A vingança do Conde Skarbek
“A vingança do Conde Skarbek”, foi originalmente publicado em França em 2 volumes, mas agora é publicado num volume integral com um caderno de extras, pela Arte de Autor.
Estamos em 1843. A Vingança do Conde Skarbek narra, escrito por Yves Sente e ilustrado por Grzegorz Rosinski, as tribulações românticas de um pintor, Louis Paulus, de regresso do exílio. Sob a identidade do Conde Skarbek, o pintor volta a Paris para confundir um famoso negociante de arte, Daniel Northbrook. Para isso, ele usará os “talentos” de sua antiga musa, a bela Magdalene. Flashbacks e testemunhos pontuam o julgamento cheio de reviravoltas que abrangerão os dois álbuns.
Um caderno de extras eróticos encerra este livro.
YVES SENTE
Nasceu em Bruxelas em 1964. No final dos estudos em Ciência Política, começau a carreira como chefe de redação da Lombard, onde se tornou director editorial, dois anos depois. Em 1998, propõe à Dargaud, de forma anónima, o argumento de A Conspiração Voronov, um novo episódio de As Aventuras de Blake e Mortimer. A história, desenhada por André Juillard, tem excelente aceitação por parte do público.
O novo autor confirma o seu talento de argumentista com A Vingança do Conde Skarbek, desenhado por Rosinsky, pelo qual recebe em 2004 o Grande Prémio de Argumento da Câmara Belga dos Peditos em BD. Por proposta de Jean Van Hamme, assume depois Thorgal, também com Rosinsky , e Kriss de Valnor, ilustrado por Giullio De Vita. Continua as histórias de Blake e Mortimer com André Juillard, começando também a série O Guardião, com François Boucq.
Em 2011, deixa as funções na Dargaud-Lombard para se dedicar em exclusivo à escrita, depois de lhe ser confiado por William Vence o novo ciclo de XIII, com Iouri Jigounov. No final de 2017, lança Il s’appelait Ptirou pela Dupuis com Laurent Verron, e Cinq Branches de Coton Noir, com Steve Cuzor.
Em Novembro de 2018, com Peter van Dongen e Teun Berserik, cria uma Aventura no Oriente de Blake e Mortimer: Ameaça em Hong Kong, o primeiro tomo de O Vale dos Imortais.
GRZEGORZ ROSINSKI
Nasceu na Polónia em 1941 e foi forçado ao exílio quarenta anos depois. Com a eternidade à sua frente, só se conhece ao artista um único medo: o de se fechar um dia num estilo reconhecível. Tanto que, desde os primeiros desenhos publicados aos 16 anos, nunca parou de evoluir na sua demanda gráfica. Obteve em 1967 o diploma da Academia de Belas Artes de Varsóvia, e tornou-se então a estrela e director de arte da Relax, a primeira revista polaca de BD.
Desembarcou na Bélgica em 1976, desejoso de experimentar a banda desenhada franco-belga. Trabalhou em dois álbuns de La Croisière Fantastique, da editora Mytic, e conheceu Jean Van Hamme, que para ele escreveu Thorgal, a grande saga fantástica que irá colocar em órbita a carreira de ambos. Seguiram-se Le Grand Pouvoir du Chinkel, também com Van Hamme, e, na Dargaud, La Complainte des Landes Perdues, com argumento de Jean Dufaux. É o início de uma série de álbuns em géneros tão diferentes como a ficção científica, a fantasia heróica ou o western.
A Vingança do Conde Skarbek é, sem dúvida, uma das obras mais conseguidas do ilustrador polaco, e foi de resto com este álbum que a sua visão da banda desenhada se alterou, o que o levará a abordar Thorgal com cores directas. Em 2006, ilustra Le Petit Lutin Noire para as edições Alice, um conto infantil da autoria de Philippe Malempré e Jean-Luc Goossens, e realiza em 2018 o seu último Thorgal, com cenário de Yann.
A vingança do Conde Skarbek
Argumento: Yves Sente
Desenho: Grzegorz Rosinsky
Arte de Autor
Edição: Cartonada
Número de páginas: 128
Formato: 235 x 310
Data de Edição: Junho de 2022
ISBN: 978-989-9094-09-3
PVP: 29,95€
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.