Jogos: Mortal Kombat 1 – Análise
Mortal Kombat 1 apresenta novas lutas entre as personagens criadas pela NetherRealm Studios que já conhecemos há mais de 30 anos. Será que ainda continua com a mesma garra?
Falar de Mortal Kombat é relativamente fácil, principalmente pelo gosto que me foi incutido nos jogos de combate desde sempre. Um deles era o Mortal Kombat 2 que guardo com muito carinho e claro que, depois dos acontecimentos de Mortal Kombat 11 está entusiasmado para jogar esta nova entrada na série.
O jogo apresenta uma história completamente reiniciada, com um novo elenco de personagens e uma nova linha do tempo. O modo história segue Liu Kang, agora o Deus do Fogo, enquanto ele tenta impedir a destruição do Plano Terreno pelo Reino Inferior. Toda esta história é nos contada através do modo história, cheio de pequenas interações entre as personagens e momentos em que não controlamos nada e apenas apreciamos as cutscenes que nos são apresentadas. O mais interessante, que também acontece no modo Arcade e no modo Multiplayer é que não notamos sequer o jogo a carregar, pois as cutscenes são usadas para isso mesmo, tornando-se assim um momento como qualquer outro que se passa na história.
Quero também deixar a nota que temos o Modo Torres, que torna ainda mais difícil a nossa progressão, já que a certos momentos tornam-se completamente impossíveis. Enquanto controlava Johnny Cage (que aqui finalmente tem um fato do eterno herói Van Damme) vi-me muitas vezes em sarilhos neste modo.
Falando de jogabilidade, o novo sistema de combate é acessível e complexo. O jogo apresenta novos recursos, como um novo sistema de bloqueio, um novo sistema de movimentos especiais, sem esquecer as míticas Fatalities. O novo sistema de bloqueio é mais acessível do que o sistema de bloqueio dos jogos anteriores. Os jogadores agora podem bloquear ataques simplesmente mantendo pressionado o botão de bloqueio. Isso torna mais fácil para os novos jogadores entrarem no jogo e começarem a bloquear ataques. O novo sistema de movimentos especiais é mais complexo do que os anteriores, no entanto . Os jogadores agora podem executar movimentos especiais combinando diferentes botões. Isso dá aos jogadores mais controlo sobre seus personagens e permite-lhes realizar combos mais complexos. Além disso, existe o novo modo parceiro, em que levamos outra personagem para nos auxiliar durante os combates, podendo por vezes virar a partida completamente.
Graficamente, o jogo apresenta visuais impressionantes, com modelos detalhados de personagens, ambientes e animações. Também apresenta uma variedade de efeitos visuais, como sangue e gore, o que já estamos habituados, tornando o jogo ainda mais brutal.
Resta concluir que, Mortal Kombat 1 é a melhor entrada da série até agora e a qualquer momento faz-nos apetecer gritar MORTAAL KOOOOMBAAATTTT.
Nota Final: 9/10
Mortal Kombat 1 está disponível para PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.