Análise BD: CARLO ACUTIS – Um santo para a juventude.
Aproveitando um momento de grande atividade da Igreja Católica Portuguesa, as Edições ASA fizeram um lançamento inédito no seu catálogo e publicaram um livro sobre uma personagem religiosa, especialmente dedicado aos jovens. Leiam aqui a análise do livro CARLO ACUTIS – UM SANTO PARA A JUVENTUDE.
O grande evento do Verão de 2023 em Portugal foi a realização da 37ª Jornada Mundial da Juventude, que reuniu em Lisboa entre 1,5 e 2 milhões de jovens de todo o mundo. Para a realização de tal evento foi necessária uma demorada e complexa organização, em que os jovens portugueses foram peças fundamentais.
Aproveitando a boleia do evento e uma vez que no mercado da banda desenhada em Portugal, parece haver uma boa aceitação de todo o tipo de biografias (músicos, cientistas, filósofos, humanistas, militares, entre outros), foi agora a vez das Edições ASA apostarem num dos mais jovens santos da Igreja Católica que inclusive visitou Portugal: Carlo Acutis.
Tentou-se assim que o livro editado fosse ao encontro do momento e dos interessados, dando a conhecer a vida de um jovem italiano nascido em 1991 que teve uma vida como tantos outros jovens: praticava desporto, jogava jogos de computador e lidava muito bem com tecnologia informática. Não por acaso é conhecido como o “padroeiro da internet”.
Para além da vida comum a qualquer jovem, Acutis sempre mostrou um cuidado caritativo com quem o rodeava, bem como uma grande devoção à fé cristã. Assim, ao longo das 48 páginas deste livro podemos tomar conhecimento dos vários episódios da sua vida, bem como dos seus últimos momentos, pois Carlo Acutis foi vítima de uma leucemia fulminante em 2006 com 15 anos.
Esta obra de origem francesa surge na continuação de uma temática que desde de meados do século passado sempre foi muito comum às publicações franco-belgas e italianas – basta recordar que algumas das mais importantes revistas juvenis europeias do século passado, estavam direta ou indiretamente ligadas à Igreja Católica. Veja-se também as várias histórias de personagens religiosas publicadas nas revistas portuguesas, nomeadamente no Diabrete, Mundo de Aventuras, Cavaleiro Andante ou Pisca-Pisca.
O argumento desenvolve-se duma forma acessível a leitores de todas as idades e os desenhos são num estilo que mistura a “linha clara” europeia com os “comics” americanos, de forma a agradar ao público jovem. A paleta de cores é muito suave, variada a apelativa. A dinâmica de leitura é bastante fluída, conseguindo manter um nível de interesse para uma leitura contínua.
Ao contrário de outras ocasiões, desta vez as Edições ASA souberam jogar com as datas, lançando o livro em Julho de 2023, o mesmo mês em que chegava a Portugal, à igreja do local de Duas Igrejas em Braga, uma relíquia do santo e um mês antes da Jornada da Juventude.
Livro em capa dura com boa encadernação, com páginas em papel brilhante de boa qualidade e com excelente impressão. Preço ligeiramente abaixo do normal no mercado para o tipo de livro.
Tempo de leitura:
- Carlo Acutis – Um santo para a juventude – aproximadamente 30 minutos
Em França o livro foi editado através dum projeto de crowdpublishing, ou seja um financiamento coletivo, como apoio à publicação. Mas por cá creio que será um livro que certamente irá esgotar, tanto pela divulgação e venda nos meios eclesiásticos, como pelas ofertas que os pais, tios e avós católicos irão fazer aos mais novos. Talvez uma outra forma de conquistar novos leitores de banda desenhada…
CARLO ACUTIS – UM SANTO PARA A JUVENTUDE
Camille De Prévaux, Fabrizio Russo
Editora: Edições ASA
Livro em capa dura com 48 páginas a cores nas dimensões de 24 x 32 cm
PVP: 12,90 €
Se não está a ler ou não tem um livro na mão… By Jove, algo se passa!!!