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Festa do Cinema Italiano: quase a começar a edição de 2024

Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana promovendo, além do cinema, música, literatura, arte e eventos gastronómicos. Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e, pela primeira vez, no recentemente reaberto Cine-Teatro Turim, em Benfica.

A programação estende-se a várias cidades portuguesas, entre elas: Almada (8, 15, 22, 28 e 29 de maio), Alverca (12 e 13 abril), Aveiro (22 e 23 abril), BarreiroBeja (28 e 29 de maio), CoimbraÉvoraFigueira da Foz (11 a 13 de maio), Funchal (2 a 5 de maio), Lagos (14 a 17 de maio), Leiria (17 a 19 de junho), Loulé (1 e 2 de junho), Penafiel (12 a 18 de abril), Porto (8 a 11 de maio), SardoalSetúbal (26 a 28 abril), entre outras a anunciar brevemente. 

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril de 1974, um momento memorável na história de Portugal, a Festa do Cinema Italiano associa-se à Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema para programar uma retrospetiva intitulada O outro 25 de Abril / L’altro 25 Aprile, que pretende celebrar a Festa da Libertação em Itália, ou o 25 de abril de 1945, data em que se assinala o fim do fascismo de Mussolini e o término da ocupação nazista. 

roma cidade aberta
Roma, Cidade Aberta

Assim, de 1 a 26 de abril serão programadas 11 obras italianas de diferentes décadas, que, entre a ficção e o documentário pretendem refletir sobre as conquistas democráticas em Itália e celebrar os valores da liberdade e resistência: Roma, Cidade Aberta (Roma città aperta) (1945) de Roberto Rossellini, Gli sbandati (1955) de Francesco Maselli, Tão Amigos que Nós Éramos (C’eravamo tanto amati) (1974) de Ettore Scola, Uma Vida Difícil (Una vita difficile) (1961) de Dino Risi, Una questione privata (2017) de Paolo Taviani, Inês deve morrer (L’Agnese va a morire) (1976) de Giuliano Montaldo; os documentários La donna nella resistenza (1965) de Liliana Cavani e All’armi siam fascisti (1962) de Cecilia Mangini, Lino Del Fra e Lino Miccichè, e, por fim, O Conformista (Il conformista) (1970) de Bernardo Bertolucci.

Com o fim definitivo do lápis azul, os cinemas puderam finalmente abrir portas e ecrãs a todo o tipo de filmes. A partir de 1975 o cinema italiano com a sua variedade de géneros, do erótico ao terror, da comédia ao policial, produziu êxitos de bilheteira estrondosos por todo o país, deixando uma marca na memória de uma geração. Logo a seguir à revolução estrearam em Portugal 101 filmes italianos, colocando pela primeira e única vez as produções cinematográficas dos Estados Unidos em segundo lugar no ranking, com 76 filmes.

Malizia
Malicía

A retrospetiva Sem Censura – Sucessos do Cinema Italiano no pós 25 de Abril pretende ser uma celebração da ligação entre Itália e Portugal no que diz respeito ao cinema, à liberdade, e à liberdade para ver e fazer qualquer tipo de cinema.

A partir de 18 abril, no Cine-Teatro Turim e no Cinema Fernando Lopes; e o programa inclui os seguintes filmes:
Feios, Porcos e Maus (Brutti sporchi e cattivi) 1976 – Ettore Scola
Que Viva a Revolução (Allonsanfan) 1974 – Paolo e Vittorio Taviani
Profondo Rosso 1975 – Dario Argento
Salon Kitty, O Bordel dos Nazis 1975 (Salon Kitty) – Tinto Brass
Malícia (Malizia) 1973 – Salvatore Samperi

El Paraiso
El Paraiso

Este ano a secção competitiva é composta pelos seguintes filmes:
Disco Boy, de Giacomo Abbruzzese
El Paraíso, de Enrico Maria Artale
Enea, de Pietro Castellitto
Felicità, de Micaela Ramazzotti
Una sterminata domenica, de Alain parroni
Stranizza d’amuri, de Giuseppe Fiorello

C'è ancora domani Paola Cortellesi
Ainda Temos o Amanhã


Ainda Temos o Amanhã (C’è ancora domani), realizado por Paola Cortellesi, é o filme de abertura da Festa do Cinema Italiano 2024, em antestreia nacional.  Uma obra íntima e poderosa, que aborda o papel das mulheres na democracia com grande profundidade e sensibilidade foi um enorme sucesso de bilheteira em 2023 em Itália, chegando mesmo a superar o blockbuster “Barbie“, tornando-se assim, no 9º filme mais visto de sempre no país.
Estreia nas salas de cinema portuguesas ainda no primeiro semestre de 2024 pela mão da Risi FIlm.

Piccolo corpo Laura Samani
Piccolo Corpo

Ainda no âmbito da Festa, o filme vencedor da 14ª edição, Piccolo corpo, realizado por Laura Samani, vai estrear nas salas de cinema portuguesas a 22 de fevereiro. Esta coprodução entre Itália, França, e Eslovénia, é sobre uma jovem mulher de luto que deixa a sua aldeia à beira-mar para tentar libertar a alma do seu bebé nado-morto, partindo numa perigosa viagem até um remoto santuário na montanha onde mantém a fé num milagre e conta com Celeste Cescutti e Ondina Quadri nos principais papéis.

A Festa do Cinema Italiano apresenta a nova imagem para a sua 17ª edição. Inspirada nos supermercados italianos dos anos 80, com produtos de cores intensas e variadas, a imagem da Festa de 2024 recria um imaginário estético pop, com referência a filmes clássicos italianos e produtos de grande consumo em Itália. Com design de Clara Barbacini, fotografia e styling de Fernanda Pereira, assistência de Nuno Antunes e maquilhagem e cabelos de Sara Marques de Oliveira, esta campanha teve lugar no restaurante “Fiammetta”, em Campo de Ourique, e é protagonizada pela atriz Ana Vilaça. O spot do festival foi realizado pela dupla de criativos Dona Edite (André Costa e Mariana Machado).


 
A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e da Cinecittà.

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