Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Super Mario Bros. Wonder – Análise

Super Mario Bros. Wonder prometeu ser o melhor jogo 2D de Mario desde há muito tempo. Mas será assim mesmo?

Super Mario Bros. Wonder   

Quando a Nintendo DS lançou tivemos direito a uma nova versão de Super Mario intitulada de New Super Mario Bros, uma tipologia que acompanhou a série durante mais de uma década, mas, ao mesmo tempo, tornando-se um sinónimo de algo que se mantinha sempre na mesma forma, sempre bom, mas, ao mesmo tempo, sempre igual.

Super Mario Bros. Wonder surge então como uma grande lufada de ar fresco e um passo em frente na franquia do canalizador mais famoso do mundo. Começamos logo pela mudança de local: estamos agora no Flower Kingdom até que Bowser decide fazer mais algumas das suas maldades e preparamo-nos assim para uma aventura alucinante. Aventura essa que, na realidade, já começa quando temos de decidir que personagem escolher: temos os suspeitos do costume, e agora, Daisy que também nos acompanha aqui numa estreia. Destaque também para o facto de termos Yoshi e Nabbit, que acabam por ser uma espécie de modo fácil em que é impossível perder.

Super Mario Bros. Wonder

Gostava de dizer que, em termos de jogabilidade, não temos grande ciência, mas estaria a mentir completamente. Logo nos primeiros momentos de jogo entendemos que temos algo diferente. Para começar temos umas flores faladoras, bastante simpáticas, que acabam por se tornar as nossas parceiras ao longo do jogo. O quão divertidas elas são, vai depender do sentido de humor do jogador, mas, a verdade é que existem ali tiradas a quem ninguém vai ficar indiferente. Temos novos poderes, com um grande destaque para o Elefante, que além de já aparecer no trailer, também acaba por ser um dos maiores destaques até em termos de animação e diferença que consegue fazer no jogo.  As Wonder Flowers, no entanto, foi o que mais me deixou entusiasmado. O facto de estes pequenos objetos alterarem todo o nível acaba por ser uma lufada de ar fresco e, ao mesmo tempo, torna o jogo ainda mais divertido por não sabermos o que vai acontecer.

Super Mario Bros. Wonder

Por outro lado, também temos as medalhas que nos acabam por ajudar ao longo da aventura. O conceito é relativamente simples, mas eficaz, cada medalha tem um poder associado que nos vai ajudar. Destaque também para o modo “on-line” em que podemos ter a ajuda de jogadores que estão a percorrer o nível ao mesmo tempo que nós e vão deixando pequenos objetos que nos podem ajudar pelo caminho.

Graficamente, também se nota uma grande mudança mesmo que, para o olhar mais cansado, seja difícil de decifrar, mas, a verdade é que tanto os cenários como as personagens levaram uma nova pintura, parecendo um pouco a virar para o pastel. Também gostava de falar do facto do jogo estar em Português de Portugal, algo que irá deixar a maioria dos jogadores felizes, pois os mais novos agora podem acompanhar as aventuras do canalizador em português.

Super Mario Bros. Wonder

Resta concluir que, Super Mario Bros. Wonder é um regresso fantástico à franquia Mario. O mesmo de sempre, enquanto é diferente. É uma ode à alegria que deixará os jogadores felizes e satisfeitos.

 

Nota: 10/10

Super Mario Bros. Wonder está disponível, em exclusivo, na Nintendo Switch

António Moura

Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights