Jogos: Análise: The Eyes of Ara

The Eyes of Ara, a aventura point-and-click capaz de lembrar os jogadores mais antigos do clássico Myst chegou à Nintendo Switch. Mas, será esta comparação justa?

Nesta aventura somos enviados para explorar um castelo abandonado, onde é possível notar que existe um sinal de rádio que está ativo sem qualquer explicação. Ao longo da aventura, iremos encontrar fotos e páginas de diário que nos conta a história dos habitantes daquela casa. E, é uma história bastante sólida e, visualmente, o castelo é apelativo de qualquer maneira que o vejamos. No entanto, os problemas de The Eyes of Ara são, na sua maioria, técnicos.

Primeiramente, os controlos na versão Nintendo Switch são terríveis. Pois, só nos dão duas opções: ou jogar com o dedo no modo portátil, utilizando a Switch como um tablet só ou, utilizar o joycon para apontar para a televisão e utilizar um pequeno cursor para jogar. Esta última ideia seria bastante interessante se não fosse o facto de o cursor ser o mais impreciso que existe.

Depois, um jogo que se foca nos puzzles e enigmas deveria ter algo de desafiante, correto? Para The Eyes of Ara parece que a resposta é ao contrário já que, os enigmas existentes são bastante straightfoward e, sem puxar muito pela cabeça é possível resolvê-los facilmente. Imaginemos, é natural neste tipo de jogos dar backtracking para completar puzzles que ainda não tínhamos resolvido. E, em The Eyes of Ara isso acontece. O problema é que quando encontramos a peça sabemos automaticamente o que fazer.

  EarthNight chega à Nintendo Switch, PC e Mac

Tenho, no entanto, que dar os parabéns pela fase final do jogo que, é capaz de colocar a cabeça de qualquer um em água. Pontos bónus também para a banda sonora onde a 100 Stones Interactive se esmerou que, mesmo sendo mínima faz com que o jogador se envolva no mistério do castelo em que se encontra.

Portanto, The Eyes of Ara seria um jogo fascinante e que, poderia fazer com que qualquer fã do género ou que um fã de nostalgia relembrasse Myst. No entanto, os controlos falham completamente, o que leva a que o jogador se farte rapidamente do jogo e só queira que o mesmo acabe o mais rápido possível.

Nota Final: 4/10

The Eyes of Ara está disponível para a Nintendo Switch (versão analisada) pelo preço de 12,99€. Também está disponível para PC, Android e iOS.

[O Central Comics agradece à 100 Stones Interactive]

António Moura

Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *