Um Filme Minecraft e Chicken Jockey: Jogos são o novo filão?
Podem culpar o Chicken Jockey. A cerca de dois terços de Um Filme Minecraft, a adaptação em imagem real de 150 milhões de dólares do icónico videojogo da Mojang Studios, as personagens de Jack Black e Jason Momoa, jogadores perdidos num mundo estranho, encontram-se num ringue de boxe num combate até à morte. Primeiro enfrentam uma galinha feita com os blocos cúbicos típicos do jogo. Depois, uma misteriosa caixa desce do teto e deposita um minúsculo zombie montado na ave — uma ocorrência rara, mas real no universo Minecraft.
Chicken Jockey

Um Filme Minecraft
Quando Jack Black grita loucamente “Chicken Jockey!”, existem imagens do pandemónio em que se transformam as salas de cinema: adolescentes aos gritos, a atirar pipocas, a gravar vídeos para o TikTok e, num caso insólito, a serem escoltados pela polícia para fora da sala. Um cinema em New Jersey chegou mesmo a proibir sessões de Minecraft a grupos de jovens devido aos distúrbios.
A súbita popularidade do Chicken Jockey, combinada com a já dedicada legião de fãs do jogo, tornou Um Filme Minecraft num inesperado sucesso de bilheteira a nível mundial. Estreando com 163 milhões de dólares nos EUA e 313,7 milhões a nível global só no primeiro fim de semana, o filme ultrapassou todas as previsões, que apontavam para receitas entre os 70 e os 90 milhões na América do Norte.
E em Portugal?
Em Portugal, a primeira semana de exibição somou 141 mil espectadores e entrou directamente para o quinto lugar dos filmes mais vistos em 2025. Este é, até agora, a maior estreia do ano, e o maior lançamento de sempre de um filme baseado num videojogo e a terceira estreia mais lucrativa da história da Warner Bros.

Apesar do fracasso do verão passado com Borderlands, realizado por Eli Roth, os filmes baseados em videojogos têm superado expectativas com frequência. Five Nights at Freddy’s: O Filme arrecadou quase 300 milhões de dólares com um orçamento de apenas 20 milhões (em Portugal somou mais de 160 mil bilhetes vendidos), a saga Sonic tem sido consistentemente rentável para a Paramount, e Super Mario Bros. O Filme arrecadou 1,36 mil milhões em 2023, vendendo em Portugal mais de 450 mil bilhetes.

Segundo Jeff Bock, analista sénior da Exhibitor Relations, “os filmes baseados em videojogos estão a ultrapassar os de super-heróis como o novo género de eleição. São os mitos e histórias para as novas gerações”. Mesmo sem o glamour tradicional de Hollywood, quando bem-adaptado, um videojogo pode atrair multidões — e Minecraft é um dos melhores exemplos disso.
Fontes de outros estúdios apontam ainda que o sucesso do filme se deve, em parte, ao vazio comercial deixado por produções como Branca de Neve da Disney, que falharam nas bilheteiras. Mas também à estratégia da Warner Bros., que aprendeu com a Marvel como adaptar um universo de fãs devotos. Desde os figurinos às personagens vilãs, tudo foi pensado para agradar aos milhões de jogadores que, diariamente, passam horas dentro do universo Minecraft.

Jack Black, com a sua energia caótica e sincera
Tornou-se o rosto do filme e várias frases estão a viralizar. Internacionalmente, a Warner Bros. apostou numa campanha de marketing fora do convencional, incentivando os próprios fãs a criarem conteúdos. A campanha dominou as redes sociais, ficando em primeiro lugar nas tendências do YouTube, X (ex-Twitter) e TikTok. O desafio #IAmSteve no TikTok gerou mais de 13 mil vídeos, e os hashtags relacionados com o filme ultrapassaram os 2,4 mil milhões de visualizações.

“Não quisemos apenas entregar-lhes um produto feito. Demos-lhes as ferramentas — ou blocos, se quiserem — para o criarem connosco”, diz Dana Nussbaum, vice-presidente de marketing global da Warner. Christian Davin, também VP de estratégia de marketing, sublinha que a ausência de medidas restritivas foi fundamental: “Não pedimos remoções de vídeos que mostravam cenas do filme. Percebemos que aquilo era cultura a acontecer — e quisemos fazer parte.”
Depois de dois fracassos consecutivos da Warner — The Alto Knights, com Robert De Niro, e Mickey 17, de Bong Joon Ho —, Um Filme Minecraft surge como uma lufada de ar fresco. Um executivo de outro estúdio lembra que o mérito não é só da Warner, mas também da Legendary Entertainment.
Com Hollywood cada vez mais voltada para o universo dos videojogos, a Paramount já anunciou Angry Birds 3 para janeiro de 2027, e cresce a expectativa em torno da adaptação de The Legend of Zelda, com estreia marcada para março do mesmo ano. Mas todos têm os olhos postos num título que parece inalcançável: Grand Theft Auto. “É o jackpot de Hollywood. Mas a Rockstar Games nunca o vai permitir”, diz um executivo. “Continuo a dizer ao nosso pessoal: vão jantar com eles, tomem uns copos… Façam o que for preciso para conseguir essa franquia!”
Fortnite
Actualmente, não há planos concretos para uma adaptação cinematográfica de Fortnite. Recentemente, surgiram rumores sugerindo que estúdios de Hollywood estariam interessados em desenvolver um filme baseado no popular videojogo, especialmente após o sucesso de bilheteira de Um Filme Minecraft. No entanto, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, desmentiu essas informações, classificando-as como “falsas”.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.