BD: Mais detalhes sobre a colecção Novelas Gráficas 2

A editora Levoir aproveitou o Festival de Beja de Banda Desenhada, para dar mais detalhes sobre a sua próxima colecção em colaboração com o jornal o público. Todos os títulos e imagens aqui! [fbshare]

A colecção Novela Gráfica 2016 será composta por 15 volume e será lançada no próximo dia 16 de Junho pelo jornal Público e pela Levoir.

Eis os 15 álbuns programados:

garagemGaragem Hermética de Moebius, um dos mais inovadores artistas de banda desenhada de todos os tempos. Nos anos 70 abandona a sua identidade de Jean Giraud, autor de Blueberry, tornando-se um dos fundadores da revista Metal Hurlant, criando um novo estilo de desenho de ficcção científica que se tornaria um marco. Este livro foi inventado a medida que os episódios eram publicados mensalmente e o resultado é uma história surreal e um universo de ideias delirantes.

lunaparkLuna Park, da Vertigo com argumento do escritor Kevin Baker e arte do croata Danijel Zezelj. Um thriller que retrata uma história de crime e de traumas de guerras passadas na Chechénia, mas ambientado em Nova Iorque, com flashbacks poéticos que nos remetem para os mitos da Rússia.

sarajevoFax de Sarajevo, de Joe Kubert, retrato do Agente editorial e amigo do autor durante a Guerra dos Balcãs e o cerco da cidade de Sarajevo, quando Joe Kubert só conseguia receber notícias do seu agente pelos faxes eniviados desde hóteis na cidade. Uma história muito dura e muito actual de um Refugiado apanhado no meio de uma Guerra em solo Europeu.

matottiFogos e Murmúrios do artista e desenhador italiano Lorenzo Mattotti, reconhecido internacionalmente pelas suas colaborações com a New Yorker e cujo trabalho em BD foi considerado revolucionário pelo seu invulgar tratamento da cor e do seu desenho estilizado.O argumento é de Jerry Kramsky. Esta dupla ganhou em 2003 o prémio Eisner à melhor edição americana de um livro internacional pela obra Dr.Jekyll&Mr.Hyde. Este livro é composto por duas histórias que foram editadas no seu início em separado, e aqui juntas numa edição de coleccionador.

invernoO Inverno do desenhador, uma edição inédita em Portugal Paco Roca, o autor espanhol conhecido pelo seu livro Rugas e reconhecido internacionalmente. Este livro ganhou “Premio al mejor álbum y mejor guión en el salón del cómic de Barcelona y Madrid”, “Premio al mejor autor extranjero en el festival de Treviso, Italia”.

parquechas– Ricardo Barreiro e Eduardo Risso, idealizaram una história de ficção que acontece num bairro único e labiríntico da cidade de Buenos Aires no livro “Parque Chas”. No perca este livro onde reencontrará desde Corto Maltese a Casanova, ou ao próprio Gorbachov junto a Thatcher.

andorinhasA dança das andorinhas – morrer, partir, regressar da autora Zeina Abirached, a primeira mulher a marcar presença na nossa colecção de Novela Gráfica. O seu traço a preto e branco combinado com a imaginação e a memória da Guerra no Líbano traz-nos um relato íntimo de uma situação difícil no Médio Oriente e que aos dias de hoje ainda se repete.
A sua autora foi galardoada com os seguintes prémios: Prix Phénix de littérature 2015, Sélection officielle du Festival d’Angoulême 2016 e Sélection du Prix Artémisia 2016

daytripperDaytripper dos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, da editora Vertigo. Este livro ganhou o Eisner Award na categoria BEST LIMITED SERIES e é um “bestseller do The New York Times”. Originalmente publicado nos EUA, pela Vertigo.

ratomauA História de um Rato Mau ( The Tale of One Bad Rat) de Bryan Talbot, livro admirado pelos leitores e pelos grandes autores de comics como Neil Gaiman e Alan Moore. É uma das novelas gráficas mais belas sobre o tema do abuso e da recuperação de um trauma da infância.

valentinaValentina de Guido Crepax, com uma selecção do melhor deste autor, um dos maiores artistas europeus de banda desenhada. Esta personagem foi originalmente publicado em Itália entre os anos de 1965 e 1995. Contos eróticos do melhor que a banda desenhada italiana e mundial apresentou desde sempre!

epopeiasOs exércitos do Conquistador, de Jean- Paul Gal, Jean Pierre Dionnet, ( um dos fundadores da revista Metal hurlant). Toda a fantasia medieval com um magistral argumento e um dos melhores desenhos a preto e branco da banda desenhada francófona.

presas faceisPresas Fáceis, é o novo livro de Miguelanxo Prado (um autor muito querido em Portugal) e sairá no dia 30 de Junho com o jornal Público com lançamento quase simultâneo com a edição espanhola. O livro tem prefácio do historiador e colunista do jornal, Rui Tavares. (A capa apresentada já é a da edição portuguesa). Trata-se de uma obra da maior maturidade de Prado, como argumentista e como desenhador, e com um tema bem actual: uma vaga de assassinatos de empregados e gerentes bancários assola Espanha, e levará os dois inspectores da polícia que são os protagonistas da história, a mergulhar nos fundos sombrios da crise bancária, da fraude, e do sentimento de impunidade em que todo um país mergulhou!

vingança– O livro inaugural da colecção será V de Vingança, uma das obras-primas de Alan Moore, muitas vezes considerado como uma das 10 melhores Novelas Gráficas de sempre – para não mencionar o facto de que o design que David Lloyd criou para a máscara das personagem principal se tornou num verdadeiro ícone cultural dos nossos tempos, agora que foi adoptada pelos Anonymous. Finalmente disponível numa bela edição de capa dura em português, é um livro essencial na biblioteca de qualquer fã de banda desenhada.

lailebrisse– A nova novela gráfica de Antonio Altarriba e Kim, A Asa Partida. Uma justa inclusão, até porque A Arte de Voar, dos mesmos autores, foi vencedor em 2015 do Galardão Comic-Con para Melhor Álbum Estrangeiro em Portugal. Depois do relato da vida do seu pai, que atravessou um século terre de revesinteiro de história em que a Espanha mudou mais que em muitos séculos anteriores, Altarriba volta às décadas conturbadas da vida do seu país, desta vez através dos olhos da sua mãe.

Terra de Sonhos, de Jiro Taniguchi, um livro de outro dos grandes autores premiados, vencedor do Prémio do Festival da Amadora “Clássico da Nona Arte”. Depois de O Diário do meu Pai, um dos grandes sucessos da primeira colecção de Novelas Gráficas, chega a vez de Terra de Sonhos.

A lista final da colecção:

1 – V de Vingança, de Alan Moore e David Lloyd
2- Terra de Sonhos, de Jiro Taniguchi
3 – Presas Fáceis, de Miguelanxo Prado
4 – A Dança das Andorinhas – Morrer, Partir, Regressar, de Zeina Abirached
5 – A História de um Rato Mau, de Bryan Talbot
6 – A Garagem Hermética , de Moebius
7 – Parque Chas, de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso
8 – Fax de Sarajevo, deJoe Kubert
9 – Valentina, de Guido Crepax
10 – Daytripper, de Fábio Moon e Gabriel Bá
11 – Luna Park, de Kevin Baker e Danijel Zezelj
12 – Fogos e Murmúrios, de Mattotti e Kramsky
13 – O Inverno do Desenhador, de Paco Roca
14 – A Asa Quebrada, de António Altarriba e Kim
15 – Os Exércitos do Conquistador, de Jean-Claude Gal e Jean-Pierre Dionner

 Textos adaptados das publicações da Levoir na sua página de Facebook.

Print

 

  Gravity Falls – Guia do Dipper e da Mabel para Mistérios e Diversão sem Fim!

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *