BD: Conferências de Banda Desenhada em Portugal 2013

Marta Monteiro Cartaz CBDPT 2013Já saiu o programa provisório do certame deste ano, a ter lugar no próximo dia 18 de Setembro, na Faculdade de Letras de Lisboa; assim como o cartaz oficial da autoria da Marta Monteiro. Os dois convidados internacionais deste ano são Ann Miller e Renaud Chavanne. [fbshare]

Tendo em conta as propostas apresentadas e aceites, aqui fica a programação provisória, ainda dependente de algumas confirmações.

Programa provisório

9h00 – Sessão de Abertura
Keynote address da convidada internacional Ann Miller (em inglês)
Keynote address de Renaud Chavanne (em francês)
10h50 Sessão 1 – Contextos e desterritorializações
Apresentações de Maria Clara Carneiro e Domingos Isabelinho
12h00 Sessão 2 – Forma, figura, sentidos
Apresentações de Hugo Almeida, Ana Matilde Sousa e Pedro Moura
14h30 Sessão 3 – Indisciplinando a história
Apresentações de Sofia Leal Rodrigues e João Paulo Duque Löbe Guimarães
15h10 Sessão 4 – No interior do meio
Apresentações de Pedro Cruz e Rafael Ferraz
15h40 Sessão 6 – Para além do meio
Apresentações de Conceição Pereira, Maria Clara Carneiro e Renatta Pascoal
Nota: todas as sessões terão intervalos de 10 minutos, pausa para almoço entre 13h10 e 14h30.

Artistas convidados:

Ann Miller – A primeira convidada internacional das CBDPT de 2013 é a Professora Doutora Ann Miller, que tem feito um trabalho notável no que diz respeito à facilitação do diálogo entre as várias frentes académicas existentes e a banda desenhada enquanto campo passível desse estudo, à divulgação e estudo aprofundado da banda desenhada de expressão francesa junto a um público anglófono (levando a que, em inglês, se distinga a “bande dessinée” dos “comics”), e através de uma série de abordagens que contribuem para o estudo da autobiografia em banda desenhada e o seu estudo narratológico.
Doutorada em Newcastle, trabalhou durante anos como professora e formadora de professores, ocupando a partir de 1997 um cargo académico na Universidade de Leicester, onde se tornaria Senior Lecturer em Francês até terminar as suas funções enquanto professora a tempo inteiro, em 2010. Hoje é University Fellow dessa mesma universidade.
Os seus temas de investigação principais gravitam, para além da banda desenhada, em torno da literatura e do cinema francês.
Em 2007 publicaria Reading bande dessinée: critical approaches to French-language comic strip (Intellect), fundamental e importante volume que introduz, de certa forma, os investigadores de banda desenhada a várias das perspectivas disciplinares passíveis de aplicabilidade sobre essa área creativa (da narratologia às análises permitidas pelos Cultural Studies, não descurando os enquadramentos históricos e sociais). Crítica do Lerbd aqui.
Foi co-editora, com Natalie Edwards and Amy Hubbell, e tradutora do volume Textual Visual Selves, Photography, Film and Comic Art in French Autobiography (Nebraska University Press, 2011), contribuindo com um artigo sobre autobiografia na banda desenhada francófona.
É ainda uma das três editoras fundadoras da revista bianual académica European Comic Art, e traduziu o volume Bande Dessinée et Narration de Thierry Groensteen (Comics and Narration, Mississippi University Press, 2013).
Presentemente está a trabalhar em dois volume em colaboração. Um com Bart Beaty, traduzindo textos teóricos francófonos (a sair pela Universidade de Louvaina) e outro com Murray Pratt, intitulado Approximately Autobiographical (a sair pela Universidade do País de Gales), sobre autobiografia em banda desenhada francesa.
A presença de Ann Miller nas CBDPT deve-se ao apoio da FCT e do FIBDA.

  Holy #2 - Um Anjo Caído

Renaud Chavanne – O segundo convidado internacional é Renaud Chavanne, que tem trabalhado de uma forma sistemática, para não dizer sistémica, em torno das questões sobre a composição formal da banda desenhada, isto é, a estruturação das vinheta num plano visual específico.
Tendo estudado filosofia e árabe, Renaud Chavanne desdobrou-se em funções, desde consultor informático a jornalista e poeta digital, tendo escrito e publicado muito nessas áreas respectivas, chegando mesmo a fundar uma empresa do ramo da informática.
No que diz respeito à banda desenhada, o seu interesse vem desde a adolescência, tendo sido argumentista para um par de projectos. Já numa fase mais crítica e de análise, Chavanne contribuiu para os “fanzines académicos” Bananas, desde 1995, e depois a Critix, a partir de 2000. É nessas páginas que se começa a esboçar uma abordagem meticulosa que tenta sistematizar o seu estudo sobre as várias formas de organizar as vinhetas numa página, ou prancha, por variadíssimos autores nos mais díspares contextos, de maneira a que emergissem modos recorrentes e tipificados que pudessem, por sua vez, servir de ponto de partida para análises formais e apreciações críticas e históricas dos trabalhos. De certa forma bebendo dos primeiros passos feitos por autores tais como Pierre Fresnault-Deruelle, Benoît Peeters e Thierry Groensteen, Chavanne aprofundaria e sistematizaria esta questão em particular de um modo acabado (o que não implica a necessidade de contínua construção).
Um primeiro fruto dessa pesquisa aturada seria o livro Edgar P. Jacobs & le secret de l’Explosion (PLG, 2005; crítica do Lerbd aqui), dedicado exclusivamente a uma das referências mais populares da banda desenhada belga. Esse projecto estender-se-ia a um corpus alargadíssimo de autores, estilos, escolas, plataformas económicas, momentos históricos e localizações geográficas, com o monumental Composition de la bande dessinée (PLG, 2001; crítica do Lerbd aqui), o qual se tornaria de imediato uma ferramenta indispensável para estudar e pensar estas mesmas questões.
A presença de Renaud Chavanne em Lisboa é assegurada graças ao apoio da Nouvelle Librairie Française e o FIBDA. O autor ainda participará de uma pequena conferência informal no Lycée Français Charles Lepierre, em Lisboa.
Site do autor.

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *