Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise: A Sabedoria dos Deuses – Atena e Apolo

Da coleção “A Sabedoria dos Deuses”, os volumes dedicados a Atena e Apolo, foram as entradas mais recentes nas edições portuguesas. Leiam aqui a análise.

Já aqui se referiu a preocupação da Gradiva BD em editar livros com o intuito da divulgação científica e cultural. Porém não é apenas Guilherme Valente que pretende utilizar a BD para esse fim. Luc Ferry, antigo ministro francês da Juventude, Educação e Investigação também partilha dessa ideia.

Ligado ao ensino da Filosofia e da Ciência Política, Luc Ferry começou a ver com preocupação a quebra de estudantes naquelas duas áreas e também no estudo da língua grega e do latim, demonstrando a falta de interesse dos jovens nas áreas mais ligadas aos estudos clássicos.

Assim em 2016, depois de uma conversa com Erik Orsenna e Jacques Glénat, decidiu pedir ajuda à argumentista Clotilde Bruneau, já com alguma experiência na criação de BD histórica, para criar uma série de banda desenhada em que cada volume teria como foco uma personagem ligada à mitologia grega ou a um texto antigo grego como por exemplo a Ilíada ou a Odisseia.

Para criar mais algum interesse aos leitores, os volumes seriam desenhados por vários desenhadores coordenados por Didier Poli, para harmonizar os desenhos e verificar toda a iconografia, numa decisão nem sempre bem conseguida. O tipo de desenho escolhido foi a linha clara franco-belga, numa aproximação às linhas clássicas gregas, não só no desenho, mas também nas cores pastel utilizadas.

Luc Ferry

Para Luc Ferry “A mitologia grega é o modelo de uma espiritualidade laica” e por isso aproveita a coleção para navegar em águas que conhece bem, tentando passar a sua mensagem ao evocar questões filosóficas, como seja o lugar do ser humano no Universo, qual o sentido a dar à Vida ou a tentação que os seres humanos têm de se compararem aos deuses. Daí o título da coleção: “A Sabedoria dos Mitos”.

Para ajudar a essa análise, cada volume incluí no final um dossier pedagógico de oito páginas, com várias fotos e ilustrações. Nalguns casos este dossier, feito com grande rigor histórico, é quase fundamental para a compreensão da personagem e da sua envolvente com todo o restante mundo mitológico.

Em França os livros desta coleção têm tido tiragens regulares de aproximadamente 30.000 exemplares e no lançamento, estão normalmente no top 15 de vendas de BD. Já estão publicados trinta e sete volumes, mas em Portugal a Gradiva BD ainda só publicou seis. Para além disso a Gradiva BD não está a seguir a ordem de publicação francesa, o que atendendo ao nosso mercado faz todo o sentido, tentando o Editor captar o público com as personagens mais conhecidas.

Os maís recentes volumes cá publicados foram: Apolo e Atena, com os desenhos respetivamente do italiano Luca Erbetta e do brasileiro Carlos Rafael Duarte, dois livros com desenhadores diferentes mas naturalmente com um estilo gráfico muito parecido e claramente inspirado na linha clara franco-belga.

Apesar de originalmente terem sido publicados com 8 meses de diferença, curiosamente não é apenas no grafismo que os dois livros são parecidos. Em ambos os volumes os deuses têm uma especial atenção com o desenvolvimento dos filhos, parecendo lançar uma ponte entre os pais dos leitores e os deuses que têm um especial cuidado na educação dos filhos.

Ambos os volumes focam-se num acontecimento em especial. No caso de Apolo, das 48 pranchas, 18 delas são dedicadas ao seu nascimento, mas curiosamente não surge nenhuma referência ao nascimento da sua irmã gêmea Ártemis. Na parte final do volume surgem cenas algo violentas para um livro que se pretende educativo e filosófico. Quanto ao volume sobre Diana é o episódio das Gôrgonas que ocupa 11 das 48 pranchas, e a opção parece ter sido de só desenvolver alguns temas, como depois se descobre ao ler o dossier final.

Apesar de tudo, a dinâmica de leitura é boa, a arte e a cor são de grande qualidade, conseguindo manter um bom nível de interesse para uma leitura contínua dos livros. Todavia não me parece que os jovens abaixo dos 15 /16 anos seja o público alvo para estes volumes.

Livros em capa dura com boa encadernação, e excelentes capas, com páginas em papel brilhante de boa qualidade e boa impressão. Legendagem de fácil leitura. Preço normal para o tipo de livro.

Tempo de leitura:

  • Apolo – aproximadamente 35 minutos
  • Atena – aproximadamente 30 minutos

Com esta coleção os jovens leitores portugueses podem descobrir as figuras mitológicas gregas que deram origem a tantos protagonistas de aventuras ligadas a super-heróis e a romances para jovens como os de Rick Riordan, ou a jogos como o God of War, para além de vários filmes na televisão e no cinema.

É também uma boa porta de entrada para algumas questões filosóficas.

Sabedoria dos Mitos - Apolo

A SABEDORIA DOS MITOS – APOLO
Compra aqui com 10% de desconto e portes grátis.
Luc Ferry / Clotilde Bruneau / Luca Erbetta
Editora: Gradiva BD
Livro em capa dura com 64 páginas a cores nas dimensões de 24 x 32 cm
PVP: 16,50 €

A Sabedoria dos Mitos - Atena

A SABEDORIA DOS MITOS – ATENA
Luc Ferry / Clotilde Bruneau / Carlos Rafael Duarte
Editora: Gradiva BD
Livro em capa dura com 64 páginas a cores nas dimensões de 24 x 32 cm
PVP: 16,50 €

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.