Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Sinapses, do Ivo Puiupo – Já tem lançamento marcado

Sinapses, do Ivo Puiupo, foi o vencedor do “Toma lá 500 paus e faz uma BD” – um concurso de Banda Desenhada da Chili Com Carne, para os seus associados – e já tem data de lançamento. Fará parte da colecção “Mercantologia”, que com este já vai em 17 números.

Sinapses, do Ivo Puiupo

Texto tirado do livro:

Há uma tentação de entender as histórias aqui como fazendo parte, alternadamente, de: 1) um diário; 2) registros de sonhos; 3) ideias para um filme. Decidimos uma vez por um e depois por outro mesmo sabendo que não é necessariamente uma coisa nem outra, nem apenas isso. Mas há alguma coisa de íntimo, como um diário, e há um prazer nas associações que se desenrolam, as ambiguidades e o aspecto sensorial dos sonhos. E há às vezes a imediatez de quem registra.

Só que não é só isso. É mais que isso porque são o que são, obras acabadas, mesmo que não pareçam encerradas. É como uma estrutura no ar ainda com o processo nu, transparente. Mas são verdadeiras pontes nos transportando para lugares desconhecidos, Puiupo na frente. Cada ponte, várias possibilidades de história, de literatura, de imagem e de gente. 

Provavelmente por isso podem parecer fragmentos de diário ou de sonhos, porque a matéria-prima dessas pontes (sinapses? Ou o que permite informação passar de uma célula a outra) é, basicamente, gente, essa coisa feita de sonhos. É realmente um livro feito de pessoas. Se comunicando, se desdobrando e se tocando. Transpondo pontes, ligando possibilidades ainda desconhecidas.

No meio de cada conto, podemos olhar para trás e imaginar de onde ele veio e para onde vai, como uma estrutura expansível que atravessa mais do que o que vemos. Podemos imaginar o que acontece antes do começo e depois do fim. Não é difícil imaginar também que estamos flutuando, como uma ponte às vezes nos faz imaginar.

No meio da travessia, de repente achei que estava assistindo a uma coleção de curta-metragens, com uma trilha sonora adequada, uma coleção de trilhas sonoras que viraram filmes. E esqueci da ponte, ou seja, lá onde estava e tudo virou um fluxo me levando, que é aquele momento em que eu me esqueci que devia escrever algo sobre o livro e tive que refazer todo o caminho de volta para me lembrar o que estava fazendo ali.

Que é o que um diário/ sonho/ filme deve fazer com a gente. Nos desorientar.

Fábio Zimbres 

"Sinapses" de Ivo Puiupo

116p. 15 x 21 cm p/b (48p a cores), edição brochada
PVP: 12€ (para não associados da Chili com Carne)

A sinopse do projecto pelo autor:

 
“Sinapses é um apanhado de Bandas Desenhadas que produzo desde 2019 e publico no meu Patreon mensalmente e que nunca foram impressos antes. O projeto inclui Vermilio: uma BD de 34 páginas que acompanha a jornada de Sôfi, uma jovem pessoa que tenta lidar com um acidente de trabalho que a deixou sem memórias; e uma série de histórias curtas, de 4 a 10 páginas cada uma.”

Sinapses do Ivo Puiupo é o próximo volume da colecção Mercantologia, e será lançado oficialmente a 17 de Dezembro na Tinta nos Nervos, com a presença do autor e uma pequena exposição (a confirmar).

Ivo Puiupo nasceu em 1996, em Lisboa e actualmente reside em São Paulo onde desenvolve a sua pesquisa com foco em narrativas sequenciais. O seu trabalho dialoga com BD, fotografia, pintura, som e suas intersecções. Faz parte do selo editorial Pepito Corp, do projeto musical FUGA e do coletivo de arte contemporânea BASA2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *