Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Elviro, de Paulo J. Mendes

Do autor de “Penteador”, Paulo J. Mendes, chega a nova banda desenhada, “Elviro”, pela Escorpião Azul, que terá lançamento oficial do Amadora BD a 21 de Outubro.

Elviro

Numa pitoresca vila costeira, vivem-se os últimos dias do seu decrépito serviço de eléctricos. Elviro Bolacho, entusiasta de velhos veículos de transporte público, aproveita as férias de Verão com a esposa Ataílde para registar tudo o que pode desses derradeiros instantes.

Elviro

Uma zanga entre o casal leva a que passem a estadia separados: Ao longo de sete dias, ela toma banhos de sol com um amigo de ocasião numa praia infestada de mirones, enquanto ele passa o tempo à volta dos eléctricos, entre os seus registos e um esforço para tentar salvar o que resta, sem suspeitar que a sua atracção por uma jovem doceira irá desencadear precisamente o oposto.

PAULO J. MENDES

Nasceu no Porto em 1965, tendo desenvolvido desde cedo o gosto pelo desenho. Frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, sendo dessa altura os primeiros e toscos esforços em banda desenhada que publica no recém-aparecido fanzine “Comicarte”, com cuja estrutura associativa colaboraria na organização das primeiras edições do saudoso Salão de Banda Desenhada do Porto.

Elviro

Participaria ainda em algumas publicações de efémera duração, como o “Jornal de Ramalde” ou o descabelado fanzine “Düdü”, que cria com mais dois amigos. A vida profissional e o aparecimento de outros interesses irão afastá-lo por algumas décadas do universo da BD, tanto como praticante como leitor. Trabalhou como desenhador publicitário em listas telefónicas e também como pintor de azulejaria, tendo de permeio experiências tão diversas como a ilustração de temática ferroviária, desenho de medalha e de ex-líbris, ou ainda a pintura em aguarela.

Elviro

Em 2014, começou a praticar em diário gráfico o desenho de observação, habitualmente designado “Urban Sketching”; pratica diariamente, expõe os trabalhos e também orienta workshops, estando os seus desenhos publicados em vários livros sobre o tema. Em 2017, com a leitura de alguns álbuns de BD emprestadas por um amigo, dá-se o ressurgir do interesse pela banda desenhada e consequente vontade de voltar à mesa de trabalho. Desse exercício de retoma nasceu “O Penteador”, primeira obra publicada em 2020 pela editora Escorpião Azul, e agora o recém-chegado “Elviro”.

Elviro

PAULO J. MENDES
Livro: BD | Cores
Nº de Páginas: 208
Edição: 1º/2022
Dimensão: 17x24cm
ISBN: 978-989-53488-6-2
Género: Novela Grafica/ Humor
PVP: 30€


One thought on “Elviro, de Paulo J. Mendes

  1. Uma delícia de BD e ainda pra mais, de um autor português…e do Norte! Não podia ser melhor 👏👌
    Obrigado Paulo pelo teu trabalho e por nós brindares com mais esta excelente obra.
    carlosrubinaster@

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *