Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

4ª Edição IlustraBD, no Barreiro

O IlustraBD, a Mostra de Banda Desenhada e Ilustração do Barreiro está de regresso neste 2023, de 15 abril a 04 junho. Fica a saber o que já foi revelado.

Nesta 4ª edição, a Câmara Municipal do Barreiro apresenta um novo formato de programação apostando, sobretudo, em exposições individuais, em vez de coletivas.

Destaques

Apresentará também em novos estilos, diversificando da temática fantástica, predominante nas edições anteriores. Através de uma parceria com a Penguin Books, terão as pranchas originais de “Balada Para Sophie”, do premiado e candidato aos Eisner Filipe Melo e do desenhador argentino Juan Cavia.

O versátil António Jorge Gonçalves apresenta-nos a sua nova exposição “Desenhar Do Escuro” e Marco Mendes, traz-nos o seu Biopic “Juventude”, ao estilo da BD panorâmica italiana. Em termos de exposição coletiva, a Editora Ala dos Livros apresenta-nos a sua ALA Portuguesa, com a participação de autores como Luís Louro, Marcos Calhorda, Daniel Maia, Diogo Campos e Hugo Teixeira, havendo ainda uma sessão para as lendas da BD Jorge Magalhães e Augusto Trigo.

Mais uma vez, levaremos o IlustraBD para fora de portas, através da exposição individual de Henrique Pirote, na Galeria da Biblioteca Municipal do Barreiro, um jovem aluno da Faculdade de Belas-Artes que se está a lançar no mundo da 9ª Arte. Paralelamente, a iniciativa incluirá Feira de Livro com sessões de autógrafos e desenho ao vivo, ciclo de conversas, workshops e sessões de cinema.

Em cada edição é convidado um autor para fazer a imagem gráfica. Esta 4ª edição do IlustraBD terá o cunho do artista barreirense Ricardo Reis, que participou enquanto autor nas edições anteriores e realizou duas exposições individuais, em parceria com o Município do Barreiro, no AMAC.

Esta edição pretende ainda homenagear o desenhador barreirense e grande lenda da Banda Desenhada em Portugal, que faleceu no último dia do ano de 2022, o grande Eugénio Silva.

Programa

15 abril
Auditório Municipal Augusto Cabrita
14h00 às 19h00 | Feira do Livro

15 abril | 14h00 às 19h00
16 abril | 10h00 às 19h00

Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 1
Durante o primeiro fim de semana do IlustraBD decorrerá uma minifeira de livros de banda desenhada, onde os autores e editoras convidados poderão vender as suas edições, trazendo autores para sessões de autógrafos e/ou desenho ao vivo.


15h00 | Inauguração de exposições:

  • Balada para SophieAuditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 0 – Galeria Azul
    “Balada para Sophie”, de Filipe Melo (texto) e Juan Cavia (ilustração)

    Exposição com as pranchas originais do álbum “Balada para Sophie”, em parceria com a Editora Penguin Livros.

    Cressy-la-Valoise, 1933

    Dois jovens pianistas, nascidos numa pequena vila francesa, cruzam-se num concurso local. Julien Dubois, o herdeiro privilegiado de uma família rica, e François Samson, o invisível filho do responsável pela limpeza do teatro. Nessa noite, um deles venceu.

    Cressy-la-Valoise, 1997

    Uma enorme mansão é abalada pela inesperada visita de uma jornalista. Numa nuvem de cigarros e memórias, algures entre a realidade e a fantasia, Julien vai compondo, como numa partitura, uma história sobre o preço do sucesso, rivalidade, redenção e pianos voadores. Afinal, algum deles alguma vez terá vencido? E haverá ainda alguma música por tocar?

    Juventude de Marco MendesAuditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 0 – Galeria Azul
    “Juventude”, de Marco Mendes

    Uma imagem por página. Imagem após imagem (de uma beleza estonteante), página após página, sem texto, numa narrativa sequencial totalmente muda, Marco Mendes conta-nos uma história da sua Juventude. Uma bela história de banda desenhada.

    Desta vez, a novidade que Marco Mendes nos traz é o silêncio. Deixar-nos desfrutar desta história recorrendo apenas à imagem ao longo de uma centena de páginas, que apetece voltar atrás e reler (sim, reler!), com mais calma, apreciando, com mais detalhe, a excelência das imagens que a contam.

    Marco Mendes: 1978, Figueira da Foz. Professor, Ilustrador e Artista plástico. Vive e trabalha no Porto. Fundador, juntamente com Carlos Pinheiro, Nuno Sousa e Sofia Barreira do Clube do Desenho, a funcionar no Porto desde 2010. Fundador, juntamente com Miguel Carneiro, do coletivo artístico e editorial “A Mula”, responsável por várias antologias de Banda Desenhadas e Artes Plásticas, Feiras e Festivais. Colaborador do jornal de Banda Desenhada “Buraco”. Na Turbina publicou “Diário rasgado 2007-2012”; “Anos Dourados”; “Zombie” e “Tutti Frutti” recolha das BD’s publicadas no Jornal de Noticias.

    Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 1 – Galeria Branca
    “Desenhar do Escuro”, de António Jorge Gonçalves

    “Desenhar do Escuro” é um livro que reproduz 82 dos cerca de 300 desenhos que António Jorge Gonçalves fez a lápis branco sobre cadernos pretos em 2020-2021.

    Aplicando um processo de inversão – usado na xilogravura, por exemplo – no qual se desenha aquilo que está a branco em vez daquilo que está a preto, o artista registou paisagens urbanas, clausuras domésticas, deambulações pela natureza, uma seleção atenta de fragmentos na vida quotidiana. Na exploração desta linguagem gráfica que lhe é inédita, AJG acaba por perceber que aquelas páginas pretas são como salas às escuras que precisam do lápis branco para revelar o que lá está dentro.

    Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 1 – Galeria Amarela
    “Ala dos Livros”, exposição coletiva

    Coletânea de autores portugueses representados pela Editora Ala dos Livros.

16h00 | Conversa com autores/editoras das exposições

Penguin Books em representação de Filipe Melo e Juan Cavia para apresentarem o álbum “Balada para Sophie”, Marco Mendes para apresentar o seu biopic “Juventude” e Ricardo Magalhães, em representação da Editora Ala dos Livros, para apresentar o projeto Ala Portuguesa.

Todos os livros apresentados estarão disponíveis para venda durante o fim de semana de 15 e 16 de abril.

16 abril
Auditório Municipal Augusto Cabrita
10h00 às 19h00 | Feira do Livro
11h00 | Sessão de Cinema – Corto Maltese: A Balada do Mar Salgado

Paisagens deslumbrantes, choque de culturas e paixões ardentes, Caribbean Suite tem um sabor a rum e o charme ambíguo do Novo Mundo.

Corto Maltese cruza o Mar das Caraíbas, com Barba Negra e Jack Calico, até à costa da Guiana e do Brasil. Durante a viagem o lendário marinheiro vive inúmeras aventuras e em todas as localidades exóticas por onde passa defende os injustiçados. No coração da Amazónia ajuda camponeses pobres na luta contra os abastados senhores das terras, encontra um chefe índio e um prisioneiro em fuga que procura vingança.

Na sua busca sem fim encontra um misterioso tesouro escondido… felizmente terá a ajuda de Boca Dourada, uma das mais respeitadas sacerdotisas da América Latina.

Realização: Richard Danto, Liam Saury
2002 – Animação

16h00 às 17h30 | Conversa sobre a divulgação da BD nos media digitais

Conversa com colaboradores de páginas de Internet dedicadas à promoção e divulgação da Banda Desenhada em Portugal. Com a participação de Rodrigo Ramos (representante da página bandasdesenhadas.com), e Hugo Pinto (administrador do blogue vinheta2020.blogspot.com).

A conversa terá a moderação de João Raz, desenhador de banda desenhada barreirense e curador das primeiras edições do IlustraBD.

22 abril | 16h00
Biblioteca Municipal do Barreiro
Inauguração da exposição de Henrique Pirote

A exposição consiste num conjunto de obras e pranchas que os artista produziu ao longo de 2022/2023, contendo diversas pranchas de trabalhos em colaboração e também do seu primeiro livro colaborativo “Taruje” #1 onde o mesmo organizou a edição e participou com a história “Môscáranha” . Conta também com outras pranchas de obras independentes e outras por publicar. Haverá espaço para um workshop onde o artista irá propor diversas atividades para todas as idades, onde se explorará a arte sequencial e como esta é acessível para todos. O workshop e a exposição iram conceder dos mais jovens que inclinam na sua maioria para o género Mangá ou super-herói americano; dos mais velhos que mais procuram um estilo dito cássico, ou franco-belga, pois todos esses géneros proveêm da mesma fonte que é a Banda Desenhada.

23 abril | 16h00
Auditório Municipal Augusto Cabrita
Sessão de Cinema – Smurfs: A Aldeia Perdida

A Smurfina andava preocupada com uma coisa: na Aldeia dos Smurfs, todos tinham uma caraterística que os definia e uma função que desempenhavam muito bem. Todos, menos ela. Por isso, quando se depara com um Smurf até então desconhecido, que poderá habitar numa outra aldeia de Smurfs, ela acha que encontrou o seu propósito de vida: descobrir onde fica essa aldeia e avisar os seus habitantes da chegada do terrível feiticeiro Gargamel. Que perigos terá de correr para cumprir o seu plano?

Realizador: Kelly Asbury
2017 – Infantil/comédia

29 abril | 11h00
Biblioteca Municipal do Barreiro – Auditório Manuel Cabanas
Worskhop de BD para pais e filhos com Henrique Pirote

Nesta atividade, o artista irá propor diversas atividades para todas as idades, onde se explorará a arte sequencial e como esta é acessível para todos.

Workshop de Banda Desenhada com Henrique Pirote
Workshop de Banda Desenhada com Henrique Pirote

 

O IlustraBD, a Mostra de Banda Desenhada e Ilustração do Barreiro está de regresso neste 2023, de 15 abril a 04 junho. Fica a saber o que já foi revelado.

Nesta 4ª edição, a Câmara Municipal do Barreiro apresenta um novo formato de programação apostando, sobretudo, em exposições individuais, em vez de coletivas.

Destaques

Apresentará também em novos estilos, diversificando da temática fantástica, predominante nas edições anteriores. Através de uma parceria com a Penguin Books, terão as pranchas originais de “Balada Para Sophie”, do premiado e candidato aos Eisner Filipe Melo e do desenhador argentino Juan Cavia.

O versátil António Jorge Gonçalves apresenta-nos a sua nova exposição “Desenhar Do Escuro” e Marco Mendes, traz-nos o seu Biopic “Juventude”, ao estilo da BD panorâmica italiana. Em termos de exposição coletiva, a Editora Ala dos Livros apresenta-nos a sua ALA Portuguesa, com a participação de autores como Luís Louro, Marcos Calhorda, Daniel Maia, Diogo Campos e Hugo Teixeira, havendo ainda uma sessão para as lendas da BD Jorge Magalhães e Augusto Trigo.

Mais uma vez, levaremos o IlustraBD para fora de portas, através da exposição individual de Henrique Pirote, na Galeria da Biblioteca Municipal do Barreiro, um jovem aluno da Faculdade de Belas-Artes que se está a lançar no mundo da 9ª Arte. Paralelamente, a iniciativa incluirá Feira de Livro com sessões de autógrafos e desenho ao vivo, ciclo de conversas, workshops e sessões de cinema.

Em cada edição é convidado um autor para fazer a imagem gráfica. Esta 4ª edição do IlustraBD terá o cunho do artista barreirense Ricardo Reis, que participou enquanto autor nas edições anteriores e realizou duas exposições individuais, em parceria com o Município do Barreiro, no AMAC.

Esta edição pretende ainda homenagear o desenhador barreirense e grande lenda da Banda Desenhada em Portugal, que faleceu no último dia do ano de 2022, o grande Eugénio Silva.

Programa

15 abril
Auditório Municipal Augusto Cabrita
14h00 às 19h00 | Feira do Livro

15 abril | 14h00 às 19h00
16 abril | 10h00 às 19h00

Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 1
Durante o primeiro fim de semana do IlustraBD decorrerá uma minifeira de livros de banda desenhada, onde os autores e editoras convidados poderão vender as suas edições, trazendo autores para sessões de autógrafos e/ou desenho ao vivo.


15h00 | Inauguração de exposições:

  • Balada para SophieAuditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 0 – Galeria Azul
    “Balada para Sophie”, de Filipe Melo (texto) e Juan Cavia (ilustração)

    Exposição com as pranchas originais do álbum “Balada para Sophie”, em parceria com a Editora Penguin Livros.

    Cressy-la-Valoise, 1933

    Dois jovens pianistas, nascidos numa pequena vila francesa, cruzam-se num concurso local. Julien Dubois, o herdeiro privilegiado de uma família rica, e François Samson, o invisível filho do responsável pela limpeza do teatro. Nessa noite, um deles venceu.

    Cressy-la-Valoise, 1997

    Uma enorme mansão é abalada pela inesperada visita de uma jornalista. Numa nuvem de cigarros e memórias, algures entre a realidade e a fantasia, Julien vai compondo, como numa partitura, uma história sobre o preço do sucesso, rivalidade, redenção e pianos voadores. Afinal, algum deles alguma vez terá vencido? E haverá ainda alguma música por tocar?

    Juventude de Marco MendesAuditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 0 – Galeria Azul
    “Juventude”, de Marco Mendes

    Uma imagem por página. Imagem após imagem (de uma beleza estonteante), página após página, sem texto, numa narrativa sequencial totalmente muda, Marco Mendes conta-nos uma história da sua Juventude. Uma bela história de banda desenhada.

    Desta vez, a novidade que Marco Mendes nos traz é o silêncio. Deixar-nos desfrutar desta história recorrendo apenas à imagem ao longo de uma centena de páginas, que apetece voltar atrás e reler (sim, reler!), com mais calma, apreciando, com mais detalhe, a excelência das imagens que a contam.

    Marco Mendes: 1978, Figueira da Foz. Professor, Ilustrador e Artista plástico. Vive e trabalha no Porto. Fundador, juntamente com Carlos Pinheiro, Nuno Sousa e Sofia Barreira do Clube do Desenho, a funcionar no Porto desde 2010. Fundador, juntamente com Miguel Carneiro, do coletivo artístico e editorial “A Mula”, responsável por várias antologias de Banda Desenhadas e Artes Plásticas, Feiras e Festivais. Colaborador do jornal de Banda Desenhada “Buraco”. Na Turbina publicou “Diário rasgado 2007-2012”; “Anos Dourados”; “Zombie” e “Tutti Frutti” recolha das BD’s publicadas no Jornal de Noticias.

    Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 1 – Galeria Branca
    “Desenhar do Escuro”, de António Jorge Gonçalves

    “Desenhar do Escuro” é um livro que reproduz 82 dos cerca de 300 desenhos que António Jorge Gonçalves fez a lápis branco sobre cadernos pretos em 2020-2021.

    Aplicando um processo de inversão – usado na xilogravura, por exemplo – no qual se desenha aquilo que está a branco em vez daquilo que está a preto, o artista registou paisagens urbanas, clausuras domésticas, deambulações pela natureza, uma seleção atenta de fragmentos na vida quotidiana. Na exploração desta linguagem gráfica que lhe é inédita, AJG acaba por perceber que aquelas páginas pretas são como salas às escuras que precisam do lápis branco para revelar o que lá está dentro.

    Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 1 – Galeria Amarela
    “Ala dos Livros”, exposição coletiva

    Coletânea de autores portugueses representados pela Editora Ala dos Livros.

16h00 | Conversa com autores/editoras das exposições

Penguin Books em representação de Filipe Melo e Juan Cavia para apresentarem o álbum “Balada para Sophie”, Marco Mendes para apresentar o seu biopic “Juventude” e Ricardo Magalhães, em representação da Editora Ala dos Livros, para apresentar o projeto Ala Portuguesa.

Todos os livros apresentados estarão disponíveis para venda durante o fim de semana de 15 e 16 de abril.

16 abril
Auditório Municipal Augusto Cabrita
10h00 às 19h00 | Feira do Livro
11h00 | Sessão de Cinema – Corto Maltese: A Balada do Mar Salgado

Paisagens deslumbrantes, choque de culturas e paixões ardentes, Caribbean Suite tem um sabor a rum e o charme ambíguo do Novo Mundo.

Corto Maltese cruza o Mar das Caraíbas, com Barba Negra e Jack Calico, até à costa da Guiana e do Brasil. Durante a viagem o lendário marinheiro vive inúmeras aventuras e em todas as localidades exóticas por onde passa defende os injustiçados. No coração da Amazónia ajuda camponeses pobres na luta contra os abastados senhores das terras, encontra um chefe índio e um prisioneiro em fuga que procura vingança.

Na sua busca sem fim encontra um misterioso tesouro escondido… felizmente terá a ajuda de Boca Dourada, uma das mais respeitadas sacerdotisas da América Latina.

Realização: Richard Danto, Liam Saury
2002 – Animação

16h00 às 17h30 | Conversa sobre a divulgação da BD nos media digitais

Conversa com colaboradores de páginas de Internet dedicadas à promoção e divulgação da Banda Desenhada em Portugal. Com a participação de Rodrigo Ramos (representante da página bandasdesenhadas.com), e Hugo Pinto (administrador do blogue vinheta2020.blogspot.com).

A conversa terá a moderação de João Raz, desenhador de banda desenhada barreirense e curador das primeiras edições do IlustraBD.

22 abril | 16h00
Biblioteca Municipal do Barreiro
Inauguração da exposição de Henrique Pirote

A exposição consiste num conjunto de obras e pranchas que os artista produziu ao longo de 2022/2023, contendo diversas pranchas de trabalhos em colaboração e também do seu primeiro livro colaborativo “Taruje” #1 onde o mesmo organizou a edição e participou com a história “Môscáranha” . Conta também com outras pranchas de obras independentes e outras por publicar. Haverá espaço para um workshop onde o artista irá propor diversas atividades para todas as idades, onde se explorará a arte sequencial e como esta é acessível para todos. O workshop e a exposição iram conceder dos mais jovens que inclinam na sua maioria para o género Mangá ou super-herói americano; dos mais velhos que mais procuram um estilo dito cássico, ou franco-belga, pois todos esses géneros proveêm da mesma fonte que é a Banda Desenhada.

23 abril | 16h00
Auditório Municipal Augusto Cabrita
Sessão de Cinema – Smurfs: A Aldeia Perdida

A Smurfina andava preocupada com uma coisa: na Aldeia dos Smurfs, todos tinham uma caraterística que os definia e uma função que desempenhavam muito bem. Todos, menos ela. Por isso, quando se depara com um Smurf até então desconhecido, que poderá habitar numa outra aldeia de Smurfs, ela acha que encontrou o seu propósito de vida: descobrir onde fica essa aldeia e avisar os seus habitantes da chegada do terrível feiticeiro Gargamel. Que perigos terá de correr para cumprir o seu plano?

Realizador: Kelly Asbury
2017 – Infantil/comédia

29 abril | 11h00
Biblioteca Municipal do Barreiro – Auditório Manuel Cabanas
Worskhop de BD para pais e filhos com Henrique Pirote

Nesta atividade, o artista irá propor diversas atividades para todas as idades, onde se explorará a arte sequencial e como esta é acessível para todos.

Workshop de Banda Desenhada com Henrique Pirote
Workshop de Banda Desenhada com Henrique Pirote

Entrada Gratuita

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights