Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Tex volumes 3 e 4, d’A Seita, já disponíveis

Já saíram pela A Seita, “Tex Vol. 3: O Vingador” e “Tex vol. 4: Justiça em Corpus Christi” uma história em dois volumes, escrita por Mauro Boselli e desenhados por Stefano Andreucci e Corrado Mastantuono, respectivamente.

O volume 4 está neste momento em distribuição nas bancas, enquanto que o volume 3 irá para distribuição nas livrarias em meados de Junho (depois de ter estado em distribuição nas bancas em Março e Abril). Os dois volumes estão disponíveis nas livrarias especializadas em BD, e por encomenda directamente à editora.

Estes dois livros constituem um díptico.

TEX vol. 3: O VINGADOR

Tex - O Vingador

“…mataram o meu pai… vão todos pagar com a vida!”

Tex atravessou o Rio Grande em busca de justiça para os assassinos do seu pai. Mas um rancheiro poderoso alia-se com um bando de ladrões de gado, e coloca a sua cabeça a prémio. Procurado por pistoleiros fora-da-lei e xerifes corruptos, Tex Willer procura a ajuda de Juan Cortina, um desperado  que, tal como ele, decidiu fazer justiça pelas suas mãos, numa aventura sem tréguas, que nos leva de volta à juventude do herói!

Criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, Tex é um dos mais antigos cowboys da banda desenhada europeia, e a mais popular personagem dos fumetti italianos. Nesta colecção, alguns dos maiores desenhadores da BD italiana e mundial têm oportunidade de desenhar Tex em histórias criadas expressamente para a cor e para o formato mais ambicioso dos álbuns de BD franco-belga.

 

O Tex de Boselli e Andreucci cavalga a grande velocidade numa clássica narrativa western de vingança, onde o leitor vai encontrar o herói ainda muito jovem, atormentado pela violenta perda do pai. Os autores relatam-nos os eventos que vieram transformar um Tex vingador num fora-da-lei, uma oportunidade de reviver o passado do herói e compreender melhor toda a expressividade e psicologia da personagem, os valores que a moldaram, os homens que o formaram, no fundo a identidade de um justiceiro no seio de um Oeste colossal e épico. Ritmado, frenético e preciso, O Vingador apresenta-nos mais um capítulo do jovem Tex, comprovando que a sua juventude é um território com muito por explorar e cheio de potencial narrativo.

Bibliotecário, tradutor, escritor, Mauro Boselli (nascido em 1953) começa a colaborar com a Sergio Bonelli Editore como assistente de Gianluigi Bonelli, o criador de Tex. Tal como o seu mestre, Boselli adopta como estilo o espírito heróico da aventura clássica e os temas épicos do western. Ao longo dos anos, escreve para inúmeros títulos, assina uma história de Tex com Gianluigi Bonelli, e muitas das histórias hoje consideradas como clássicos do ranger. É também creditado pelo “renascimento” de Zagor, e em 2000, com Maurizio Colombo, cria Dampyr. Em 2011, a editora Mondadori publica o seu Tex Willer – Il Romanzo della mia Vita. uma biografia do herói bonelliano em forma de romance (com ilustrações de Fabio Civitelli). Desde 2012 é o editor-responsável de Tex, personagem que continua a escrever com dedicação e empenho. Até hoje já escreveu mais de trinta e cinco mil páginas de banda desenhada!

Stefano Andreucci nasceu em Roma, em 1962. A sua paixão pelo desenho vem de tenra idade, fruto da leitura de inúmeras séries de que a sua família era fã. Depois de estudos superiores em várias escolas de arte, Andreucci começa a trabalhar nos fumetti em 1986. Desde 1992 que trabalha para a Bonelli, primeiro em Zagor e depois em Dampyr. Em 2003, desenha a sua primeira história de Tex, tendo assinado várias outras ao longo dos anos seguintes. Trabalhou para várias editoras franco-belgas, e em 2018 torna-se num dos desenhadores de Deadwood Dick, série que conta as aventuras do cowboy afro-americano Nat Love, e que transpõe a obra homónima do escritor norte-americano Joe Lansdale para a BD.

Mais uma vez, a edição portuguesa de O Vingador apresenta um caderno de extras exclusivo, com uma entrevista a Stefano Andreucci e diversos esboços e estudos enviados expressamente pelo próprio desenhador.

“Não se deixem fascinar pelo álbum só porque é um belo objecto, bem cuidado e acabado: dêem-lhe uma hipótese também por representar de forma impecável a vitalidade e a frescura de uma personagem com mais de setenta anos, mas cuja juventude está bem longe de ter terminado.”

– Gli Audaci (blogue italiano de BD)

TEX vol. 3: O VINGADOR
Argumento de MAURO BOSELLI e desenhos de STEFANO ANDREUCCI
A Seita
56 páginas a cores, capa dura, formato 20 x 28
ISBN: 978-989-53382-4-5
PVP: 14€

TEX vol. 4: JUSTIÇA EM CORPUS CHRISTI

TEX vol. 4: JUSTIÇA EM CORPUS CHRISTI

“As serpentes espalham veneno… é da natureza delas… incriminaram-me, mas estou a tentar limpar o meu nome…”

Tex quer justiça! Acusado injustamente de ser cúmplice de uma quadrilha de ladrões de gado, o jovem vingador deverá enfrentar um bando de pistoleiros protegidos pelo xerife de Corpus Christi. Mas para isso, precisa de aliados. No entanto, em todo o Texas, apenas três homens estão do seu lado e dispostos a ajudá-lo no ajuste de contas final: o seu irmão Sam e os rangers Jim Callahan e Dan Bannion.

A conclusão da aventura iniciada em Tex: O Vingador!

Criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, Tex é um dos mais antigos cowboys da banda desenhada europeia, e a mais popular personagem dos fumetti italianos. Nesta colecção, alguns dos maiores desenhadores da BD italiana e mundial têm oportunidade de desenhar Tex em histórias criadas expressamente para a cor e para o formato mais ambicioso dos álbuns de BD franco-belga.

Continuação dos acontecimentos narrados em O Vingador, o jovem Tex é obrigado a enfrentar todos aqueles que o acusaram injustamente. Veloz com a pistola, inteligente na estratégia, e rodeado de verdadeiros amigos, Tex apresenta-se soberbo numa trama escorreita, onde Mauro Boselli ainda tem tempo para dedicar um conjunto de páginas que desenvolvem um pouco mais a figura do seu irmão Sam. Visualmente atraente, graças ao excelente trabalho de Corrado Mastantuono e do colorista Matteo Vattani, Justiça em Corpus Christi é mais um belo fresco sobre a juventude de um herói que teima em não envelhecer.

Bibliotecário, tradutor, escritor, Mauro Boselli (nascido em 1953) começa a colaborar com a Sergio Bonelli Editore como assistente de Gianluigi Bonelli, o criador de Tex. Tal como o seu mestre, Boselli adopta como estilo o espírito heróico da aventura clássica e os temas épicos do western. Escreveu para inúmeros títulos, assinou uma história de Tex com Gianluigi Bonelli, e é também creditado pelo “renascimento” de Zagor, e em 2000 cria Dampyr com Maurizio Colombo. Em 2011, a editora Mondadori publica o seu Tex Willer – Il Romanzo della mia Vita. uma biografia do herói bonelliano em forma de romance (com ilustrações de Fabio Civitelli). Desde 2012 é o editor-responsável de Tex, personagem que continua a escrever com dedicação e empenho. Até hoje já escreveu mais de trinta e cinco mil páginas de banda desenhada!

Corrado Mastantuono nasceu em Roma em 1962, tendo-se diplomado como desenhador de animação, actividade que vai desenvolver entre 1980 e 1989. Nesse mesmo ano, inicia a sua carreira na banda desenhada na Disney italiana, onde irá realizar cerca de 30 histórias nos primeiros dois anos, criar a personagem Bum Bum Ghigno (Bombom Sorriso, na versão brasileira em língua portuguesa) e ganhar o Topolino d’Oro em 1996. Em 1992 inicia a sua colaboração com a Sergio Bonelli Editore, que o lança em Nick Raider, até lhe entregar o desenho das capas desta série policial a partir do número 100 e até ao fecho da publicação. Passa para Magico Vento, e estreia-se em Tex em 2007, passando posteriormente a fazer parte da equipa de desenhadores da série. Actualmente autor de Tex e da Disney, Mastantuono idealizou uma versão humorística do western que pudesse fundir os dois mundos, com “Bum, un ranger in azione” (“Bom Willer”, na versão brasileira em língua portuguesa).

“De facto, paira uma aura quase mitológica sobre toda esta história, como convém na narração das origens de um ícone do fumetto, feita de grandes espaços, grandes feitos e grandes personagens. Com toda a certeza um must para todos os fãs do ranger bonelliano, mas também aconselhado aos apaixonados por uma boa história de aventuras, bem escrita e também bem desenhada”.

– Dimensione Fumetto

TEX vol. 4: JUSTIÇA EM CORPUS CHRISTI
Argumento de MAURO BOSELLI e desenhos de CORRADO MASTANTUONO
A Seita
56 páginas a cores, capa dura, formato 20 x 28
ISBN: 978-989-53382-5-2
PVP: 14€

One thought on “Tex volumes 3 e 4, d’A Seita, já disponíveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *