Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Crónicas do Tempo e do Espaço – Uluru

Crónicas do Tempo e do Espaço – Uluru

O webcomic Crónicas do Tempo e do Espaço – Uluru recebeu uma janela de lançamento.

Crónicas do Tempo e do Espaço – Uluru é um webcomic de ficção científica sobre um jovem chamado Uluru que embarca numa viagem de exploração e autodescoberta pelo interior da Austrália, tentando emancipar-se do controlo dos seus pais artificiais: o robô Talus e a entidade cibernética UCIA. Esta é a primeira parte de uma trilogia sobre o personagem Uluru e faz parte de um universo ficcional maior chamado Crónicas do Tempo e do Espaço, o qual contém três narrativas agendadas: Uluru, Vidália e Cabeça de Dragão.

Crónicas do Tempo e do Espaço – UluruUluru será lançado em dezembro de 2021 através do website oficial e da página do Facebook do projeto. Será publicado online em quatro línguas (inglês, francês, mandarim e português). Para além do site e das redes sociais, o webcomic estará disponível em três plataformas que publicam banda desenhada digital como o Tapas, o Webtoon e o Flowfo.

O webcomic foi criado e idealizado por 4 elementos:

Marco Fraga Silva (argumentista)

Natural da ilha do Faial, Marco Fraga Silva licenciou-se em design gráfico e é mestre em Estudos Cinematográficos. Em Beja, quando deu aulas no IPBeja, desenvolveu o gosto pela arte sequencial da banda desenhada e criou um concurso internacional de banda desenhada para os países de língua portuguesa. Atualmente, é aluno de doutoramento em Arte dos Media e está a desenvolver a tese Transmedia Storytelling e Worldbuilding Especulativo: Literatura Gráfica e Estratégias Cinematográficas na Construção de um Franchise Transmedial. O projeto das Crónicas está a ser desenvolvido para o seu projeto doutoral com orientação dos professores doutores Manuel José Damásio e Célia Quico.

Uluru

Matthieu Pereira (ilustrador)

Nascido em França, Matthieu Pereira é um ilustrador de banda desenhada que quer contar histórias através do desenho. Passou por vários ramos da expressão artística em Paris, desde cinema, design gráfico, ilustração e, por fim, banda desenhada. Após terminar os estudos veio para Portugal, onde tem estado a desenvolver a sua arte. Participou em vários concursos e fanzines nacionais. Ficou em segundo lugar no Amadora BD 2018 e venceu o concurso de Odemira em 2019. Desde então tem prosseguido a sua jornada no ramo da BD, criando diversos projetos.

Sofia Pereira (colorista)

Nascida em Lisboa, Sofia Pereira é designer gráfica e ilustradora, entusiasta de esboços e contadora de histórias. Ela estudou Design de Comunicação, mas passou a maior parte do tempo a desenhar desde então. Participou em publicações e fanzines nacionais, produziu bandas desenhadas curtas e autopublicou três livros de ilustração.

Flávio Fraga Silva (tradutor)

​Mestre em Literatura Moderna Chinesa pela Universidade de Nanjing, Flávio Silva desenvolve atualmente uma carreira na área da tradução e interpretação, tendo já traduzido (ou cotraduzido) obras de Huang Fan (mandarim-português), Jonathan Lamy (francês-mandarim) e Susana Cor de Rosa (português-mandarim). Além disso, já venceu diversos prémios literários, entre os quais o 1º prémio do VII Concurso Literário Nacional de Cabeceiras de Basto e o 3º prémio do VIII Concurso Nacional Literário da Trofa. Ambos os seus livros – A Besta (2012) e O Ciclone e a Ilha (2016) – venceram o primeiro prémio do Concurso Labjovem na categoria de literatura.

Uluru

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights