Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Robinson Crusoé – Clássicos da Literatura em Banda Desenhada vol. 13

Após a edição de Os Maias, Dom Quixote, Notre-Dame de Paris Os Três Mosqueteiros, entre outros, a 12 de outubro a Levoir e a RTP editam na coleção Clássicos da Literatura em BD, Robinson Crusoé, primeiro romance de Daniel Defoe, publicado originalmente em 1719.

Defoe foi comerciante, empresário, homem de ação, panfletário, jornalista, romancista, aventureiro, tudo isso durante um período particularmente turbulento da história de Inglaterra.

Robinson era um jovem com espírito aventureiro, que se rebela contra a vida pacata, metódica e rotineira da classe média de York, Inglaterra, decide fugir de casa e tornar-se marinheiro. Numa das suas viagens uma tempestade faz o navio onde estava a bordo naufragar. Único sobrevivente da tragédia, Crusoé consegue chegar a uma ilha deserta, nela permanecendo por mais de vinte anos.

Baseado na vida de Alexander Selkirk, Robinson Crusoé é uma obra fascinante pelas suas descrições, pelo modo engenhoso e imaginativo como este criava e usava os utensílios que conseguiu recuperar do navio e que o ajudavam a enfrentar o desamparo e a solidão, e como conhece e se relaciona com Sexta-Feira.

Robinson Crusoé é, como escreveu Defoe, uma narrativa ao mesmo tempo alegórica e histórica, uma abordagem do modo como um homem, que dedicado ao comércio, consegue sobreviver, graças ao engenho, numa altura em que bens e dinheiro de nada lhe servem.

No dossier o leitor encontra informação sobre o escritor, o romance e o contexto histórico em que foi escrito. O dossier tem a colaboração de Nicole Gabet.

Características Vol. 13
Adaptação e Argumento – Christophe Lemoine
Desenho – Jean-Christophe Vergne
Desenho/Cores – Canizales
Preço – 10,90€
Nº páginas – 64
Cor
Capa dura
Formato – 210 x 285 mm
PVP: 10,90€

One thought on “Robinson Crusoé – Clássicos da Literatura em Banda Desenhada vol. 13

  1. Hugo Jesus,
    Muito boa sua sequência da história de Robinson Crusoé!
    Sou professora de Geografia e, falando sobre as Grandes Navegações, passei um vídeo de curta sobre Robinson Crusoé e encontrei seus quadrinhos. Achei bem adequado e abrangente para trabalhar o tema, então imprimi sua produção. Agradeço por deixar disponível. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.