Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise BD: Os Covidiotas – Segunda Vaga

Nos últimos dois anos, o Covid-19 influenciou toda a gente em todo o mundo e “Os Covidiotas – Segunda Vaga” do autor Luís Louro, é prova disso.

Muito ou pouco, tocou-nos a todos e como tal é natural que seja tema de livros e filmes.

Em Março de 2020 era anunciada a primeira morte por Covid em Portugal, e em Dezembro do mesmo ano foi administrada a primeira vacina no nosso país.

No entretanto, as opiniões, relatórios, notícias, debates, etc, cresciam de forma exponencial, nem sempre devidamente fundamentados, tudo fruto do total desconhecimento de uma nova pandemia.

Curiosamente os disparates evoluíram e espalharam-se a uma velocidade prodigiosa, em tudo semelhante à da doença, e Luís Louro inspirou-se nessa mistura de estupidez, ignorância e obscurantismo, para criar uma tira inspirada nas dos jornais americanos, retratando esta nova realidade.

Depois duma primeira vaga em que Portugal esteve em reclusão e do sucesso que a sua tira publicada na sua página do Facebook teve, seguiram-se outras vagas da epidemia e outros confinamentos.

Novamente fechado em casa, Luís Louro voltou a pegar nas canetas e nos pinceis e voltou à carga no Facebook. Com uma regularidade irregular, Louro encontrou novas fontes de inspiração em novas certezas, dicas, suposições, esclarecimentos, etc, que alimentavam os órgãos de informação e as redes sociais.

Pegando nos temas diários, criticou de forma mordaz as atitudes de parte da população portuguesa, criando uma nova série de tiras que mais uma vez deu a conhecer em primeira mão na sua página de Facebook,

E este talvez seja um dos problemas deste livro.

Se parte das tiras ainda se encontram disponíveis no Facebook do autor, qual a motivação para comprar um livro com essas mesmas tiras?

Para além disso, com o seu estilo de desenho muito característico, a parte gráfica da tira é muito simples e na maior parte dos casos, não acrescenta nada aos textos.

Algumas das situações são muito pontuais e muito datadas. Coisas que foram faladas durante uma semana e depois completamente descartadas, são atualmente tiras falhadas. Ao ler uma piada sobre compotas, tive de fazer um esforço para me lembrar o que motivou a tira.

O livro é editado em Fevereiro de 2022 e o episódio das compotas ocorreu em Dezembro de 2020. Acredito que algumas das pessoas que lerem agora o livro, vão falhar algumas das piadas.

A aposta da publicação terá sido talvez um pouco apressada. Teria sido melhor publicar apenas um livro com as melhores tiras e simultaneamente retirar as mesmas da web. Creio que o sucesso seria superior.

Tempo de leitura:

•           Os Covidiotas-Segunda Vaga – aproximadamente 25 minutos

Livro em capa mole em formato italiano com boa encadernação, com páginas em papel de boa qualidade e com excelente impressão. Preço justo para o tipo de livro.

Os Covidiotas - Segunda Vaga

OS COVIDIOTAS – SEGUNDA VAGA

Luís Louro

Editora: Ala dos Livros

Livro em capa mole com 80 páginas a preto e branco nas dimensões de 23 x 21 cm

PVP: 11,90 €

Entrevista a Luís Louro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.