Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

6 séries sobre crises sanitárias feitas antes da pandemia!

É comum ouvir-se dizer que a situação que estamos a viver hoje em dia com a pandemia parece coisa de filmes e séries. Não é para menos, pois as crises sanitárias sempre estiveram entre os assuntos preferidos na ficção, especialmente nas distopias.

Além disso, várias produções também exploravam histórias de pandemias passadas. Confira uma lista de 6 séries de TV que abordaram crises do tipo antes do coronavírus:

O Último Navio

O Último Navio, produzida pelo canal TNT, passa-se num mundo em que grande parte da população foi dizimada em decorrência de um vírus. Então, 218 pessoas que não foram afetadas pela doença isolam-se num navio em alto mar, com o objetivo de encontrar uma cura e salvar o resto do planeta.

The Americans

The Americans, que foi indicada ao Golden Globe Awards de 2019, não trata exatamente de uma crise sanitária, mas aborda profundamente o lado biológico e químico da guerra fria. Na história, os espiões russos infiltrados nos Estados Unidos têm que realizar diversas missões, entre elas, acompanhar a produção de vírus e bactérias em laboratórios, com o objetivo de descobrir o que o inimigo estava a planear.

The Hot Zone: a história do Ébola

Esta minissérie de 6 episódios, que teve transmissão da National Geographic Portugal, conta a história real da tenente que descobriu um  surto de ébola num centro de pesquisa nos Estados Unidos. A descoberta antecipada permitiu o controlo da doença, evitando muitas possíveis mortes em território norte-americano. O seriado é inspirado num livro com o mesmo nome.

Os Doze Macacos

Os doze macacos é uma série inspirada no filme homónomo de 1995. A história mistura uma crise sanitária com viagens no tempo, já que os protagonistas tem como missão principal voltar ao passado para tentar impedir o surgimento e o contágio de um vírus que destruiu boa parte da humanidade

The Last Man on Earth

Mesmo tratando de uma pandemia, The Last Man on Earth é uma comédia. Produzida pelo canal FOX, a série conta a história de um homem que sobreviveu sozinho a uma doença que matou toda a população mundial e passa a percorrer diferentes países em busca de outros sobreviventes.

Pandemic

Esta série da Netflix foi lançada na segunda semana de 2020 e acompanha o combate ao vírus da gripe em todo mundo e como os cientistas estavam a trabalhar para prevenir futuras pandemias. Quem assistiu antes do surgimento da covid-19, deve ter percebido como a chegada de uma nova epidemia mundial estava iminente. Inclusive, esse foi o alerta feito no último episódio da série. De acordo com números levantados pelo portal Saudável&Forte, quando a série foi lançada, houve um crescimento no interesse pelo termo pandemia, que pôde ser percebido através de um aumento nas buscas na internet. Entretanto, dois meses depois, este número explodiu, assim que a OMS declarou este estado em que vivemos.

Qual destas viste?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *