BD: Lançamento – O Essencial de Calvin & Hobbes DE BILL WATTERSON (Grande Prémio Angoulême 2014)
CALVIN & HOBBES
O GRANDE CLÁSSICO DE BILL WATTERSON
AGORA TODO REEDITADO PELA GRADIVA
- Bill Watterson acaba de ser galardoado com o Grande Prémio de Banda Desenhada do Festival de Angoulême 2014.
A Gradiva, que lançou e publicou a obra completa de Bill Watterson, vai reeditar, a partir do mês de Fevereiro, todos álbuns da série. Já em Fevereiro, reedita O Essencial de Calvin & Hobbes.[fbshare]
Com o objectivo de divulgar junto das novas gerações (para adultos, jovens e crianças) uma série absolutamente única na história do cartoon, a Gradiva vai reeditar todos os álbuns que se encontravam esgotados.
A Gradiva iniciou a publicação da série Calvin & Hobbes em 1992 com um álbum com o mesmo título ao que se seguiu a publicação de todos os outros livros da colecção cujo enorme sucesso ditou na altura a reedição consecutiva da obra.
Para Guilherme Valente, editor da Gradiva, que, curiosamente, descobriu a série no jornal South China Morning Post de Hong Kong e a levou aos seus amigos do então nascente jornal Público, quando preparavam o número zero, que o acolheram com muito entusiasmo (mais particularmente Henrique Cayatte que logo o quis editar, de tal modo que Guilherme Valente costuma gracejar dizendo que o Calvin teve em Portugal dois pais) – «A obra de Bill Watterson é absolutamente única, um clássico, e, por isso, aproveitando o facto de as tiras estarem agora a ser republicadas pelo jornalCorreio da Manhã, decidimos relançar todos os álbuns investindo significativamente na promoção desse lançamento, porque achamos que a série merece absolutamente ser lida pelas novas gerações.»
Bill Watterson, o autor da série Calvin & Hobbes, nasceu em Washington DC em Julho de 1958. Formou-se em Ciência Política no Kenyon College em 1980 tendo começado a trabalhar de seguida no Cincinnati Post como cartoonista. As tiras Calvin & Hobbes foram publicadas pela primeira vez em Novembro de 1985 e hoje em dia estão traduzidas em mais de 40 línguas tendo vendido cerca de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.
Todas as obras de Bill Watterson publicadas pela Gradiva
Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.
Boa noticia..espero que agora a todos os volumes tenham o mesmo tamanho, os antigos(uns mais pequenos que outros)ficam feiotes na estante.