PlayStation revela os 10 finalistas dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

PlayStation® revelou, através de um episódio especial do MODO PlayStation, os 10 finalistas à 6ª Edição dos Prémios PlayStation®Talents em Portugal, uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento de videojogos no nosso país, que visa desafiar o talento português.

Careto (MA Studio)

Ricardo Correia, o coordenador do programa PlayStation®Talents em Portugal, juntou-se a Gonçalo Morais para revelar e dar a conhecer à comunidade, em primeira mão, os 10 projetos que estão na corrida pelo título de Melhor Jogo de 2020.

Os 10 finalistas da 6ª Edição dos Prémios PlayStation®Talents em Portugal são:

  1. Evil Below (Fábio Barbosa/José Ortega): Um jogo de terror onde os sons que emitimos a respirar ou a falar para o microfone servem de alerta para os inimigos que nos rodeiam.
  2. Lyto (Trochi Studio): Um puzzle platformer com múltiplas mecânicas, tornando fluída a resolução de cada nível.
  3. Nur (Bedbed): Um jogo de aventura com um mundo colorido construído com recurso a voxels.
  4. Detective Philadelphia (Cinema Shark Productions): Um jogo point ‘n click na primeira pessoa onde investigamos um assassinato que envolve o melhor amigo do protagonista.
  5. Maia: Unhappily Ever After (Perétuos Games): Um puzzle platformer que aborda a temática da violência doméstica e de relacionamentos abusivos.
  6. Careto (MA Studios): Um puzzle-platformer de edutainment, que aborda a tradição portuguesa milenar do carnaval do norte de Portugal.
  7. Spyre (funguy network): Um jogo na primeira pessoa com elementos shooting e de resolução de puzzles com recurso a mecânicas de hacking.
  8. Pecaminosa (Cereal Games): Um RPG de ação com elementos policiais desenvolvido com pixel art inspirado num ambiente dos filmes noir.
  9. Paint it Black (DeadCoolKids): Um jogo de exploração narrativa na terceira pessoa que explora o sofrimento e a depressão que estão associados a um processo de divórcio.
  10. 63 Little Pieces (Samuel Sousa): Um desafiante puzzle game onde deslizamos cubos.

Com a inexistência de eventos presenciais neste ano, os 10 finalistas à 6ª Edição dos Prémios PlayStation®Talents em Portugal marcarão presença em dois eventos digitais em Novembro: a Loading Zone e o Indie X. Na Loading Zone, a área do Lisboa Games Week (LGW) dedicada à indústria de desenvolvimento nacional, serão apresentados os 10 finalistas. A Loading Zone terá lugar no site do LGW, onde serão disponibilizados trailers e alguma informação sobre cada um dos jogos. Já a segunda presença é mais uma vez inserida no Indie X, um festival indie português inserido na edição digital do Moche XL Games World, que este ano decorrerá de forma online, de 1 a 15 de Novembro. Aqui, os estúdios finalistas terão acesso a um programa de B2B que inclui 12 publishers internacionais. Os jogos finalistas serão exibidos ao vivo sempre que possível com a presença dos autores, sendo que durante os dias do evento o público poderá jogar em primeira mão, no conforto das suas casas, as demos de alguns destes jogos.

Evil Below (Fábio Barbosa/José Ortega)

De lembrar que o grande vencedor do Prémio PlayStation para o Melhor Jogo, para além de ter a oportunidade de ver o seu jogo ser publicado para a PlayStation®4, podendo chegar a mais de 113 milhões de consolas em todo o mundo, receberá ainda 10.000€ em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo, um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses, uma campanha de promoção e marketing em canais PlayStation® avaliada em 50.000€ e kit de desenvolvimento PS4.

Paint it Black (DeadCoolKids)

De lembrar ainda que os Prémios PlayStation®Talents arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de mais de 300 projetos. E que, na primeira edição, o jogo vencedor foi o altamente aclamado pela crítica nacional e internacional Strikers Edge, do estúdio Fun Punch Games. As quatro edições seguintes foram ganhas pela experiência musical para o PlayStation®VRVRock, pela aventura épica do pequeno San, Out of Line, pelo jogo de combate de veículos situado num ambiente pós-apocalíptico de ficção científica, KEO, e pela experiência narrativa na primeira pessoa sobre a temática da doença de Alzheimer, Back Then, que estão atualmente em desenvolvimento.

  Caligula Effect 2 chega ao Ocidente no outono de 2021!

Este ano, os Prémios PlayStation®Talents em Portugal estão divididos da seguinte forma:

Categoria Principal

  • Prémio PlayStation®Talents para Melhor jogo;

Categorias Secundárias

  • Prémio PlayStation®Talents para Jogo mais Inovador;
  • Prémio PlayStation®Talents para Melhor Arte;
  • Prémio PlayStation®Talents para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®;
  • Prémio PlayStation®Talents para Melhor Jogo Infantil;
  • Prémio PlayStation®Talents da Imprensa;
  • Prémio PlayStation®Talents para Melhor Jogo de Competição Online;
  • NOVO Prémio PlayStation®Talents para Melhor Narrativa;

Categorias Especiais

  • Prémio PlayStation®Talents Especial Games for Good: O Prémio PlayStation®Talents Especial Games for Good, atribuído em parceria com o evento criado e organizado pelo IADE, destina-se ao jogo finalista que melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito, e que contribua para um diálogo aberto sobre problemas reais da nossa sociedade e do nosso mundo;

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *