Jogos: Commandos 2 – HD Remaster – Análise

Commandos 2 - HD Remaster

Em 2001, a série Commandos recebeu um dos seus jogos mais aclamados. Em 2020, a Nintendo Switch recebe uma versão remasterizada do mesmo. Continuará a ter a mesma performance que tinha anteriormente?

Tenho que, primeiramente, confessar algo ao leitor. Nunca tinha jogado nenhum jogo da série Commandos antes. Já tinha ouvido falar da série, claro, mas experimentá-la por mim mesmo, esta foi uma primeira vez. E não podia ter escolhido melhor altura. Mesmo existindo vários jogos de ação e estratégia na Nintendo Switch, a verdade é que nunca tinha visto nada igual a isto. No fundo, controlamos um conjunto de homens armados e, ao mesmo tempo, também controlamos apenas um deles. Pode parecer um pouco confuso à primeira vista, mas quando se desenrola no jogo tudo faz sentido. Especialmente, porque cada um tem as funções e objetivos.

Commandos 2 - HD Remaster

Explicando um pouco da “história” do jogo, controlamos nove Commandos diferentes, em missões baseadas na Segunda Guerra Mundial. Tanto a localização, como a operação em que nos encontramos envolvidos. Temos um jogo com uma história baseada num evento que já foi várias vezes abordado em videojogos, de diversas maneiras e feitios. No entanto, também temos uma forma diferente de ver o jogo: ao invés de sermos uma personagem que é quase tida como um super-herói, somos nove soldados que vão apenas cumprir as suas tarefas, para avançarem e tentarem terminar com uma guerra que assola um planeta. Portanto, somos completamente normais e apenas as decisões do jogador é que importam, para sabermos se os nossos soldados irão sobreviver ou não.

  Jogos: The Sinking City (versão PS5) - Análise

A nível gráfico, tinha ideia de como funcionava a série Commandos, mas aqui nota-se uma melhoria com esta nova roupagem em alta-definição. Diria que estava a jogar um jogo completamente novo, desenhado com a Nintendo Switch em mente, especialmente porque da forma que podemos rodar o cenário, conseguimos ver tudo com a melhor definição possível e nada nos escapa, num jogo em que precisamos de estar mesmo muito, mas muito atentos. Especialmente para aventuras mais táticas, a forma como a imagem roda é muito importante, já que poderá estar aí a falha do nosso plano de génio. Além disso, todo o ambiente é interativo, sendo possível roubar os nossos inimigos, subir a postes, andar em cabos, nadar, entre uma infinidade de ações.

Commandos 2 - HD Remaster

Por fim, e em jeito de conclusão, o facto de termos apenas 10 missões pode ser parecer pouco, mas, a forma como abordamos cada missão e se conseguimos completá-la de uma só vez acaba por aumentar a longevidade do jogo em muito. Isto porque, mesmo quando acabamos de a completar fica sempre aquele bichinho do “acho que também daria de outra forma” e acabamos por voltar ao mesmo nível, de forma a verificar se a nossa teoria funciona. Resta então apenas concluir que, Commandos 2 HD Remaster é uma bela homenagem a uma franquia que se tomava como desaparecida, ganhando assim uma nova força e abrindo portas para uma potencial sequela desta série.

Nota Final: 8/10

Commandos 2 – HD Remaster está disponível para PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e PC

Distribuidor:  KalypsoMediaGroup

Desenvolvedor: Yippee! Entertainment 

António Moura

Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *