Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

“Jutlândia” estreia nova série de BD da Gradiva

Ano novo, série nova! É assim que a Gradiva arranca 2023. “Jutlândia” estreia nova série de BD da Gradiva” de Jean-Yves Delitte (o mesmo autor de “U-Boot”), é a primeira BD do ano da editora, estreando assim a coleção “As Grandes Batalhas Navais”.

O lançamento será a 24 de Janeiro, e “Jutlândia” é o primeiro volume em português. A série original começou a sair em França a Março de 2017, e conta já com 20 volumes, não estando considerada como finalizada. Este foi lá o segundo volume, sendo que o primeiro é “Trafalgar”, que como o nome indica, é sobre a Batalha de Trafalgar que foi uma batalha naval que ocorreu entre a França e Espanha contra o Reino Unido, a 21 de outubro de 1805, em plena época napoleônica, na costa espanhola. 

Jutlândia

Este “Jutlândia” passa-se em 31 de Maio de 1916.

Depois de mais de dois anos de espera e de algumas ocasiões perdidas, a Royal Navy inglesa e a Kaiserliche Marine alemã preparam-se para se defrontar no Mar do Norte, ao largo da costa dinamarquesa da Jutlândia. Esta será a última grande batalha naval da Primeira Guerra Mundial e provavelmente um dos maiores combates épicos da história marítima.

Apesar das suas perdas pesadas, superiores às dos alemães, os ingleses reafirmaram a sua hegemonia marítima sobre todos os oceanos e a Alemanha, demasiado consciente de ter escapado ao desastre, decidirá confinar a maior parte dos seus navios aos seus portos.

Jutlândia

Jean-Yves Delitte

Pintor oficial da Marinha Belga, membro da Academia de Artes e Ciências do Mar, Jean-Yves Delitte é arquiteto-designer de formação. Foi durante os seus estudos que viu as suas primeiras histórias em banda desenhada publicadas no lendária Tintim. Encontros felizes permitiram-lhe investir mais na 9.ª Arte com DonningtonLes Coulisses du PouvoirTanâtos e Les Brigades du Tigre, enquanto produzia as duas tetralogias Le Neptune e Les Nouveaux Tsars.

Mas é no amor pelo mar que demonstra todo o seu talento criando verdadeiros frescos marítimos em banda desenhada. Imagina, assim, as aventuras de um corsário nativo americano no final do século XVIII com a sua série Black Crow. Conta a história da prestigiada barca de três mastros Belém, da majestosa fragata Hermione ou da aventura romântica da Bounty.

Elabora uma visão agonizante do nosso futuro através da tetralogia U-Boot antes de lançar a coleção “Les Grandes Batailles Navales“. Em 2020, produz uma nova coleção de belos livros produzidos a quatro mãos com Jean Benoit Heron.

Esta colaboração viu o primeiro volume À bord des Frégates receber o prémio Marine Bravo Zulu. 2020 é também o lançamento de um díptico dedicado ao Barba Negra. Em 2022, regressa à Glénat com dois títulos na Colecção «Les Grandes Batailles Navales» – Falkland e Les Cardinaux.

Jutlândia

Jutlândia – As Grandes Batalhas Navais
de Jean-Yves Delitte
Gradiva
ISBN:v9789897851919
Dimensões: 240 x 318 x 10 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 64 a cores
PVP: 19.50€
Compra com desconto e portes grátis

Jutlândia - As Grandes Batalhas Navais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *