Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Onde assistir às curtas dos Oscars

Neste momento histórico para o cinema português, com Ice Merchants nomeado para os Óscares da Academia de Cinema Americana, aumenta a curiosidade em conhecer os demais curtos filmes nomeados. A seguir encontra reunida a informação, e até ligações, que permite assistir a alguns dos filmes nomeados nas três categorias de curtas-metragens: de animação, documental e em imagem real.
A lista completa dos nomeados aos Oscares está disponível aqui.



Da categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação já pode assistir a:
O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo
A curta-metragem de animação realizada por Peter Baynton e Charlie Mackesy e escrito por Jon Croker e Mackesy adapta a inspiradora obra de Charlie Mackesy. Disponível na plataforma AppleTV+ desde 24 de dezembro de 2022.



The Flying Sailor
Do Canadá chega a curta-metragem de animação inspirada em factos verídicos, com realização de Amanda Forbis e Wendy Tilby (nomeadas ao oscar para Melhor Curta-Metragem de Animação em 2012 com Wild Life). Estreou no Festival de Animação de Annency.
A publicação The New Yorker disponibiliza a curta-metragem na íntegra.


My Year of Dicks
Curta-metragem norte-americana, realizada por Sara Gunnarsdóttir, criada e escrita por Pamela Ribon. O filme baseia-se nas divertidas memórias de Pamela Ribon, Notes to Boys: And Other Things I Shouldn’t Share in Public.
A curta-metragem recebeu inúmeros elogios de festivais internacionais de cinema , incluindo o Festival de Annecy, SXSW Film Festival e o Brooklyn Film Festival. A cineasta disponibiliza My Year of Dicks no Vimeo.
 

An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It
Da Austrália chega a curta-metragem escrita e realizada por Lachlan Pendragon. Esta é a história de um operador de telemarketing que, quando confrontado por uma misteriosa avestruz que fala, descobre que o universo é uma animação em stop motion.
Na internet apenas está disponível o trailer da curta-metragem.


Ice Merchants
A curta-metragem de animação portuguesa foi escrita e realizada por João Gonzalez.
Com 14 minutos de duração, esta  história sobre o amor familiar foi a primeira animação portuguesa a ser premiada no Festival de Cinema de Cannes, onde estreou no âmbito da Semana Internacional da Crítica de 2022.
A curta-metragem anda não foi comprada para distribuição em Portugal, seja pelos canais de televisão tradicionais, ou pelas plataformas de streaming em Portugal, ou pelo circuito comercial das salas de cinema nacionais. Entretanto, a curta-metragem tem sido projectada em alguns eventos cinematográficos.
Pela internet é possível assitir ao trailer e ao Making-Of




Da categoria Melhor Curta-Metragem, pode assistir a
Le Pupille
Esta é um curta-metragem realizada e escrita por Alice Rohrwacher, e produzida por Alfonso Cuarón (Roma, Gravidade, Os Filhos do Homem). O filme foi filmado em Super 16 e em 35 mm e estreou no Festival de Cinema de Cannes, antes de ser projectada em vários outros festivais. Foi lançado no serviço de streaming Disney+ a 16 de dezembro de 2022.


Restantes títulos nomeados na categoria, e cujas curtas ainda se encontram indisponíveis: An Irish Goodbye, Ivalu, Night Ride, The Red Suitcase.

Da categoria Melhor Curta-Metragem Documental, pode assistir a:
Raghu, O Elefante Adoptado
Está disponível na Netflix, desde 8 de dezembro de 2022, a história do casal do sul da Índia que se dedica a cuidar de um bebé elefante órfão. Juntos, eles formam uma família como nenhuma outra e ajudam -se nas crises e desafios.


Haulout
Evgenia Arbugaeva e Maxim Arbugaev realizam a curta-metragem de 25 minutos, cuja acção se passa na vastidão desolada do Ártico russo, onde um cientista aguarda observar um evento natural.
A curta-metragem é disponibilizada  na íntegra pela publicação The New Yorker.


O Efeito Martha Mitchell
O documentário realizado por Anne Alvergue traça o perfil da esposa do procurador-geral dos EUA na era Nixon, que foi apelidada de louca por fazer denúncias contra o governo no caso Watergate.
Está disponível na Netflix desde junho de 2022.


Stranger At The Gate
O cineasta Joshua Seftel retrata a história de um antigo fuzileiro que planeava atacar os muçulmanos em Indiana – até um encontro inesperado com a fé.
A curta-metragem foi disponibilizada  na íntegra pela publicação The New Yorker.


How Do You Measure a Year? também está nomeado na categoria, mas não se encontra disponível online. O filme de Jay Rosenblatt, onde é mostrado o processo de crescimento da sua filha ao longo de 17 anos, foi apresentado no IndieLisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *