[Actualizado] Último número de “Império Secreto” sem distribuição em Portugal!

Esta é mais uma machadada no panorama nacional de banda desenhada, nomeadamente na Marvel. Pela segunda vez, os portugueses irão ficar com minissérie da Marvel Império Secreto incompleta, após ter sido anteriormente parcialmente publicada pela Goody, que entrou em insolvência antes de a poder concluir.

As revistas da Panini Comics Brasil, que há muitos anos tem tido uma distribuição (precária) em Portugal, volta a mostrar a falta de credibilidade que dá em coleccionar os seus títulos e prejudicar, mais uma vez, a imagem da publicação de banda desenhada.

Actualmente (no presente mês), são apenas 5 revistas Marvel distribuídas no nosso país: O Espetacular Homem-Aranha, X-Men, O Velho Logan, Os Vingadores e a minissérie Império Secreto, como poderão ver no artigo ontem publicado.

Este mês poderão encontrar nas bancas a edição #4 de Império Secreto, que é o penúltimo número. Mas para o mês que vem, as revistas entram numa nova fase, e Império Secreto #5, foi esquecido.

Assim, em Outubro, as revistas do Homem-Aranha e dos Vingadores começam um novo ciclo a partir do #1, às quais se juntará o primeiro volume de dois livro do Capitão América: Lar os Valentes, de 144 páginas.

As O Velho Logan e X-Men continuarão na sua cronologia normal, ou seja, #30 e #28 respectivamente.

Esta falha de distribuição vem adicionar a tantas outras no passado. Além desses problemas temos de somar os problemas das bancas que não pouco frequentemente não receberem os títulos todos, mesmo com os clientes a pedir à banca para reservar todos os meses, ou o péssimo serviço de números atrasados e a quantidade limitada de títulos que faz com que possamos deixar de seguir heróis, quando estes migram para outras revistas que não chegam a Portugal.

  Berserker: Exilado

[Actualização…]

As revistas Marvel são enviadas da Panini Brasil para a Panini Espanha, que por sua vez controla a distribuição em Portugal. O Central Comics contactou a congénere do nosso país vizinho que nos confirmou que a revista não será distribuída no nosso país, porque o Brasil não a mandou.

Assim vai a Marvel em Portugal…


Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

1 Response

  1. Znega diz:

    É deveras lamentável esta atitude da Panini para com os seus leitores em Portugal.
    Não acredito que a editora, em função do hiato temporal existente entre a distribuição no Brasil e a distribuição em Portugal, não soubesse que não tinha sobras do mercado brasileiro para colocar no mercado português.
    Como aqui é dito, não é a primeira, nem a segunda vez que estas situações acontecem.
    E nós, leitores (na sua maioria), apesar destas situações, continuamos a comprar as revistas distribuídas de forma relativamente aleatória em termos temporais e, mais grave, sem qualquer respeito ou consideração pelos leitores.
    É pena não existir editora em Portugal que de forma regular pudesse editar material da Marvel (não me refiro a outras editoras existentes que esporadicamente editam Marvel).
    Enquanto isso, vamos continuar à mercê daquilo que sobrar do mercado brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *