Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Oppenheimer: o filme IMAX do ano

Se este ano apenas assistir a um filme nas salas IMAX, que Oppenheimer seja a sua escolha!

Oppenheimer

Nos últimos anos, graças à versão IMAX digital, o cinema comercial popularizou-se nas salas de grande formato acabando assim por substituir os filmes documentais que eram até então exibidos.
Os filmes adaptaram-se para serem projectados nos grandes ecrãs IMAX, com muitas sequências filmadas com a tecnologia de ponta desenvolvida pela empresa canadiana IMAX Corporation. No entanto a tecnologia avançada da IMAX, que permite a imagem cristalina e sequências avassaladoras capazes de deslumbrar plateias, diferencia-se na indústria cinematográfica porque o seu equipamento … continuam apenas a filmar em película! Não existem câmaras digitais IMAX.

Oppenheimer
filmagens de “Oppenheimer”

Em novo vídeo promocional do próximo filme biográfico do realizador Christopher Nolan, Oppenheimer, para além de conhecer os bastidores das filmagens, é revelado como foi filmar para IMAX.
O vídeo mostra vários elementos do elenco e da equipa, incluindo o director de fotografia Hoyte van Hoytema e as estrelas Matt Damon e Robert Downey Jr., discutindo como o uso de câmaras IMAX ajudaram a dar vida à visão de Nolan.

Oppenheimer

Oppenheimer apresenta sequências filmadas em película a preto e branco IMAX. Algo que Nolan é o primeiro cineasta a fazer! 
Não acho que Chris seria capaz de fazer algo da maneira que todos outros fazem”, diz Matt Damon sobre o cineasta no clipe, com Robert Downey Jr. acrescentando: “Eu estava sentado no fundo de um ‘ 47 Packard com uma revista IMAX no colo tentando fazer esse plano e senti como se tivesse voltado às origens da grande escola de cinema.

 

Se se questiona sobre a qualidade de imagem obtida através da tradicional película, como é possível constatar no comparativo em baixo, a projecção IMAX 70mm permite uma resolução equivalente a 18K!
A projecção a partir de película de 70mm oferece uma resolução equivalente a 12/13K. A projecção de filme com recurso à solução tradicional, que durante tantos anos funcionou, em película de 35mm oferece ao espectador uma resolução equivalente a algo entre os 6K e os 8K.
Actualmente, os cinemas portugueses utilizam projectores digitais com resolução de 2K e 4K, com projecção através de lâmpada de Xenon ou Laser. 

Oppenheimer
As diferenças entre os formatos de imagem para a projecção em película e em digital e em IMAX

Oppenheimer foi filmado com uma combinação de câmaras IMAX de película de 65mm e grande formato 65mm. Ao contrário do cinema contemporâneo, em alguns países Oppenheimer será projectado a partir de película do mítico formato de 70mm e do formato comum de 35mm.
De acordo com a IMAX, Oppenheimer será projectado em apenas 30 salas de cinema em todo o mundo equipadas para o formato 70mm IMAX, de 15 perfurações e formato de imagem 1.43:1. 19 dessas salas localizam-se nos Estados Unidos da América, 6 no Canadá, 3 no Reino Unido e 1 na República Checa e 1 na Austrália.  Segundo o cineasta, assistir ao filme neste fomato permite que o ecrã “desapareça” dado a extrema qualidade da imagem, fazendo com que a imagem ganhe mais profundidade que se fosse projectada em 3D.
Em Portugal, o filme será apenas apresentado a partir de fonte DCP com resolução 2K e 4K, dependendo do disponível na sala. Oppenheimer será também projectado nas salas IMAX em Portugal a partir de fonte DCP.

A estreia de Oppenheimer está marcada para 20 de julho, uma semana após a chegada aos cinemas de Missão: Impossível – Ajuste de Contas: Parte Um. Tom Cruise percebeu que o seu filme terá apenas uma semana de projecção nas salas IMAX, motivo que o irritou e levou a contactar os principais exibidores de cinema norte-americanos – e não só – para os persuadir a não estrearem Oppenheimer nas salas de grande formato.

Oppenheimer
A película de “Oppenheimer” em projector de cinema de grande formato

Em Oppenheimer assiste-se à decisão de Christopher Nolan em recorrer a efeitos práticos para a cena de bomba atómica, apesar de ter sido bem mais barato e fácil usar efeitos digitais. Mas o cineasta procurava tornar o filme o mais autêntico possível.
Acho que recriar o teste Trinity sem o uso de efeitos digitais foi um grande desafio“, observa Nolan na imprensa especializada. “Andrew Jackson – supervisor de efeitos visuais, estava a bordo desde o início da produção – e procurou como poderíamos fazer muitos dos elementos visuais do filme de forma prática, desde a representação da dinâmica quântica e da física quântica até o teste Trinity, para recriar, com minha equipa, Los Alamos numa mesa no Novo México num clima extraordinário, muito do qual era necessário para o filme, em termos de condições muito duras lá fora – havia enormes desafios práticos.

filmagens de “Oppenheimer”

Escrito e realizado por Christopher Nolan, Oppenheimer é um thriller épico que puxa o público para o abissal paradoxo do enigmático homem que tem de arriscar destruir o mundo para o salvar.

O filme conta com Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer e Emily Blunt como sua mulher, a bióloga e botanista Katherine “Kitty” Oppenheimer. O vencedor de um Óscar®, Matt Damon, interpreta o General Leslie Groves Jr., diretor do Projeto Manhattan, e Robert Downey Jr. é Lewis Strauss, comissário fundador da Comissão de Energia Atómica dos Estados Unidos.

Oppenheimer

A nomeada a um Óscar, Florence Pugh, interpreta Jean Tatlock, e Benny Safdie é o físico teórico Edward Teller. A obra conta ainda com os papéis de Michael Anganaro como Robert Serber e Josh Hartnett como o cientista nuclear americano pioneiro, Ernest Lawrence.

Oppenheimer usufrui da participação do vencedor de um Óscar® Rami Malek e reúne Nolan com o ator, argumentista e realizador nomeado a 8 Prémios da Academia, Kenneth Branagh.

O resto do elenco inclui nomes como Dane DeHaan (Valerian e a Cidade dos Mil Planetas), Dylan Arnold (franchise Halloween), David Krumholtz (A Balada de Buster Scruggs), Alden Ehrenreich (Han Solo: Uma História de Star Wars) e Matthew Modine (O Cavaleiro das Trevas Renasce).

Oppenheimer
Filmagens de “Oppenheimer”

O filme é baseado no livro vencedor de um Prémio Pulitzer, American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e falecido Martin J. Sherwin. O filme é produzido por Emma Thomas, Charles Roven, da Atlas Entertainment e Christopher Nolan.
A 20 de julho nos cinemas portugueses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights