorno nas bilheteiras.

Vamos aos filmes, previstos, que temos a sensação de já ter visto.
Para este ano a Disney aposta em três recriações em imagem real de clássicos do cinema de animação.
No final do mês de Março estreia “Dumbo”. O elefante que emocionou gerações está de regresso ao grande ecrã pela mágica visão de Tim Burton, com Danny DeVito, Colin Farrell, Michael Keaton e Eva Green nos principais papéis.

O lançamento do mais recente trailer de “Alladin” trouxe inúmeras reacções dos que viram Will Smith como Génio da Lâmpada. No entanto, os espectadores terão de aguardar pelo final do mês de Maio para ver a versão realizada por Guty Richie nos cinemas.

O Rei Leão” é um dos filmes mais aguardados do ano. O realizador Jon Favreau já tinha surpreendido as audiências com a veracidade dos animais recriados em computador para o filme “O Livro da Selva” (de 2016). O primeiro trailer de “O Rei Leão” trouxe o regresso da magia  da Disney!

E para a resposta dos mil milhões de Dólares nas bilheteiras a Disney apresenta ainda “Vingadores: Endgame“, “Toy Story 4“, “Frozen 2” e “Star Wars Episódio IX“.

Este ano regressam personagens do cinema de animação que nos últimos anos conseguiram excelentes resultados.
No final deste mês de Fevereiro já estreia “Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto“. É a terceira aventura com o jovem viking e o seu dragão.

  Liderança das bilheteiras congelada

Os animais de estimação mais divertidos do cinema de animação também estão de regresso. “A Vida Secreta dos Nossos Bichos 2” estreia a 6 de Junho e o trailer já conquistou crianças e adultos.

Em Agosto regressa Angry Birds. O jogo de enorme sucesso conquistou os cinemas em 2016. Este Verão já estreia o segundo filme das aventuras dos pássaros que não voam.
 Shaun the Sheep Movie: Farmageddon A Família Addams” também regressa este ano. Depois de dois filmes em imagem real realizados por Barry Sonnenfeld com Raul Julia, Angelica Huston, Christopher Lloyd e uma jovem Christina Ricci, as personagens criadas por Charles Addams regressam este Outono para uma nova aventura, agora de animação.
E por alturas do Natal é bem provável que nos reencontremos com a Ovelha Choné nos cinemas. Será a segunda aventura cinematográfica desta conhecida personagem dos estúdios Aardman.

No próximo mês de Maio regressa John Wick! É o terceiro capítulo do assassino interpretado por Keanu Reeves. O elenco inclui ainda Laurence Fishburne, Ian McShane, Halle Berry, Mark Dacascos e Angelica Huston.  O realizador Chad Stahelski afirma que este filme será ainda mais intenso que os anteriores.

Hellboy” regressa no próximo mês de Abril. Será o reinício cinematográfico para a personagem que surgiu nas páginas dos livros da Dark Horse. Agora, Hellboy é interpretado por David Harbour, e o elenco inclui ainda Milla Jovovich e Ian McShane.

Para o final do mês de Maio está reservada a estreia do 33º filme com Godzilla, no entanto será a primeira vez que o vemos numa sequela de produção norte-americana! “Godzilla II: O Rei dos Monstros” junta no ecrã alguns épicos monstros e as actrizes Vera Farmiga e Sally Hawkins. Para 2020, Godzilla vai enfrentar King Kong.

Com os  filmes da saga “Velocidade Furiosa” os executivos da Universal descobriram um novo filão. Este Verão estreia o primeiro filme derivado da saga. “Velocidade Furiosa: Hobbs  & Shaw” é um filme com a dupla mais musculada da actualidade cinematográfica: Dwayne Johnson e Jason Statham. A insólita parceria entre um agente e um criminoso acontece para impedirem um misterioso criminoso que ameaça a humanidade. As primeiras imagens estão recheadas de acção e de muita adrenalina.

Este ano os super-heróis mutantes da Marvel também regressam aos cinemas, e em dose dupla. Após duas datas de estreia canceladas, será em Junho que “X-Men: Fénix Negra” finalmente chegará aos cinemas!

Para Agosto está prevista a estreia de “Os Novos Mutantes“.  Para os fãs dos X-Men será um verão emocionante!

CONTINUA…

 

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *