Autores finlandeses no AmadoraBD 2019!

Contrariamente ao que tínhamos anunciado, já em Abril passado tinham sido confirmados os primeiros dois autores internacionais no Festival AmadoraBD deste ano de 2019.

São eles dois autores finlandeses convidados em parceria com a MMMNNNRRG.

Leia aqui a sua descrição pela editora portuguesa:

Tommi Musturi nasceu em 1975, é um dos autores mais excitantes num país onde onde surgem dezenas de autores excitantes! Desde miúdo que é um activista, começou por editar nos anos 90 singles de Noise Rock e zines de BD sob a chancela Boing Being, em que se destaca a antologia Glömp cujo último número explorou narrativas em três dimensões – número experimental, luxuoso e basilar que teve direito a uma exposição que passou pela Bedeteca de Lisboa em 2009.

Apesar de viver em Tampere é um dos elementos mais activos do atelier Kuti Kuti (de Helsinquia) que edita o muy psicadélico jornal de BD Kuti – um caso único no mundo, diga-se de passagem. No caso português participou nas antologias Quadrado (3ª série, Bedeteca de Lisboa), Mesinha de Cabeceira Popular #200 e no MASSIVE – ambas da Chili Com Carne – como ainda com um artigo para o jornal A Batalha.

Foram também publicado os livros To a stranger (Opuntia Books; 2010), Beating (MMMNNNRRRG; 2013) e O.O.M. (MMMNNNRRRG + Mundo Fantasma; 2017) dedicados à sua obra gráfica. Já nos visitou várias vezes entre elas na Feira Laica na Bedeteca de Lisboa (2009), Festival de BD de Beja (2014) e ZineFest.Pt (2017).

  Pennywise continua a liderar as bilheteiras

Os livros Caminhando Com Samuel e Simplesmente Samuel, com edição em nove países, têm lhe granjeado fama internacional, sendo que o primeiro título foi uma das obras seleccionadas para o livro de referência 1001 Comics you must read before you die.

Em 2018 a MMMNNNRRRG editou Antologia da Mente.

Benjamin Bergman quando era puto deve ter absorvido demasiado desenhados animados e bonecada em PVC, daí ser um autor do famoso atelier de Helsínquia Kutikuti.

Já nos visitou em 2009 numa Feira Laica na Bedeteca de Lisboa (2009) e até sobreviveu até hoje um mural seu na entrada da biblioteca, feita colectivamente com Tommi Musturi, Jarno Latva-Nikkola e Tiina Lehikoinen.

O Maximum Troll-On foi editado pela MMMNNNRRG em 2018.


A Morte Viva e Comanche (Análise BD)

 

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *