Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Principais tendências tecnológicas que vão marcar a área em 2023

Devido a este ambiente económico árduo, é um excelente momento para modificar como conduzimos os negócios e o nosso percurso profissional adotando novas soluções tecnológicas, ou aprender sobre as mesmas, para podermos beneficiar do avanço deste setor e utilizá-los como uma vantagem competitiva.

Vejamos quais as tendências tecnológicas que terão impacto este ano as quais recomendamos que as acompanhe.

Web development

As linhas de código estão à nossa volta no ano de 2022.

Hoje, a maioria dos indivíduos passa cada minuto acordado a interagir com algum tipo de código. A codificação é responsável pela grande maioria dos programas que usamos atualmente.

Se no seu caso, estiver a pensar se a codificação é o trabalho certo para si, deixe-nos orientar a sua decisão.

Deve primeiro compreender o que é a codificação, por vezes referida como programação, de modo a decidir se é um bom trabalho a seguir.

Em essência, é o processo no qual damos aos computadores um conjunto de instruções a obedecer. Os computadores podem ser programados para realizar uma única tarefa ou uma série de tarefas relacionadas. Através da programação, pode construir aplicações, websites, e outros programas de computador.

Atualmente torna-se mais simples seguir este percurso profissional devido à oferta de cursos na área.

Pode começar por procurar um curso de programação em Lisboa. Líder na Europa e com mais de 20 campus, a escola de tecnologia Wild Code School proporciona um sistema de aprendizagem imersivo e intensivo que o prepara para os desafios deste emprego no setor tecnológico.

Desde programas para iniciantes a avançados, a tempo inteiro ou pós-laboral, com a Wild Code School torna-se um web developer ou um data analyst em poucos meses, e ficar a dominar as principais tecnologias e linguagens de programação.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial começará a existir cada vez mais nas empresas em 2023. Qualquer empresa poderá tirar partido da capacidade da IA para desenvolver produtos e serviços mais inteligentes graças às simples e práticas interfaces que existem atualmente.

Esta tendência já é evidente em diversos setores que utilizam algoritmos ativados por IA para alcançar mais clientes e consequentemente tornar o processo de compra mais rápido e intuitivo, como no exemplo da criação de um algoritmo que analisa as preferências do utilizador.

Em 2023, as compras e entregas de mercadoria sem contacto serão cada vez mais populares, tendo o AI o papel de todo o processo para os consumidores.

Quase todos os trabalhos e todas as funções empresariais em todas as indústrias irão beneficiar da inteligência artificial e esta tendência não ficará apenas no ano 2023.

Metaverso

Até 2030, segundo os especialistas, o metaverso impulsionará a economia mundial, pelo que 2023 pode ser considerado o ano que determina o rumo do metaverso para os próximos dez anos.

Os campos da realidade aumentada (AR) e da realidade virtual (VR) irão desenvolver-se ainda mais. Este ano, a tecnologia avatar também irá progredir.

Quando interagirmos com outros utilizadores no metaverso, a presença que projetamos poderá assemelhar-se à forma como aparecemos no mundo real, e a captura de movimento permitirá mesmo aos nossos avatares adquirirem a nossa linguagem corporal e gestos particulares.

As empresas já utilizam tecnologias do metaverso como AR e VR para realizar formações, e esta tendência irá acelerar-se em 2023.

Tecnologias Ambientais

A cessação das emissões de carbono para podermos enfrentar a catástrofe do aquecimento global é um dos maiores desafios que o mundo enfrenta atualmente.

O hidrogénio verde, uma nova fonte de energia de queima limpa com quase nenhuma emissão de gases com efeito de estufa, continuará a avançar em 2023.

A criação de sistemas descentralizados de energia também irá ser uma tendência. Usando esta técnica, a produção distribuída de energia cria uma rede de pequenos produtores de energia e armazenamento colocados em bairros ou casas individuais e podem fornecer energia mesmo quando a rede principal está em baixo.

As grandes empresas de gás e energia controlam atualmente a maioria do nosso sistema energético, mas as iniciativas descentralizadas de energia conseguem democratizar a eletricidade a nível mundial, enquanto diminuem as emissões de carbono.

As empresas podem revolucionar os seus negócios, melhorar os seus produtos e aumentar a satisfação dos consumidores, mantendo-se a par dos mais recentes avanços tecnológicos.

Acompanhar estas tendências é crucial para aqueles que procuram trabalho, especialmente para aqueles que decidem tomar um caminho profissional diferente.

Estar consciente das mais recentes tendências tecnológicas dá-lhe a possibilidade de se manter no topo da sua vida profissional e de progredir.

Verified by MonsterInsights