Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

“Sinapses” de Ivo Puiupo, vence o “Toma lá 500 paus e faz uma BD”

O júri da mais recente edição do concurso interno da CCC Toma lá 500 paus e faz uma BD decidiu, por unanimidade, dar o primeiro prémio ao trabalho “Sinapses”, de Ivo Puiupo.

Foram entregues onze propostas diferentes, e os cinco jurados decidiram dar como vencedor a este que  será um livro de cerca de 150 páginas a sair este ano na Mercantologia.

"Sinapses" de Ivo Puiupo

Segundo a sinopse do projecto:
 
Sinapses é um apanhado de Bandas Desenhadas que produzo desde 2019 e publico no meu Patreon mensalmente e que nunca foram impressos antes. O projeto inclui Vermilio: uma BD de 34 páginas que acompanha a jornada de Sôfi, uma jovem pessoa que tenta lidar com um acidente de trabalho que a deixou sem memórias; e uma série de histórias curtas, de 4 a 10 páginas cada uma.
 
"Sinapses" de Ivo Puiupo
 
“É de um imaginário rico (…) o formato de histórias curtas funciona muito bem. Dá para saltar de história em história, registo em registo, sempre sem aborrecer. (…) Apesar desta cacofonia, há uma voz que nos conduz e essa é sempre a mesma.”
 
“(…) sofisticada graficamente. Os desenhos são lindíssimos e as passagens de BD são frequentemente inspiradas.”
 
“(…) proposta madura e refrescante, tanto a nível narrativo como gráfico.
 
– São alguns dos testemunhos dos jurados.
 
"Sinapses" de Ivo Puiupo
 
Ivo Puiupo nasceu em 1996, em Lisboa e actualmente reside em São Paulo onde desenvolve a sua pesquisa com foco em narrativas sequenciais. O seu trabalho dialoga com BD, fotografia, pintura, som e suas intersecções. Faz parte do selo editorial Pepito Corp, do projeto musical FUGA e do coletivo de arte contemporânea BASA2.
 
 
A Associação Chili Com Carne agradece a todos os sócios que participaram nesta iniciativa, em especial aos que pagaram a sua quota anual e permitiram o prémio monetário – há mais de seis anos que as quotas anuais dos sócios têm como objectivo financiar o concurso “Toma lá 500 paus!” ao invés de serem apenas um mero “investimento” para o consumo das suas publicações.
 
"Sinapses" de Ivo Puiupo
 
Esta iniciativa tem ainda o apoio da Tinta nos Nervose relembramos que graças a este concurso foram já publicados oito livros:

O Cuidado dos Pássaros / The Care of Birds (vencedor 2013, com edição espanhola pela Penguin-Random House e francesa pela Rackham) de Francisco Sousa Lobo
Askar, o General de Dileydi Florez
O Subtraído à Vista de Filipe Felizardo
Acedia(vencedor 2015) de André Coelho
Nódoa Negra (vencedor 2018) de várias autoras
All Watched Over By The Machines of The Loving Grace (vencedor 2019) de vários autores.
Bottoms Up (vencedor 2020) de Rodolfo Mariano
Hoje não (vencedor 2021) de Ana Margarida Matos
 
Vejam também a entrevista a Marcos Farrojota onde fala também neste concurso:
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.