Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise: Flora e Bambu Volumes 1 e 2

Flora e Bambu, criação de Cathon (autora e ilustradora), chegaram até nós em duas das mais recentes edições da chancela “lilliput”, da Penguin Livros, em português.

Flora e BambuCom duas aventuras dirigidas aos mais pequenos, mas que podem muito bem ser apreciadas pelos mais graúdos (como aqui em casa aconteceu), vivemos, em “Em Busca do Sono Perdido” e “O Ladrão de Folhas”, algumas peripécias com estes dois pequenos amigos, audazes e ingénuos investigadores, no bosque onde habitam com os seus amigos.

No primeiro livro, analisamos, em conjunto com os dois protagonistas, os motivos que levam a que Flora já não consiga hibernar, e uma possível solução para este seu grande problema, através de divertidas interacções com os restantes pequenos anfitriões de um mundo em miniatura. Já em “O Ladrão de Folhas”, tentamos perceber, com Flora e Bambu, quem anda a comer as folhas do Manjericão, solucionando, em conjunto, mais um mistério.

Flora e Bambu 2: O Ladrão de FolhasNo final, percebemos que estas são duas obras que ajudam os mais pequenos a retirar delas algumas lições e a perceber alguns valores essenciais, capazes de os ajudar pela vida fora, ao ajudar a moldar o seu desenvolvimento emocional, e a perceber a relação entre pares, bem como valores como a interajuda, ou a aceitação de diferenças. A leveza e o humor das suas ilustrações tornam estas duas fábulas em duas fantásticas aventuras visuais com as quais acompanhar as crianças, por exemplo, na hora de dormir, sendo duas belas formas de introduzir os mais pequenos no mundo das novelas gráficas, e criar bons hábitos de leitura.

Cada um dos livros, nesta edição lilliput, tem 48 páginas, e é apresentado em capa dura, com uma composição gráfica muito bonita e elegante.

Cathon, artista natural do Quebec, estudou artes visuais e publica histórias desde 2011. Tem um estilo muito particular, e o seu nome constou já entre os finalistas de alguns prémios no meio, nomeadamente no Festival de BD de Montreal. Esperamos que, de futuro, mais obras suas possam vir a ser-nos apresentadas, também na nossa língua.

Pode adquirir originais da autora em https://surtonmur.com/collections/cathon

Flora e Bambu

Flora e Bambu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *