Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Os 5 melhores mangás sobre desporto!

Quando pensamos em mangá, as histórias em banda desenhada típicas do Japão, pensamos automaticamente em aventuras de capa e espada, acção com octanas a mais no sangue e muito gore gratuito. E, no entanto, o desporto continua a ser um terreno fértil no que diz respeito às temáticas da BD japonesa.

Afinal de contas, o Japão é uma nação com um património desportivo muito vasto, rico e eclético. Por isso, não é de admirar que muitos dos artistas de manga tenham crescido a admirar os seus atletas favoritos enquanto jovens. Assim, à medida que o mangá tem vindo a tornar-se cada vez mais popular no mercado ocidental, também os livros sobre desporto foram ganhando destaque e relevo junto do público internacional.

Nas linhas seguintes escolhemos os 5 melhores mangás desportivos da actualidade.

5. SLAM DUNK

Começamos pelo basquetebol e por “Slam Dunk”, um mangá criado por Takehiko Inoue, um nome bem conhecido entre os amante desta arte japonesa. O seu traço hiper-realista destaca-se dos seus homónimos, dando aos seus livros uma experiência mais imersiva.

“Slam Dunk” é uma manga que reflecte o seu amor pelo basquete, inspirado claramente por Michael Jordan e pelos Chicago Bulls dos anos 90, criando uma fábula sobre uma jovem estrela que encontra no desporto um escape para a sua rebeldia. Uma das grandes mangas do momento.

4. DIAMOND NO ACE

O basebol é uma instituição no Japão e jogadores como Ichiro Suzuki, que brilhou nos Estados Unidos, apenas ajudou a catapultar ainda mais o amor por esta modalidade no país. Por isso, o basebol tem sido um tópico forte entre os artistas mangá.

“Diamond No Ace” é provavelmente uma das melhores mangas sobre este desporto, que se foca num grupo de renegados e desajustados que formam uma equipa de basebol no liceu. A típica história do underdog, com todas as marcas tradicionais dos épicos mangá.

3. EYESHIELD 21

O nome de Yusuke Murata é mais conhecido internacionalmente pela sua criação “One-Punch Man”, mas “Eyeshield 21” é outro dos seus trabalhos que merecem atenção. Criado antes do título de culto que lhe deu fama mundial, é uma manga sobre futebol americano e sobre um anti-herói que, apesar de não gostar da modalidade, é forçado a dedicar-se a esse desporto.

São mais de 300 livros e 20 milhões de cópias vendidas globalmente, que lhe garantem um lugar no top 5 das melhores mangas sobre desporto de sempre. Além disso, tem influenciado muitos outros livros do género, por ter sido um dos primeiros a debruçar-se sobre esse tópico.

2. HAJIME NO IPPO

Se os mangás são tradicionalmente histórias violentas, então um mangá sobre boxe parece um tema quase óbvio e natural. O boxe é também uma das modalidades mais populares no Japão, apesar de não parecer, e “Hajime No Ippo” é o melhor sobre esse tema.

No entanto, as histórias de “Hajime No Ippo” não se ficam pelas aventuras dentro do ringue e segue também as desventuras do seu protagonistas fora dele, numa série que se diz ter inspiração no campeão do mundo Roberto Duran. É ainda um mangaá sobre disciplina, foco e dedicação, que não tem nada de gore ou de apologia da violência.

1. HAIKYUU

Para terminar, uma manga sobre uma modalidade inesperada: o voleibol. Não é propriamente um desporto popular no Japão, mas “Haikyuu” é uma bom mangá, que merece todo o destaque nesta lista.

O livro segue o jovem Shoyo Hinata e o seu rival, Tobio Kageyama, numa disputa por um lugar na equipa de vólei do seu liceu, mas que se projecta também nas suas vidas sociais. No final, os dois acabarão por descobrir ter mais em comum do que pensavam, sendo uma manga com um coração de ouro e muito bem desenhada, com um traço extremamente único.

 

O desporto em geral continua a ser um tema que apaixona gente de todas as idades, credos e nacionalidades, o que explica bem o sucesso destes livros. E não só, basta ver como outros sectores têm crescido também. É o caso das apostas desportivas, por exemplo, com a proliferação de plataformas do género da Bettilt, os sites com novidades desportivas ou até mesmo os filmes e as séries de Hollywood dedicadas ao tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *