Oppenheimer: o filme IMAX do ano
Se este ano apenas assistir a um filme nas salas IMAX, que Oppenheimer seja a sua escolha!
Nos últimos anos, graças à versão IMAX digital, o cinema comercial popularizou-se nas salas de grande formato acabando assim por substituir os filmes documentais que eram até então exibidos.
Os filmes adaptaram-se para serem projectados nos grandes ecrãs IMAX, com muitas sequências filmadas com a tecnologia de ponta desenvolvida pela empresa canadiana IMAX Corporation. No entanto a tecnologia avançada da IMAX, que permite a imagem cristalina e sequências avassaladoras capazes de deslumbrar plateias, diferencia-se na indústria cinematográfica porque o seu equipamento … continuam apenas a filmar em película! Não existem câmaras digitais IMAX.

Em novo vídeo promocional do próximo filme biográfico do realizador Christopher Nolan, Oppenheimer, para além de conhecer os bastidores das filmagens, é revelado como foi filmar para IMAX.
O vídeo mostra vários elementos do elenco e da equipa, incluindo o director de fotografia Hoyte van Hoytema e as estrelas Matt Damon e Robert Downey Jr., discutindo como o uso de câmaras IMAX ajudaram a dar vida à visão de Nolan.
Oppenheimer apresenta sequências filmadas em película a preto e branco IMAX. Algo que Nolan é o primeiro cineasta a fazer!
“Não acho que Chris seria capaz de fazer algo da maneira que todos outros fazem”, diz Matt Damon sobre o cineasta no clipe, com Robert Downey Jr. acrescentando: “Eu estava sentado no fundo de um ‘ 47 Packard com uma revista IMAX no colo tentando fazer esse plano e senti como se tivesse voltado às origens da grande escola de cinema.”
New TikTok interview of Christopher Nolan about the Imax formats #Oppenheimer pic.twitter.com/NLiXmTlCIx
— Christopher Nolan Art & Updates (@NolanAnalyst) June 2, 2023
Se se questiona sobre a qualidade de imagem obtida através da tradicional película, como é possível constatar no comparativo em baixo, a projecção IMAX 70mm permite uma resolução equivalente a 18K!
A projecção a partir de película de 70mm oferece uma resolução equivalente a 12/13K. A projecção de filme com recurso à solução tradicional, que durante tantos anos funcionou, em película de 35mm oferece ao espectador uma resolução equivalente a algo entre os 6K e os 8K.
Actualmente, os cinemas portugueses utilizam projectores digitais com resolução de 2K e 4K, com projecção através de lâmpada de Xenon ou Laser.

Oppenheimer foi filmado com uma combinação de câmaras IMAX de película de 65mm e grande formato 65mm. Ao contrário do cinema contemporâneo, em alguns países Oppenheimer será projectado a partir de película do mítico formato de 70mm e do formato comum de 35mm.
De acordo com a IMAX, Oppenheimer será projectado em apenas 30 salas de cinema em todo o mundo equipadas para o formato 70mm IMAX, de 15 perfurações e formato de imagem 1.43:1. 19 dessas salas localizam-se nos Estados Unidos da América, 6 no Canadá, 3 no Reino Unido e 1 na República Checa e 1 na Austrália. Segundo o cineasta, assistir ao filme neste fomato permite que o ecrã “desapareça” dado a extrema qualidade da imagem, fazendo com que a imagem ganhe mais profundidade que se fosse projectada em 3D.
Em Portugal, o filme será apenas apresentado a partir de fonte DCP com resolução 2K e 4K, dependendo do disponível na sala. Oppenheimer será também projectado nas salas IMAX em Portugal a partir de fonte DCP.
A estreia de Oppenheimer está marcada para 20 de julho, uma semana após a chegada aos cinemas de Missão: Impossível – Ajuste de Contas: Parte Um. Tom Cruise percebeu que o seu filme terá apenas uma semana de projecção nas salas IMAX, motivo que o irritou e levou a contactar os principais exibidores de cinema norte-americanos – e não só – para os persuadir a não estrearem Oppenheimer nas salas de grande formato.

Em Oppenheimer assiste-se à decisão de Christopher Nolan em recorrer a efeitos práticos para a cena de bomba atómica, apesar de ter sido bem mais barato e fácil usar efeitos digitais. Mas o cineasta procurava tornar o filme o mais autêntico possível.
“Acho que recriar o teste Trinity sem o uso de efeitos digitais foi um grande desafio“, observa Nolan na imprensa especializada. “Andrew Jackson – supervisor de efeitos visuais, estava a bordo desde o início da produção – e procurou como poderíamos fazer muitos dos elementos visuais do filme de forma prática, desde a representação da dinâmica quântica e da física quântica até o teste Trinity, para recriar, com minha equipa, Los Alamos numa mesa no Novo México num clima extraordinário, muito do qual era necessário para o filme, em termos de condições muito duras lá fora – havia enormes desafios práticos.“

Escrito e realizado por Christopher Nolan, Oppenheimer é um thriller épico que puxa o público para o abissal paradoxo do enigmático homem que tem de arriscar destruir o mundo para o salvar.
O filme conta com Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer e Emily Blunt como sua mulher, a bióloga e botanista Katherine “Kitty” Oppenheimer. O vencedor de um Óscar®, Matt Damon, interpreta o General Leslie Groves Jr., diretor do Projeto Manhattan, e Robert Downey Jr. é Lewis Strauss, comissário fundador da Comissão de Energia Atómica dos Estados Unidos.
A nomeada a um Óscar, Florence Pugh, interpreta Jean Tatlock, e Benny Safdie é o físico teórico Edward Teller. A obra conta ainda com os papéis de Michael Anganaro como Robert Serber e Josh Hartnett como o cientista nuclear americano pioneiro, Ernest Lawrence.
Oppenheimer usufrui da participação do vencedor de um Óscar® Rami Malek e reúne Nolan com o ator, argumentista e realizador nomeado a 8 Prémios da Academia, Kenneth Branagh.
O resto do elenco inclui nomes como Dane DeHaan (Valerian e a Cidade dos Mil Planetas), Dylan Arnold (franchise Halloween), David Krumholtz (A Balada de Buster Scruggs), Alden Ehrenreich (Han Solo: Uma História de Star Wars) e Matthew Modine (O Cavaleiro das Trevas Renasce).

O filme é baseado no livro vencedor de um Prémio Pulitzer, American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e falecido Martin J. Sherwin. O filme é produzido por Emma Thomas, Charles Roven, da Atlas Entertainment e Christopher Nolan.
A 20 de julho nos cinemas portugueses.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.