Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Alix no Público

alixO Jornal Público já anunciou a sua nova colecção de Banda Desenhada, que irá “animar” o seu periódico, às quartas-feiras, a partir do dia 17 de Março. Vejam aqui a capa do primeiro tomo, e em exclusivo Central Comics, a capa já do 2º tomo!

Alix, de Jacques Martin, será uma colecção de 16 volumes composta apenas com reedições da extinta Edições 70. Aqui fica a listagem completa:

1. Alix o Intrépido
2. A Esfinge de Ouro
3. A Ilha Maldita
4. A Tiara de Oribal
5. Garra Negra
6. As Legiões Perdidas
7. O Último Espartano
8. O Túmulo Etrusco
9. O Deus Selvagem
10. Iorix, “O Grande”
11. O Espectro de Cartago
12. O Deus Vulcão
13. A Torre de Babel
14. Herkios, o Jovem Grego
15. Vercingétorix
16. O Cavalo de Troia

E as capas dos 2 primeiros volumes (clica nas imagens para ampliar):

Alix o Intrépido
Alix o Intrépido

A Esfinge de Ouro
A Esfinge de Ouro

O autor:

Jacques Martin nasceu em Estrasburgo, em 1921. Cedo descobriu uma paixão pelo desenho e pela história. Entre as Artes e os Ofícios recebe uma formação puramente técnica. Mais tarde, reconhecerá nesta aprendizagem as virtudes, incluindo um determinado rigor, que contribuirá para fazer dele – com Hergé e Jacobs- um dos três representantes principais da escola conhecida como a “de Bruxelas”. Entra para os estúdios Hergé em 1953, onde permanecerá dezanove anos durante os quais trabalhará em várias aventuras de Tintin, e publicará sete títulos da série Alix. Na década que se segue a sua separação dos estúdios, acelera o ritmo com nove títulos Alix . Em 1996, publica o 20º Alix, dirigindo Ó Alexandria, com Rafael Morales. O facto de se ter rodeado sempre de novos colaboradores, torna-o interessante, na medida em que lhe permite garantir a continuidade da série que criou. Os projectos são assim numerosos e, para muito, em vias de concretização.