Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

BD: Lançamento – A Coleção Oficial de Graphic Novels Vol. 28: Marvel – 1602

Marvel 1602 página 1O ano é 1602. À medida que a Era Isabelina se aproxima do fim, a Inglaterra é abalada por tempestades inexplicáveis e boatos de poderosos seres inumanos que observam a Terra. Por toda a Europa, heróis e vilões estranhamente familiares, incluindo Nick Fury, Homem-Aranha, X-Men e Doutor Destino, são arrastados para um tortuoso plano de traição e perfídia. Um plano que pode muito bem significar o fim do seu mundo.” [fbshare]

Quando foi anunciado que o Neil Gaiman ia escrever uma mini-série para a Marvel, os fãs ficaram loucos, a tentarem adivinhar o que ele iria escrever. Quem conhece a obra de Gaiman, sabe que os romances e a banda desenhada dele são frequentemente uma mistura inteligente de contos de fadas e mitologia, adicionados a personagens enigmáticas e pós-modernas, tudo somado a uma influência nitidamente gótica. Marvel 1602 página 2Por esse motivo, muitos imaginariam que ele iria virar-se para as personagens sobrenaturais da Marvel – Doutor Estranho, Motoqueiro Fantasma, etc… Outros, no entanto, argumentaram que um dos primeiros trabalhos do autor na banda desenhada foi o revolucionário Miracleman, pelo que não seria de todo impossível que ele tivesse em vista super-heróis mais tradicionais.

Em vez disso, ele criou uma série que ninguém poderia ter antecipado, mesmo nos sonhos mais mirabolantes – uma narrativa singular, que só podia ter saído da mente fértil de Neil Gaiman: Marvel: 1602. A premissa parece bizarra, no mínimo. Reinventar o Universo Marvel e os seus principais protagonistas, como se tivessem existido no tempo da rainha Isabel I de Inglaterra. O que não terá pensado a redação da Marvel quando leu a proposta pela primeira vez. Por Marvel 1602 página 3sorte, o editor-chefe, Joe Quesada, teve o bom senso de confiar no instinto do escritor e deixou-o levar a ideia avante.

E, claro, o projeto teve um êxito enorme. O primeiro (dos oito) números da mini-série foi a revista de banda desenhada mais vendida nos EUA do mês em que foi lançada (Agosto de 2003) e foi distinguida com o Diamond Distributors Gem Award, como “Comic do Ano”.

Neil Gaiman acrescenta que estava a começar a planear a sua série, quando ocorreram os ataques às torres Gémeas em Nova Iorque, no 11 de Setembro. E decidiu logo ali que não iria escrever nenhuma típica histórias de super-heróis, com lutas em cidades, prédios Marvel 1602 página 3destruídos, e assim por diante. “Existem sítios mágicos no mundo em que sentimos que o passado está mesmo perto de nós, quase à distância de lhe tocar. Veneza é um desses sítios, e foi numa viagem a Veneza que a ideia para 1602 me veio muito de repente. Voltei de lá a saber exatamente a história que queria escrever.” Em termos artísticos, o desenhador Andy Kubert voltou à técnica que tão bem lhe tinha resultado em Wolverine: Origem, de desenhar a história com lápis, sem arte-final, mas acentuando o grafismo do traço, e foi o mesmo colorista, Richard Isanove, que aplicou as cores digitais directamente sobre esses lápis. O resultado é espantoso de clareza e beleza numa banda desenhada.

Os lucros da série foram usados por Gaiman e pela Marvel na sua longa luta legal para reconquistar os direitos de Miracleman, algo que finalmente aconteceu alguns anos mais tarde.

Marvel 1602 capa

Coleção Oficial de Graphic Novels  Volume 28:
MARVEL 1602
Argumento de NEIL GAIMAN e arte de ANDY KUBERT.

Este volume reúne as edições 1 a 8 de The Marvel 1602
224 pgs. PVP: 11.99€

Subscreve o nosso canal de Youtube:

[ad#cabecalho]

One thought on “BD: Lançamento – A Coleção Oficial de Graphic Novels Vol. 28: Marvel – 1602

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *