Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Cthulhu Sadino, agora em formato físico

Chegou ao fim a exposição, mas o universo de Cthulhu Sadino ganha vida própria. Pedro Moura, mentor deste projeto de banda desenhada, celebra a concretização deste trabalho singular. O talento artístico de Daniel Maia e Marco Gomes desempenhou um papel crucial na materialização deste mundo gráfico, marcado pela camaradagem, paciência e criatividade.

Cthulhu Sadino

Este projeto, repleto de leveza e humor, oferece uma narrativa peculiar, onde duas linhas artísticas distintas, porém complementares, dão vida a uma história que promete cativar o público.

Mas afinal, o que é Cthulhu Sadino? Pedro Viera de Moura descreve este projeto como uma “paretimologia”, uma resposta a uma questão que talvez nunca tenha sido feita de forma consciente, mas pairava no âmago de muitos: qual a origem do choco frito em Setúbal? Ligando mitos, lendas e a história de Túbal, suposto neto de Noé e fundador da cidade, esta história desvenda mistérios sobre essa icônica iguaria.

A narrativa mistura mitos bíblicos, o estilo lovecraftiano e a gastronomia histórica nacional, envolvendo aventuras e elementos de ficção. Ao explorar a ligação entre a fundação de Setúbal e eventos antigos, revela possíveis segredos por trás do prato de choco frito, além de desvendar mistérios sobre a cidade e seus símbolos.

Cthulhu Sadino

“Cthulhu Sadino” surge num formato comic book, com 22 páginas em preto e branco e capas coloridas, adotando o formato norte-americano de circulação popular. É um trabalho que entrelaça história, ação e mistério, numa fusão que promete encantar os leitores.

Pedro Moura assina a autoria, enquanto Marco Gomes e Daniel Maia são os responsáveis pelos desenhos, com legendagem por Cláudia Loureiro. A capa é da autoria de João Lemos, e a obra conta com contribuições de outros talentosos artistas.

A exposição deste trabalho decorreu no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, integrando a celebração da Festa da Ilustração “É Preciso Fazer um Desenho?” de 2023. Contudo, uma pequena correção precisa ser feita: onde se lia “Alberto Giacometti” no final da publicação, deve constar “Michel Giacometti”. As novas cópias já estão corrigidas, e o museu recebeu as devidas desculpas pelo erro.

Para obter uma cópia física deste trabalho, Pedro Moura estabeleceu uma troca peculiar: sete discos de moeda metálica, emitidos por instituições fiduciárias, serão o valor para aquisição (Portanto, 7 euros). O método de entrega será pessoal, mediante correio convencional.

Cthulhu Sadino

Encomendas via Instagram @pedrovieiradmoura ou https://lerbd.blogspot.com/

O Cthulhu Sadino promete ser não apenas uma obra de entretenimento, mas uma aventura que mergulha nas raízes históricas e míticas de Setúbal, envolvendo o leitor numa trama repleta de enigmas e descobertas.

Texto baseado no original de Pedro Moura, in https://lerbd.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights