Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Uma Chama Imensa, de Ricardo Venâncio

Já está disponível um pouco por todo o lado “Uma Chama Imensa”, de Ricardo Venâncio, já um dos autores consagrados da ComicHeart.
 
Um livro para fãs do Benfica, mas também para fãs de futebol em geral, e sobretudo fãs de banda desenhada portuguesa, qualquer que seja o seu clube. Foi originalmente desenvolvido para a editora Dupuis, numa colecção sobre clubes de futebol, e onde Ricardo Venâncio assina tudo, argumento, desenho e cores. Uma história que acompanha um jovem dos juniores ao longo do início da sua carreira e de um período difícil da sua vida.
 
Benfica - Uma Chama Imensa
 
Foi um dos best-sellers de A Seita no festival Amadora BD, e chegou às livrarias já a 30 de Novembro de 2022.

Aos 17 anos, Yuri é considerado um médio defensivo muito promissor, e não está longe de assinar o seu primeiro contrato profissional com o Benfica. Infelizmente, uma grave lesão afasta-o dos relvados durante vários meses. Enquanto isso, a sua mãe fica desempregada, a namorada deixa-o, e o clube contrata um novo jogador para o seu lugar… tudo parece perdido.

No entanto, uma pequena fagulha vai reacender a chama. Uma chama imensa.

“Uma Chama Imensa” é uma história sobre futebol, mas não só. É uma história sobre sonhos, mas não só. É uma história sobre pais e filhos, sobre legados, mas não só. É sobre a vida. Mas não só.

 Uma Chama Imensa

O cruzamento entre futebol e banda desenhada tem aqui um dos seus maiores lançamentos, um livro para fãs do Benfica e para fãs de futebol no geral, mas sobretudo para fãs de boa banda desenhada de autores portugueses. Ricardo Venâncio é um dos nomes importantes da BD nacional, e conta já com um título no catálogo d’A Seita, Hanuram: A Fúria, num registo totalmente diferente, o da fantasia heróica. Uma Chama Imensa revela-nos um Ricardo Venâncio completamente à vontade na construção de uma história passada no ambiente do Portugal contemporâneo e do meio futebolístico, mas girando à volta de um conjunto de personagens imediatamente reconhecíveis para os leitores, e com uma linha narrativa focada na vida do dia-a-dia e nos acontecimentos da vida de um jovem jogador de futebol.

Uma Chama Imensa

Originalmente desenvolvido para a editora franco-belga Dupuis, para a sua prestigiosa colecção Sport, dedicada aos grandes clubes europeus, como o Barcelona, o Arsenal e, naturalmente, o Benfica, este livro permitiu ao autor explorar um estilo de arte mais realista, mais distante de muita da sua produção anterior, assinando aqui um álbum notavelmente bem desenhado e planificado.

E, para aqueles que não conseguem impedir-se de fazer já a pergunta (que todos esperavam), eis o que o Ricardo responde quando lhe perguntam se é fã do Benfica, o clube à roda do qual gira a história do livro:

Uma Chama Imensa

“Eu sou adepto de dois clubes, Sporting e Belenenses, os dois por razões familiares. Dito isto, a minha “cor” foi completamente irrelevante no processo de criação do livro. Eu sou, antes de mais, um adepto de futebol, que consegue ser imparcial quando é preciso, e como profissional, o meu trabalho era criar uma história que reflectisse o espírito do clube. (…) O futebol sempre fez parte da minha vida. O meu avô jogou futebol amador no Alentejo, o meu pai e o meu irmão mais novo jogaram nas camadas jovens dos Belenenses. Eu podia também ter jogado na adolescência, mas, na altura, ligava a outras coisas e decidi ser artista, e talvez se tenha perdido aí um bom extremo-direito… Grande parte da inspiração para a história veio da experiência do meu irmão, ele sim benfiquista ferrenho, enquanto jogador jovem.”

Uma Chama Imensa

Nascido em Lisboa, Ricardo Venâncio é um ilustrador com uma extensa experiência em storyboard de animação e publicidade, ilustração editorial, BD, e design conceptual, com trabalho publicado nos mercados francês, belga, americano e italiano, bem como no mercado nacional. Em 2017, venceu o Galardão BD da Comic Con Portugal para “Melhor Arte” pelo seu livro, Hanuram, o Dourado: A Fúria (editado pela Comic Heart). Este seu Benfica – Une Flamme Immense (no seu título original), publicado pelas Editions Dupuis, foi a sua mais recente incursão no mercado europeu de banda desenhada, depois das suas experiências nos últimos anos em outros mercados.

Uma Chama Imensa

Este livro é um produto oficial do SL Benfica, e inclui uma extensa entrevista com o autor ilustrada com inúmeros esboços e estudos preliminares, inéditos na versão original.

Uma Chama Imensa - capa

UMA CHAMA IMENSA
Argumento e arte de Ricardo Venâncio
72 páginas, formato 20 x 26 cm, cores, capa dura
ISBN: 978-989-53669-1-0
PVP: 17€
Compra com desconto e portes grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *