Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise: Uma Chama Imensa, de Ricardo Venâncio

Uma Chama Imensa de Ricardo Venâncio chegou às principais livrarias do país para contar uma história relacionada com o Benfica. Mas será que vale a pena para os fãs de Banda Desenhada?

A verdade é que, para mim, falar sobre o Benfica é algo que me está no sangue. Desde pequeno que lido com o Glorioso, que vou ver jogos da equipa de futebol e, mais recentemente, de andebol. É algo que me traz felicidade, tal como este livro que tem como premissa principal um jogador promissor para a equipa que joga no estádio da Luz.

Uma Chama Imensa

Uma Chama Imensa

A história que nos é contada é a de Yuri, um médio defensivo de 17 anos, prestes a assinar o seu contrato profissional pelo Benfica. No entanto, depois de uma série de situações infelizes, onde também está presente uma lesão, parece que está tudo perdido. Porém, existe uma chama imensa que surge dentro de Yuri e que o irá fazer prosseguir. Por um lado, parece muito uma história de “herói a zero e de novo a herói”, mas, ao mesmo tempo mostra uma parte do futebol a que não estamos habituados: a vida pessoal dos jogadores, o que acontece fora do campo. Além disso, fazem questão de nos fazer inúmeras vezes pensar: Quantos jogadores promissores não ficaram pelo caminho?

O livro

Em termos de arte, o livro é belíssimo. Mostra mesmo aquilo que queremos ver, sejam momentos de jogo, sejam momentos mais sentimentais e familiares, parecendo que o traço é perfeito para todos esses momentos. Além disso, o desenho das personagens melhora a cada página, como se de uma história passo-a-passo se tratasse. E mesmo momentos de jogo, em que estamos habituados a ver passos mais arriscados, estão profundamente bem ilustrados.

Quando à edição em sim tem o selo habitual de qualidade de A Seita e ComicHeart, com bom papel e encadernação. O formato também é muito bem escolhido para o tamanho das vinhetas e desenhos.

Uma Chama Imensa

No entanto, há algo que gostaria de falar sobre este livro: inicialmente foi concebido por Ricardo Venâncio para a série Sport, da editora belga Dupuis.  Este livro faz parte de uma coleção em que figuram outros clubes de futebol, alguns deles considerados os melhores da Europa. Com isto, também poderemos dizer que o Benfica encontra-se no mesmo estatuto que esses clubes e, a verdade é que, este livro é uma peça bastante curiosa para todos os fanáticos do Glorioso.

Uma Chama Imensa - capa

Uma Chama Imensa é um livro curioso. Tem um argumento algo básico mas que acaba por ser transcendental ao universo do futebol e por isso tanto poderá ser lido por fãs da modalidade como por quem não liga muito ao desporto. 

Resta concluir que este é um livro para todos, e que não devem tapar os olhos caso sejam de outras cores clubistas, mas como é óbvio, será sempre mais especial para os benfiquistas.

UMA CHAMA IMENSA
Argumento e arte de Ricardo Venâncio
72 páginas, formato 20 x 26 cm, cores, capa dura
PVP: 17€

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights