Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Bedeteca de Beja – Programação de Março 2011

A partir deste mês a Central Comics irá divulgar todas as acções que a Bedeteca de Beja irá fazer duranto mês.
Exposições

De 26 de Março a 30 de Abril
MECÂNICA POPULAR
Exposição da obra gráfica de José Feitor.
Visita à exposição, com o autor, dia 26 às 18h00.
Galeria Principal – 1º andar.

De 26 de Março a 30 de Abril
TINTIN
Uma revista dos 7 aos 77
Exposição bibliográfica.
Galeria da Ala esquerda – 1º andar.

Até 10 de Março
COR
15 Ilustradores Portugueses
Exposição de serigrafia com André Letria, Alex Gozblau, André Carrilho, Bernardo Carvalho, Daniel Lima, Filipe Abranches, João Fazenda, Miguel Rocha, Maria João Worm, Nuno Saraiva, José Manuel Saraiva, Pedro Burgos, Tiago Albuquerque, Tiago Manuel e Susa Monteiro.
Uma exposição do Ar.Co. e da Casa da Cerca, com o Centro Português de Serigrafia.
Galeria da entrada – Rés-do-chão.

Até 11 de Março
NO REINO DO TERROR
Exposição bibliográfica de revistas de terror.
Galeria da Ala esquerda – 1º andar

Até 19 de Março
CARLOS PÁSCOA
Exposição de banda desenhada e ilustração.
Galeria Principal – 1º andar.

 

MONTRA DE MARÇO

De 1 a 31 de Março
Fanzine Funzip
O Funzip é um fanzine eclético, que junta várias sensibilidades, estilos e influências (dos comics americanos à mangá japonesa). Uma diversidade de estilos e influências que também se reflecte nas temáticas abordadas, que vão da crítica social à ficção científica, ao fantástico ou à aventura pura. É publicado sem interrupção desde 2004. Até ao momento saíram 5 números e uma edição especial. Editado pelo Grupo Entropia, tem como mentores e principais impulsionadores Paulo Marques e Ana Saúde. Pelas suas páginas já passaram autores como Álvaro, Andreia Rechena, André Oliveira, Bruno Silva, Carla Rodrigues, Daniela Varela, Filipe Duarte, Gastão Travado, Guilherme Mendes, J. B. Martins, Joana Lafuente, João Mascarenhas, João Sá-Chaves, Jorge Massuça, J. Veiga, Lara Santos, Melanie Romão, Miguel Martins, Nuno Nobre, Paula Carichas, Pedro Rito, Rui Mourão, Vanessa Nobre e XPeTO (além dos próprios Paulo Marques e Ana Saúde). O projecto foi apresentado em Beja, na última edição do Festival…
Bedeteca – 1º andar.

CINEMA E BD

Dia 10, quinta-feira, às 21h30
Conversas sobre Cinema e Banda Desenhada, por Véte, com exibição do filme VILÕES DA BANDA DESENHADA, de James Dale Robinson.
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre.

CINEMA DE ANIMAÇÃO

Dia 17, quinta-feira, às 21h30
Traços do Japão – Sessões de Anime da NCreatures
PADRINHOS DE TÓQUIO, de Satoshi Kon e Shôgo Furuya, apresentado por Paulo Monteiro.
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre.

NOITE DE WESTERN

Dia 24, quinta-feira, às 21h30
Conversa sobre o célebre Blueberry, de Charlier e Giraud, por Paulo Monteiro, e exibição do filme OS SETE MAGNÍFICOS, de John Sturges, com Yul Brynner e Steve McQueen, apresentado por Hélder Castilho.
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre.

APRESENTAÇÕES

29 de Março, terça-feira, das 17h30 às 19h00
Apresentação do livro Educação Estética Visual Eco-Necessária na Adolescência (MinervaCoimbra), de Elisabete Silva Oliveira. Diálogo com a autora sobre o tema.
Bedeteca – 1º andar.

OFICINAS

Todas as terças-feiras, das 19h30 às 20h30
Ouriço-do-Mar – Oficina de Banda Desenhada
Para autores entre os 8 e os 12…
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre.

Todas as quintas-feiras, das 19h30 às 20h30
Toupeira – Oficina de Banda Desenhada
Para autores a partir dos 13 anos…
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre.

CLUBES

Todas as quintas-feiras, das 16h00 às 18h30
Lemon Studio – Clube de Mangá
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre.

Todos os Sábados das 15h00 às 20h00
Magic The Gatering – Clube de Magic
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre.

LIVRO DO MÊS

A Trágica Comédia ou a Cómica Tragédia de Mr. Punch, de Neil Gaiman (argumento) e Dave McKean (desenho).
Donos de uma obra absolutamente singular, quer do ponto de vista da escrita, quer do ponto de vista da narrativa e do grafismo, Neil Gaiman e Dave McKean são dois dos mais excitantes e surpreendes autores de banda desenhada europeus.
A Trágica Comédia ou a Cómica Tragédia de Mr. Punch, uma obra-prima dos 2 autores britânicos, gira à volta do encontro entre um rapaz e um obscuro bonecreiro de passado misterioso. À medida que o bonecreiro revela as suas histórias, o rapaz confronta-se com terríveis segredos de família, pontuados pela violência, pela traição e pelo abuso. Uma fábula negra e desencantada sobre a inocência da infância e a dor da idade adulta.
Dave McKean esteve em Beja em 2008, por ocasião da exposição realizada com o seu trabalho, durante o IV Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.
A Trágica Comédia ou a Cómica Tragédia de Mr. Punch (104 páginas), foi publicada pela Vitamina BD em 2006 (a Bedeteca também dispõe da versão original, em língua inglesa). Neil Gaiman e Dave McKean são também os autores das obras O Dia em que troquei o meu pai por 2 peixinhos vermelhos e Os Lobos nas Paredes, igualmente disponíveis na Bedeteca.

NOTÍCIAS

O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja aproxima-se a passo largos… Este mês, entre os estrangeiros, destacamos a presença de Aleksandar Zograf e Melinda Gebbie (a célebre autora de Lost Girls fará uma conferência sobre banda desenhada e censura. Um tema muito actual, por uma autora que tem a sua obra interditada neste momento). Entre os portugueses, que são muitos, destacamos a presença de Fernando Relvas, regressado da Croácia há pouco tempo…
O acervo da Bedeteca inclui muitas centenas de publicações – d’O Mosquito, ao Jornal do Cuto, passando pela revista Tintin… O acervo está praticamente inventariado e em breve todas estas centenas de publicações estarão disponíveis para consulta. Uma bela notícia, para quem gosta de sentir o cheiro do papel das velhas edições…

NAS ESCOLAS

Este mês vamos estar em Castro Verde, a fazer uma acção de formação para professores de vários concelhos do Alentejo. Uma acção de formação com uma forte componente prática, já que o que se pretende é que sejam os próprios professores a realizar a sua primeira banda desenhada…

Fiquei agradado com a vinda de Belinda Gebbie ao próximo festival de BD de Beja!
É sempre curioso quando um autor de um famoso livro proibido vem a Portugal, não temos muitas oportunidades para conhecer grandes autores estrangeiros, quanto mais autores proibidos e neste caso a autora Belinda Gebbie, companheira de Alan Moore, que em conjunto com este deve ter o recorde da obra em Banda Desenhada que mais tempo demorou a fazer; para depois o livro ser proibido nos países ditos emblemas da democracia ocidental… o puritanismo é outra espécie de fanatismo religioso!

Bedeteca de Beja
Edifício da Casa da Cultura
Rua Luís de Camões
7800-508 Beja
Portugal
Telefones: (00351) 284313310 / (00351) 284313318
Telemóvel: (00351) 969660234
E-mail: bedeteca@cm-beja.pt
Site do Festival: www.festivalbdbeja.net

Horário de funcionamento da Bedeteca
De 3ª a 6ª, das 14h00 às 17h30 e das 19h30 às 23h00. Sábados das 14h00 às 20h00.
As exposições estão patentes ao público no mesmo horário, mas incluem o horário da manhã – das 9h00 às 12h30 – e as 2ªs feiras.