TV: Estreia Hoje – AMC Visionaries: James Cameron – A História da Ficção Científica

James Cameron explora as raízes da ficção científica, a visão futurista e o nosso fascínio por estes temas, através de entrevistas com figuras cujas carreiras definiram o género, como Steven Spielberg, George Lucas ou Ridley Scott.

James Cameron

‘AMC Visionares: James Cameron – A história da ficção científica’ é um olhar íntimo e único até às origens do género que se tornou a pedra angular da cultura popular. Através de cada um dos seis episódios que compõem esta produção, o escritor, realizador e produtor James Cameron explora as raízes da ficção científica, a visão futurista e o nosso fascínio pelos temas tratados, através de entrevistas com figuras cujas carreiras definiram este género.

Steven Spielberg, James Cameron – James Cameron’s Story of Science Fiction _ Season 1 – Photo Credit: Michael Moriatis/AMC

James Cameron entrevista uma série de convidados prestigiados, entre os quais os realizadores Guillermo Del Toro, George Lucas, Christopher Nolan, Ridley Scott e Steven Spielberg e atores como Arnold Schwarzenegger, Will Smith, Joseph Gordon-Levitt, Mila Jovovich, Zoe Saldana, Keanu Reeves, Jeff Goldblum e Sigourney Weaver.

Guillermo del Toro, James Cameron – Story of Science Fiction _ Season 1, Episode 3 – Photo Credit: Michael Moriatis/AMC

EPISÓDIO 1:
ALIEN LIFE

SEXTA-FEIRA, 7 DE SETEMBRO, ÀS 22:50H
A ficção científica está cheia de explorações da vida a alienígenas. O que nos podem ensinar os alienígenas sobre o que significa ser humano? Alienígenas de outros mundos têm sido um marco da ficção científica desde que H.G. Wells popularizou a ideia da existência dos marcianos em Guerra dos Mundos. Se eles realmente existem é uma pergunta sem
resposta, mas não há como negar o fato de que os alieníg objeto de fascínio e medo desde então – de Encontros I Terceiro Grau a Independence Day, a ficção científica u como metáforas para explorar poderosas ideias a respeito de comunicação, colonização, política, poder – e de como outros.

 

EPISÓDIO 2:
OUTER SPACE
SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO, ÀS 22:50H
Será que algum dia viajaremos para as estrelas de mesma forma que a ficção científica imaginou?
Para muitos, ficção científica e foguetes são dois lados da mesma moeda. Desde H.G. Wells Julio Verne, viajar para as estrelas e para além tem sido um tema central – e uma promessa – da ficção científica. Escritores como Arthur C. Clarke, Robert Heinlein e Ray Bradbury agarraram essas ideias e lançaram as bases para franquias modernas como Jornada nas Estrelas e Guerra nas Estrelas. O que está lá fora esperando por nós – e como as descobertas do espaço profundo mudarão quem somos?

James Cameron – James Cameron’s Story of Science Fiction _ Season 1 – Photo Credit: Michael Moriatis/AMC

EPISÓDIO 3:
MONSTERS
SEXTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO, ÀS 22:50H
O que nos causa medo – e por que gostamos tanto disso?
Os monstros de ficção científica permitem-nos explorar as nossas próprias partes sombrias – partes que talvez nem queiramos admitir que existam. Esses monstros baseados na ciência reduzem os nossos medos – do desconhecido, da transgressão, dos outros – a uma presença visível e visceral. E, de fato, a ficção científica deve a sua existência a monstros: Frankenstein de Mary Shelley é amplamente reconhecido como o primeiro trabalho a explorar a ciência e o seu impacto na sociedade. De Godzilla a Jurassic Park, de O Enigma de Outro Mundo a “Stranger Things”, exploramos como a ficção
científica aproveita o poder do medo.

EPISÓDIO 4:
DARK FUTURES
SEXTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO, ÀS 22:50H
O que acontece – quando o mundo acaba?A ficção científica está cheia de visões de distopias e mundos pós-apocalípticos, refletindo o nosso fascínio pelo Fim. Como é que isso vai acontecer? Será que vamos sequer perceber que ele está aqui? E poderíamos sobreviver? Essas perguntas são centrais para o tema do futuro negro da ficção científica. O medo de governos brutais levou a obras como 1984 e Jogos Vorazes, enquanto visões de colapso social estão na raiz de uma saga como “The Walking Dead”. Entretanto, onde houver apocalipse, existe sempre um grupo de sobreviventes pós-apocalípticos tentando reconstruir a sociedade. É difícil acabar com a humanidade.

EPISÓDIO 5:
INTELLIGENT MACHINES
SEXTA-FEIRA, 5 DE OUTUBRO, ÀS 22:50H
As máquinas inteligentes do futuro salvarão a humanidade – ou levarão à nossa morte?Os robots de ficção científica são a personificação móvel de uma ideia fascinante: a inteligência artificial. Apesar das terríveis advertências de pessoas como Stephen Hawking e Elon Musk, a IA é uma ideia que oferece promessas e perigos em igual medida. Desde os primórdios da ficção científica [Metropolis] e passando pelos marcos do cinema [O Exterminador do Futuro] até os últimos sucessos de bilheteria [Ela], esse é um poço do qual o género se abastece continuamente. E por uma boa razão: essas tecnologias antigamente fantasiosas e possivelmente ameaçadoras já não parecem tão distantes.

EPISÓDIO 6:
TIME TRAVEL
SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO, ÀS 22:50H
Podemos viajar no tempo – e, se for verdade, é possível mudar o nosso destino?A viagem no tempo é uma das ideias mais convincentes e tentadoras da ficção científica. H.G. Wells inventou sozinho conceito de uma máquina para viajar no tempo em A Máquina do Tempo e, desde então, escritores e cineastas exploraram as suas possibilidades, armadilhas e paradoxos. Existem vários futuros?Podemos mudar o nosso destino? Ou somos fantoches de uma inviolável linha do tempo? De De Volta Para o Futuro e Interestelar até O Exterminador do Futuro, exploramos essas inebriantes ideias – e lidamos com as perguntas que elas levantam.

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GeraLinks