Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Morte no Nilo: curiosidades do novo filme da obra de Agatha Christie

Sabia que as primeiras imagens de MORTE NO NILO foram filmadas em 2019, no Reino Unido? Ou que as pirâmides e estátuas egípcias que aparecem no filme são, na realidade, cenários construídos à medida? A duas semanas da estreia do novo filme de crime, mistério e paixão, da 20th Century Studios, descubra estas e outras curiosidades de MORTE NO NILOque estreia dia 10 de fevereiro, só nos cinemas.


A Produção
De forma a criar a energia e emoção dos lugares exóticos para onde Agatha Christie transporta os leitores dos seu livros, este filme foi filmado com câmaras de 65mm, uma forma de filmagem bastante imersiva e especialmente adequada a um filme com um grande elenco, como neste caso.
Para mim, o escapismo e o transporte são totais. É uma experiência maravilhosamente imersiva e ilusória, muito cheia e densa. A profundidade, os detalhes, a oportunidade de replicar a experiência da visão humana, são absolutamente valiosas”, refere Kenneth Branagh.

 

Kenneth Branagh em “Morte no Nilo”

Jim Clay, designer de produção, decidiu fundamentar a história, tanto quanto possível, com cenários físicos. As filmagens começaram no parque aquático de Cotswolds, onde um mercado de especiarias egípcio foi criado, com os lagos de Cleveland fazendo de Rio Nilo. De lá, a produção mudou-se para os estúdios Longcross e Stage 1, onde partes do Hotel Cataract de Assuão foram recriadas.
Os cineastas visitaram o hotel verdadeiro no início da pré-produção e trabalharam incansavelmente para projetar o enorme cenário que transmite toda essa grandeza e glamour.
Eu usei uma mistura de vários estilos de arquitetura do Egito na década de 30 e construímos o nosso próprio cenário, composto especificamente para os requisitos do guião (casamento de Simon e Linnet, festa de casamento, chegada ao Egito)”, refere Clay.
O cenário incluía o lobby, amplos salões abertos, chão de mármore, maravilhosos arcos, uma grande varanda e escadaria, bem como um pátio externo e área de cais. Usando chapas de madeira com acabamentos decorativos em gesso, o departamento de construção montou pré-fabricados nas oficinas antes de erguer as estruturas no cenário, durante um total de 13 semanas.

Kenneth Branagh é Hercule Poirot em “Morte no Nilo”

Recriar o grande templo de Abu Simbel, com as quatro estátuas antigas de Ramsés, o Grande, foi outro projeto que envolveu bastante trabalho e uma grande construção. O cenário foi construído com as dimensões exatas do templo original, com cerca de 21 metros de altura e 30 metros de largura, com a área circundante ajardinada e coberta de areia, demorando cerca de 16 semanas a ser completado.

 

Mas de todos os cenários extraordinários, a construção mais majestosa foi a do S.S. Karnak, o enorme barco a vapor de luxo, com toques asiáticos e interiores requintados, construído nos estúdios Longcross.
Kenneth Branagh queria que o barco parecesse ameaçador e que se assemelhasse a um tubarão a navegar as águas perigosas do Rio Nilo. Clay e a sua equipa estudaram a frota de Thomas Cook, que fazia estes percursos pelo Nilo, pegaram em elementos de cada um desses barcos e projetaram o seu próprio.
Estruturalmente, o barco foi um grande desafio, com 72 metros de comprimento, 15 metros de largura, 13 metros de altura e pesando 225 toneladas, a sua fabricação começou no final de junho de 2018 e levou um total de 30 semanas para construir. Para o interior do barco, os cineastas optaram por tons mais brilhantes, ensolarados e neutros para a paleta de cores, sendo o resultado uma sensação contemporânea leve e arejada dos anos 30.
Não queríamos estar errados em relação ao período, mas também não queríamos ficar presos a ele”, refere Clay. Ao tornar o visual seu, ele incorporou uma grande quantidade de vidro no design, o que forneceu profundidade às filmagens, para que algo que acontecesse além da imagem principal, pudesse ser visto.
O Ken adorava fotografar através do vidro biselado, que então refrata a imagem e a duplica, o que é bastante útil nos momentos reais de interrogatório de Agatha Christie”, refere.

Armie Hammer, Gal Gadot e Emma Mackey em “Morte no Nilo”

O Guarda-Roupa
O guarda-roupa deslumbrante de MORTE NO NILO foi criado pelo nomeado ao OSCAR® Paco Delgado, na sua primeira colaboração com o realizador/produtor Kenneth Branagh. O figurinista foi imediatamente atraído pelo desejo de Branagh de trazer uma sensação de modernidade à década de 30. “Ken queria uma abordagem muito elegante e contemporânea do período, em vez de apenas uma reprodução”, refere Delgado. Para Delgado, não se tratava de estabelecer a hierarquia social dos anos 1930, ele queria que o público sentisse que estas personagens são reflexos muito mais próximos de si mesmos. O figurinista estudou a época, identificando formas e desenhos, cores, padrões e ideias, tudo com a visão de Branagh em mente, o guarda-roupa reflete a paleta de cores e a leveza dos tecidos de verão, sendo consistente com as cores das cabines do barco. Era crucial que a roupa transmitisse calor, por causa do cenário egípcio da história, mas também para enfatizar a atração sexual entre Simon Doyle e Linnet Ridgeway.

Gal Gadot e Emma Mackey em “Morte no Nilo”

Aproximadamente 92% dos figurinos foram criados à mão por Delgado e pela sua talentosa equipa de artistas, perfazendo um total de aproximadamente 150 roupas. Uma vez que o filme retrata um tipo de pessoas da alta sociedade, o objetivo era que o estilo destas personagens elegantes se refletisse nas roupas, o que tornou bastante mais difícil a tarefa de encontrar coisas já feitas.


Baseado no romance de 1937 de Agatha Christie, MORTE NO NILO é um ousado thriller de mistério sobre o caos emocional e as consequências mortais desencadeadas pelo amor obsessivo.

As férias do detetive belga Hercule Poirot,no Egito, a bordo de um glamoroso navio cruzeiro,transformam-se numa procura terrível por um assassino,quando a lua de mel idílica de um casal perfeito é tragicamente interrompida. Situado num cenário épico de paisagens desertasarrebatadoras e as majestosas pirâmides de Gizé, este conto de desenfreada paixão e ciúme incapacitante apresenta um grupo cosmopolita de viajantes impecavelmente vestidos, e voltas e reviravoltas suficientes para deixar o público expectante até ao chocante desfecho final.

Kenneth Branagh, Tom Bateman, Annette Bening, Russell Brand, Ali Fazal, Dawn French, Gal Gadot, Armie Hammer, RoseLeslie, Emma Mackey, Sophie Okonedo,Jennifer Saunders e Letitia Wright num filme escrito e realizado por Kenneth Branagh.


MORTE NO NILO, estreia dia 10 de fevereiro de 2022, só nos cinemas.
© 2021 20th Century Studios. All rights reserved.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.