BD: Petição pública para alteração aos Prémios Nacionais de Banda Desenhada

O Clube do Inferno lança esta semana uma petição com propostas de alteração aos Prémio Nacionais de Banda Desenhada, inseridos no Festival Internacional de BD da Amadora, vulgo FIBDA.[fbshare]

25 AMADORA BDO Festival da Amadora, ao longo dos últimos 25 anos, manteve-se o maior evento do género no país. É também conhecido por não responder a perguntas nem sugestões, e por manter regulamentos inexplicáveis.

Porque devem ser os editores de BD a acorrer em bicos de pés ao concurso de publicações, enviando à organização seis (6) cópias dos seus livros? Porque não pode a organização realizar uma prospecção atenta do ano editorial português? Que sentido faz obrigar os pequenos editores e artistas autopublicados a enviar igual número de cópias sem retorno? Os resultados estão à vista: os PNBD repetem anualmente os mesmos nomes, repudiando qualquer ideal de representatividade da cena portuguesa.

O Clube apresenta duas propostas para alterar este estado de coisas. E apelam-vos a juntar a vossa assinatura, e a divulgá-la tanto quanto possam.

CLICA AQUI PARA ASSINARES A PETIÇÃO

Texto enviado pelo clube do inferno

  Stranger Things: Os Rapazes Zombies

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

3 Responses

  1. Fábio Moreira diz:

    sinceramente, ainda há pessoas q dão importancia a isto? Os premios são assim tao especiais? faz aumentar as vendas aos nomeados ou vencedores? sinceramente não tou a ver. Fui ler a petição e querem passar a dar 2 livros em vez de 6, à organização. É cómico. É por causa de 4 livros que vão ter tanta despesa assim que inviabiliza uma edição? ridiculo…

  2. Diogo Semedo diz:

    O “cancro” da edição nacional é o “ter-se” de se reservar uma fatia das tiragens para os senhores criticos e companhia,lda.

    Se querem falar bem/mal dos livros, que os comprem ou que vão à FNAC lê-los no espaço de leitura.

    Nos tempos que correm, fazer um blog para cravar livros aos autores é do mais reles que há.

    Os autores/editoras que comecem a enviar PDFs de baixa resolução, que quem quiser fingir que faz criticas sérias e que atribui “oscares” tanto lê num tablet/pc como num livro (que muitas vezes dias depois de ser analisado acaba no OLX por tuta e meia).

    A rapaziada do Clube do Inferno fez bem em dar a sua opinião. COmo se costuma dizer: Quem não chora, não mama.

  3. Shazam diz:

    e eu a pensar que ia ser petição para coleção vertigo ou de um personagem especifico estilo sandman ou constantine… afinal vi mal 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *