BD portuguesa em exposição na Polónia

Mais uma demonstração da internacionalização da banda desenhada portuguesa. Este fim-de-semana de 27 a 29 de Setembro, irá decorrer o Festival Internacional de BD de Lodz, na Polónia que conta com uma exposição de autores nacionais do The Lisbon Studio (TLS).

Esta mostra é uma produção de José de Freitas, com a curadoria de Bruno Caetano e textos de João Miguel Lameiras, e celebra o presente e o passado do TLS. Inclui a arte de doze ilustradores portugueses: Filipe Andrade, Jorge Coelho, Nuno Plati, Ricardo Tércio, Ricardo Venâncio, Joana Afonso, Bárbara Lopes, Dileydi Florez, Patrícia Furtado, Pedro Potier, Pedro Brito e Nuno Lourenço Rodrigues, e ainda de quatro outros artistas que estarão presentes em Lodz: Marta Teives, Ricardo Cabral, João Tércio e Nuno Saraiva, nos quais se centra a exposição.

Estes dezasseis desenhadores representam assim o nosso país através da sua arte exposta, mas não só. A editora Timof Comics edita uma antologia para o seu mercado interno, que compila histórias originalmente publicadas na colecção TLS Series, que vem saíndo em Portugal numa parceria das editoras Comic Heart e G. Floy Studio Portugal.

Criado em 1991, o Festival de Lodz é o mais importante Festival de Banda Desenhada da Polónia e do Leste europeu. Um Festival com uma grande ligação a Portugal e à BD portuguesa, traduzida na presença regular de artistas portugueses, como foi o caso de André Lima Araújo em 2018, e em projectos como o City Stories – Lodz. Uma parceria entre a AmadoraBD e o Festival de Lodz, que passou pela colaboração entre artistas portugueses e polacos na realização de histórias inéditas, de que resultou um livro e uma exposição na edição de 2010, onde estiveram presentes os criadores portugueses Ricardo Cabral, Rui Lacas, Filipe Andrade e Filipe Pina que, não por acaso, passaram todos pelo TLS.
Eu estarei por lá, acompanhando os autores do TLS e para apresentar uma comunicação sobre a BD portuguesa e conto trazer-vos aqui um punhado de imagens desta viagem ao Festival de Lodz.

  Death Note terá nova história em fevereiro!

 

Visitem o site oficial para mais informações: https://komiksfestiwal.com/

Fonte: Por um Punhado de Imagens

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *