Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Quais os jogos que mais dividiram opiniões entre a crítica e os jogadores?

No universo dos jogos, é muito comum que a crítica especializada e os jogadores não estejam de acordo em relação às opiniões sobre um videojogo. Mas, você imagina quais foram os jogos que mais dividiram as avaliações até hoje? Para descobrir essa informação, o site The Toy Zone elaborou um levantamento intitulado “The Most Divisive Games of All Time”.

A equipa coletou informações de mais de 24 mil jogos na plataforma Metacritic, que reúne notas de utilizadores e de críticos. Então, os jogos com menos de 200 avaliações feitas por utilizadores foram eliminados da pesquisa. Depois disso, a nota média dos jogadores foi multiplicada por 10, permitindo uma comparação com as notas médias dos veículos especializados. Assim, foram descobertos os jogos mais controversos da história.

O primeiro lugar da lista vai para o FIFA 20. O jogo de futebol teve média de 78,51 pelos especialistas e de apenas 11,17 pelos jogadores (diferença de 67,4 pontos). A expectativa pelo lançamento era enorme, o que fez com que o título se tornasse o que mais cedo alcançou a marca de 10 milhões de jogadores na franquia. As novas mecânicas lançadas no jogo conquistaram os críticos. Entretanto, a maioria dos jogadores ferrenhos acabou passando raiva com a enorme quantidade de bugs presentes no jogo.

Em segundo lugar está o NBA 2K20, que ganhou 77,44 dos críticos e 11,96 do público, com diferença de 65,48 entre os valores. O Top 10 é completado com vários outros jogos de desportos, alguns das mesmas franquias dos “vencedores”: FIFA 21, Madden NFL 20, FIFA 19, NBA 2K18, Company of Heroes 2, Madden NFL 19 e Artifact, respetivamente.

Até a vigésima colocação da lista, todos os jogos receberam notas muito maiores dos críticos do que dos jogadores. Porém, na 21° colocação aparece o melhor exemplo de jogo que foi amado pelos jogadores e odiado pelos especialistas: Left Alive, exclusivo para Playstation 4 lançado em 2019. A nota média dos críticos para o jogo foi 37, enquanto a dos jogadores foi 83 – uma diferença de 46 pontos.

O segundo jogo da lista “Amado pelos jogadores e odiado pelos críticos” é Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Sky, que recebeu 54 dos especialistas e 89 do público. Completam o top 10 deste ranking Postal 2, Final Fantasy XV: Episode Gladiolus, Crystar, Terminator: Resistance, Knock Knock, Sonic Adventure, POSTAL 2: Sharing the Pain e Devil’s Third.

Outra curiosidade descoberta pelo levantamento, diz respeito às unanimidades. Os jogos de Nintendo 64 são os que possuem a maior aproximação entre as avaliações dos jogadores e dos especialistas. Entre todos os jogos da consola, a maior diferença registrada foi de apenas 8 pontos (Perfect Dark, de 2000, que recebeu 97 dos críticos e 89 do público). Além disso, todos os jogos presentes na lista dos mais polémicos da consola tem avaliações altíssimas. Por este motivo, muitos buscam reviver os sucessos até hoje: de acordo com números levantados pelo portal de auxílio ao consumidor Guia55, os emuladores de jogos antigos da Nintendo são os mais procurado na internet atualmente.

O segundo lugar na lista dos consolas com os jogos mais unânimes foi para a Game Boy Advance. A diferença máxima foi de 13 pontos, em Pokémon Emerald Verson, que ganhou 76 dos especialistas e 89 dos jogadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *