Portugal pode receber nova nomeação aos Oscars
Para a próxima edição dos Oscars, volta a existir uma produção nacional na lista dos candidatos às nomeações das cobiçadas estatuetas douradas.
O filme “Um Caroço de Abacate”, de Ary Zara, é candidato às nomeações para os Óscars 2024, na categoria de Melhor Curta-Metragem, segundo a lista divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Entre muitos outros, este filme já foi distinguido com dois prémios que o tornaram elegível para os Óscares, um no Festival Internacional de Cine en Guadalajara, México, e outro no Outfest, nos Estados Unidos. A estreia mundial aconteceu no IndieLisboa.
Recentemente soube-se que Elliot Page, Matt Jordan Smith e Tuck Dowrey, da Pageboy Productions, passaram, a ser produtores executivos desta curta-metragem que se centra no encontro entre Larissa, uma mulher trans e Cláudio, um homem cis, numa noite em Lisboa, e que tem como protagonistas Gaya de Medeiros e Ivo Canelas.
“Um Caroço de Abacate” é uma produção de Andreia Nunes e Frederico Serra, da Take it Easy. A curta-metragem foi escrita e realizada por Ary Zara.
A decisão sobre quais, de entre a lista publicada agora, serão efetivamente os nomeados para a próxima cerimónia dos Óscares será revelada a 23 de janeiro.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.