Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise: Moons of Darsalon | Jogos

Moons of Darsalon é um jogo que te irá desafiar com ação frenética ao mesmo tempo que também te vai obrigar a pensar se quiseres atingir os teus objetivos. Curioso?

Jogo: Moons of Darsalon
Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 4|5, Xbox One e Series S/X
Versão testada: PlayStation 4
Editora: Dr. Kucho! Games 

Moons Of Darsalon

Moons of Darsalon é um jogo de plataformas de ação com um forte toque retro, onde o objetivo principal é salvar todas as personagens espalhados pelos níveis.

Faz-te lembrar Lemmings? Tens razão, é baseado neste clássico jogo publicado pela Psygnosis em 1991, mas é muito mais que isso. E se te disser que consegue misturar elementos de jogos de ação ao estilo de Metal Slug? É verdade, o jogo funde o planeamento estratégico com ação intensa como nunca tinha visto antes e acaba por proporcionar uma experiência que é ao mesmo tempo nostálgica e desafiante.

De que se trata Moons of Darsalon?

Equipas de darsanautas ficam perdidas durante as suas missões de mineração nas diversas luas do planeta Darsalon. O nosso objetivo é completar várias missões de resgate, nas quais teremos de guiá-laos até à estação base mais próxima. Eles irão usar a sua própria IA para seguir as nossas instruções e obedecer às nossas ordens. No percurso até à base, precisamos de os proteger dos perigos e inimigos, utilizando a sua arma laser, a mochila a jato, pilotando veículos terrestres e aéreos, destruindo o terreno e até mesmo criando novos caminhos com a arma de criação de terra.

Moons Of Darsalon

O que esperar?

Moons of Darsalon é antes de mais, bem divertido. A física do jogo é totalmente interativa e realista, proporcionando uma experiência imersiva, tanto nos movimentos dos personagens como na condução de veículos off-road, cuja simulação detalhada aumenta o desafio e a autenticidade da jogabilidade.

Como em Lemmings, no percurso será essencial destruir terrenos e criar novos caminhos com a arma de criação de solo, permitindo superar obstáculos e alcançar a base em segurança com os nossos resgatados. No entanto pelo caminho temos muitos inimigos para derrotar, e por isso temos de sacar a nossa arma laser, disparar como um louco e ter a pontaria afinada para que não haja vitimas do teu lado.

Toda a jogabilidade é altamente fluida, suave e feita com bastante eficácia. Confesso no entanto que me custou um pouco a habituar-me aos comandos, mas assim que se apanha o jeito não é assim tão complicado.

O facto de que para cumprir as missões com sucesso termos de dar ordens aos nossos companheiros NPCs através de comandos de voz para garantir que nos seguem e obedecem às instruções corretamente está muito bem conseguido. 

A atmosfera retro é reforçada por uma banda sonora de 8 bits, inspirada no icónico chip MOS 6581 (SID) de 1982, complementada por síntese de voz que intensifica a nostalgia. Os gráficos são gerados através de um pipeline de renderização exclusivo, que combina iluminação moderna com sprites 2D e modelos 3D pixelados em tempo real, tudo dentro de uma paleta de cores restrita para garantir uma estética clássica.

Para os mais nostálgicos terem uma experiência mais autêntica, é sempre possível aplicar o bom e velho filtro CRT! E as introduções a imitar o carregamento de jogos de ZX Spectrum, são totalmente deliciosas.

Moons of Darsalon

Conclusão:

Com uma mistura de estilos entre a ação e o planeamento equilibrada e muito bem conseguida, fazendo-nos pensar como ultrapassar obstáculos num momento, como suar como um maluco nas partes mais intensas, Moons of Darsalon é um jogo que se destaca pela esta abordagem única de amalgamar dois géneros num formato único de plataformas retro. Se aprecias jogos que te desafiam a pensar, mas ao mesmo tempo dar uso aos teus polegares em rápidos reflexos, esta pode ser uma excelente escolha.

Classificação:

8/10

 

 

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights